São Caetano inaugura nova base da GCM

A Prefeitura de São Caetano inaugurou ontem, no bairro Cerâmica, o novo quartel-sede da GCM (Guarda Civil Municipal). As instalações eram usadas anteriormente pelo Tiro de Guerra do Exército Brasileiro, que ganhou um novo prédio, menor, no bairro São José.

"Havia a necessidade de definir um local para a Guarda", disse o prefeito, José Auricchio Júnior (PTB). Segundo ele, a antiga sede da GCM, no bairro Santa Maria, apresentava problemas estruturais e seria insuficiente para comportar os 80 novos profissionais que serão incorporados à força nos próximos dias. O contigente terá cerca de 500 profissionais, quase o máximo permitido por lei federal, de acordo com o coeficiente de guardas pela população do município.

"Consultamos o Exército e, como eles diminuíram o quadro, um local menor seria mais adequado. Este espaço abriga melhor os nossos GCMs", completou o prefeito.

O plano da Prefeitura é inaugurar no endereço da antiga sede, uma praça com equipamentos públicos de lazer para a comunidade. O prazo dado para a entrega é de até três meses. "A população de lá pode ficar tranquila que faremos uma nova base da Guarda", garantiu o secretário municipal de Segurança, Moacyr Rodrigues.

Nas próximas semanas, todos os setores da GCM que ainda ocupam outros espaços, incluindo o canil, devem se mudar para a nova sede. A partir daí, a ideia da administração é colocar em prática o novo plano de segurança. A cidade será dividida em cinco setores e a promessa é de que cada um deles contará com vigilância 24 horas. "Queremos ter pelo menos uma viatura da guarda municipal em cada bairro, fazendo rondas junto da Romu (Rondas Ostensivas Municipais) e as motos", prometeu Rodrigues.

Para isso, cerca de 400 oficiais devem se formar nos próximos dias em um curso de capacitação, onde aprenderam técnicas de abordagem, legislação e porte e uso de armas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: