Guarda Municipal Mirim de Curitiba aplica primeiros socorros e salva a vida de bisavó

O estudante Leonardo Nunes Silvério, de 11 anos, que há três participa da Guarda Mirim na Escola Municipal Omar Sabbag, teve um dia de herói. Na semana passada, sua bisavó Judith, de 67 anos, teve um princípio de derrame. “Ele agiu prontamente e a massagem cardiovascular que aplicou corretamente antes da ambulância chegar salvou a vida dela”, explica o coordenador da Guarda Mirim, Marcelo Boza.
Ele conta que em oito anos de existência da Guarda Mirim este foi um dos resultados práticos mais gratificantes. “A massagem, feita nos minutos iniciais, permite a oxigenação cerebral”, explica.
 “Caso o Leonardo não tivesse agido rapidamente, teria ocorrido morte cerebral, o que deixaria sequelas e até mesmo poderia provocar a morte”, diz Boza, supervisor da Guarda Municipal
Atualmente, 2.100 alunos de 43 escolas da rede municipal de ensino participam da Guarda Mirim. As atividades são realizadas em contraturno escolar. Coordenada pela Secretaria Municipal da Defesa Social, o objetivo é ensinar sobre primeiros socorros, meio ambiente, trânsito e cidadania, entre outros assuntos. Doze mil estudantes, crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, já passaram pela Guarda Mirim desde 2004. “Além de serem co-responsáveis pela segurança interna nas escolas, elas se tornam referência no ambiente escolar e são multiplicadoras de bons exemplos”
Leonardo explica que sente mais preparado e com mais segurança para agir, dentro e fora da escola, depois que ingressou na Guarda Mirim. Filho único, foi ele mesmo quem teve a iniciativa de entrar para a Guarda Mirim, mas desde o início recebeu grande apoio da família.
“Eu o incentivei desde o começo, pois sabia que ele iria aprender muito sobre disciplina e respeito”, diz a mãe do garoto, Fernanda Nicolau. “Tudo o que ele aprendeu na Guarda já faz muita diferença em sua vida. Estou muito orgulhosa do meu filho”, afirma.

Conheça um pouco mais sobre os projetos, Conhecer para Prevenir da Guarda Municipal de Curitiba:
video video 
Mais de 140 mil estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba começam a receber  a segunda edição da revista em quadrinhos da Guarda Municipal de Curitiba, "Um olhar para a Segurança"
“Perigos e desafios vividos pelas crianças no dia a dia são retratados de forma simples e direta nas histórias”
 São responsáveis os Guardas,  Joel de Jesus Paulicka, Reginaldo Geraldo dos Santos e Diomara Gouveia de Souza. Os desenhos e diagramação são de Alexandre Jungles Carpes. 

Um comentário:

  1. Guarda Municipal Mirim de Curitiba aplica primeiros socorros e salva a vida de bisavó

    ResponderExcluir

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: