Municípios buscam mais segurança com a Guarda Municipal

As guardas municipais são instituições criadas pelo município para atuar em segurança pública. Apoiam os órgãos policiais estaduais e federais quando são requisitadas. Na região de Bauru, algumas cidades adotaram a guarda para cuidar do patrimônio público auxiliando a Polícia Militar na prevenção de pequenos delitos como furtos, pichações e depredações.

Na cidade de Botucatu (100 quilômetros de Bauru), a guarda municipal vai além do trabalho de cuidar dos prédios públicos. Postos fixos garantem a presença de pessoal uniformizado que coíbe criminosos. A instalação do posto fixo na rodoviária provou que homens uniformizados e com formação apropriada podem somar ao trabalho policial.
 Constantemente, os guardas de Botucatu participam de operações conjuntas com a Polícia Militar e Civil. A soma do trabalho dos órgãos resultou positivamente para o município. Pela segunda vez consecutiva, ela foi considerada uma das cidades mais seguras do Interior Paulista.  Para o comandante do 12.º Batalhão da Polícia Militar, major Jorge Duarte Miguel, a Guarda Municipal de Botucatu tem uma boa estrutura e treinamento. “Fazemos muitas operações em conjunto
 Para o major, a guarda municipal exerce papel importante. “Eles são bem preparados e muito próximos da comunidade. Temos um bom relacionamento com eles. Eu entendo que a guarda municipal bem estruturada e com know how ajuda bastante a comunidade.
Segundo o oficial da PM, em várias ocasiões os guardas municipais de Botucatu efetuaram prisões.
“Eles têm uma boa atualização profissional no atendimento real das necessidades, em dois anos e meio que estou aqui no comando, não tive notícia de que tenha ocorrido exageros ou uso indevido de arma.

Em Lins (102 quilômetros de Bauru) e em São Manuel (69 quilômetros de Bauru),  há guardas municipais focadas na preservação do patrimônio público. Com uma estrutura menor, essas cidades também contribuem para a segurança da população.Na Espanha, Bélgica, Portugal, Itália e França, dentre outros países, as administrações criaram guardas municipais para a segurança de seus cidadãos.

Um comentário:

  1. know-how pode frequentemente sobrepor-se à teoria.

    O know-how, savoir-faire ou conhecimento processual é o conhecimento de como executar alguma tarefa. O know-how é diferente de outros tipos do conhecimento tais como o conhecimento proposicional que pode diretamente ser aplicado a uma tarefa.

    ResponderExcluir

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: