Guardas Municipais passam por curso de direção defensiva em São José dos Pinhais

Cerca de 40 guardas municipais de São José dos Pinhais estão passando, esta semana, por aulas de atualização em direção defensiva. As aulas Visam à condução das 15 novas viaturas que estão sendo incorporadas à frota atual e que entram oficialmente em operação na próxima segunda-feira (22/03). As aulas habilitam os guardas municipais a conduzir os veículos em qualquer tipo de terreno, fazer frenagem e desembarque para abordagem, sem que ofereçam risco à população durante as operações de segurança.

O instrutor de condução e tenente da Polícia Militar, Pablo de Oliveira, explicou que houve uma seleção de currículo dos agentes para que pudessem participar da aula. “Ela funciona como uma especialização para a condução de veículos e abordagem policial. De todo o efetivo da Guarda Municipal, foram selecionados os 40 melhores currículos para esse treinamento, que consiste em aulas teóricas e práticas”, explicou.


Aulas práticas: diversos tipos de terrenos para que a corporação conheça como a viatura se comporta

Nas aulas teóricas, são repassadas noções de trânsito e novos conceitos sobre os cuidados básicos na direção. Nas aulas práticas, os guardas municipais são levados a diversos tipos de terreno, passando desde estrada de terra e saibro até asfalto. “Eles precisam ter noção de como o veículo se comporta em cada tipo de terreno em relação à aceleração, frenagem, curvas. Até em vias esburacadas eles devem estar atentos e aptos a dirigir sem problema e sem oferecer risco às pessoas”, ressaltou.

Durante as aulas práticas, estão sendo utilizados três veículos, sendo dois antigos com motor 1.0 e um da nova frota, motor 1.8. De acordo com Pablo, o uso de veículos diferentes se deve às características peculiares existentes entre a frota atual e os recentemente adquiridos pela Prefeitura. “Eles devem conhecer a diferença básicas desses veículos, mas, principalmente, estarem adaptados aos novos carros, que são maiores, mais pesados, possuem um camburão atrás e motor mais potente. Para isso, eles estão sendo treinados e vão trabalhar especificamente com esses veículos novos”, afirmou.


Novas viaturas: motor mais potente e características importantes que foram abordadas no curso

Para o diretor da Guarda Municipal, Jorge Damasceno da Silva, o curso também traz outras vantagens, como aspectos relacionados à manutenção das viaturas, evitando dessa forma o envio dos carros à oficina mecânica. “Esse curso possibilita, além de qualificar melhor os condutores, que eles tenham conhecimento de manutenção das viaturas. Isso vai representar uma economia de recursos públicos destinados à manutenção, sem contar que teremos uma presença mais efetiva da Guarda Municipal junto à comunidade”, comentou.

Além desta turma, outros guardas municipais também serão selecionados e treinados, incluindo os alunos que iniciaram em fevereiro o curso de formação da Guarda Municipal e que devem ser incorporados à equipe em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: