Novos guardas civis municipais já colaboram à promoção de mais segurança em Vinhedo

31 novos guardas civis municipais que passaram a integrar recentemente o efetivo da Guarda Civil Municipal de Vinhedo – vinculada à Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social – já colaboram à promoção de mais segurança na cidade dentro das ações de patrulhamento preventivo que são desenvolvidas pelo grupo em todas as regiões do município.
 “Aumentamos em 30% o efetivo da corporação, que tem agora 131 profissionais, para justamente colaborar à promoção de mais ações que proporcionam mais tranquilidade, bem-estar e segurança à população, disse o prefeito.
 Para que pudessem exercer suas funções na cidade, os novos guardas civis municipais passaram por quatro meses de intenso treinamento e, neste período, participaram de diversos cursos de capacitação, que enfocaram além de legislação geral, o direito constitucional, a legislação municipal e da própria Guarda Civil Municipal de Vinhedo e conceitos de preservação ambiental. “Dentro desta formação, os novos profissionais também passaram por cursos práticos de abordagem, de defesa pessoal, ao uso de tonfa e de algemas e de atividades para melhora do condicionamento físico. Ainda participaram de cursos de combate a incêndios, à busca de veículos e aprenderam noções de primeiros socorros. Também receberam instruções de como lidar com o público escolar e participaram de cursos de direção defensiva, armamento e tiro, comunicação e rádio”, explicou o comandante da corporação, Osmir Cruz.
 Durante os próximos três meses, o comandante Osmir Cruz explicou que os novos guardas civis municipais passam pelo que chamam na corporação de estágio supervisionado, no qual colocam em prática o que aprenderam de forma teórica, sempre com a supervisão de membros que estão há mais tempo no efetivo da Guarda Civil Municipal.
 A Guarda Civil Municipal de Vinhedo tem, em suas divisões, as equipes de patrulhamento preventivo, o Grupo de Ações Preventivas Ambientais (GAPA), responsável pela preservação do patrimônio público natural da cidade; o Canil Municipal e as Rondas Ostensivas Municipais (ROMU). Este último grupo foi reestruturado e absorveu o Grupo de Ações Motociclísticas (GAM), destinado à atuação em situações de maior risco e ao patrulhamento em locais nos quais haja grande aglomeração de pessoas ou dificuldade na circulação de veículos.
 Com a renovação e a ampliação da frota da Guarda Civil Municipal, a corporação passou a ter 22 viaturas em operação na cidade. 

Serviço
A Guarda Civil Municipal de Vinhedo sempre está à disposição da população e pronta para atendê-la sempre que preciso. Os moradores podem requerer seu auxílio junto às viaturas em circulação em todas as regiões da cidade, na base avançada na Capela – ao lado do terminal rodoviário do bairro – e nos Postos de Atendimento, incluindo o localizado na Praça Sant’Anna, no Centro. Nos casos em que precisar, também podem se dirigir à sede da Guarda, alocada na Rua Engenheiro Aurélio José Frediani, s/nº, Jardim Alves Nogueira; ou discar, ainda, para o número 153.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: