Prova objetiva do concurso da Guarda Civil da PMJP será realizada neste domingo

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Administração, realizará neste domingo (1º) a aplicação da prova objetiva referente ao concurso da Guarda Civil Municipal. Os locais de prova já estão disponíveis no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), no endereço eletrônico www.ibfc.org.br .
A secretária municipal de Administração, Rosa Gondim, orienta os candidatos a cumprirem as normas do edital para evitar problemas durante as provas. “As pessoas que vão concorrer devem chegar aos locais de prova com uma hora de antecedência, portando o documento de identidade”, disse. Os portões estarão abertos a partir das 12h30 e serão fechados às 13h30. A prova terá início às 14h.      

Entre outras normas presentes no edital estão: não será permitida consulta bibliográfica de qualquer espécie, bem como o uso de aparelhos eletrônicos (agenda eletrônica, bip, relógio, gravador, notebook, pager, palmtop, receptor, telefone celular, walkman, entre outros), boné, gorro, chapéu e óculos de sol. “O descumprimento dessa instrução implica na eliminação do candidato”, disse a secretária.

      Esta é a segunda vez que a prova objetiva será feita, já que a primeira fase do concurso, realizada no dia 25 de março, foi anulada a partir de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Ministério Público Estadual e a PMJP, devido a fraudes durante o processo.

Cuidados– Para evitar novas fraudes, serão adotadas novas medidas de segurança, que estão especificadas no novo edital. No dia de realização das provas, o candidato será submetido a um sistema de identificação por digital e detectores de metal, e deverá deixar as orelhas totalmente descobertas durante o período de realização do exame objetivo. Também só será permitido sair da sala de avaliação depois de transcorrido o tempo de três horas do início da prova, mediante a entrega obrigatória da sua folha de resposta e do seu caderno de questões ao fiscal da sala.  

O caderno de questões da prova será divulgado no endereço eletrônico do IBFC, na mesma data da divulgação dos gabaritos e apenas durante o prazo de recursos. Da mesma forma, o espelho da folha de resposta será divulgado também na página do IBFC na internet, na mesma data da classificação parcial e durante o prazo recursal. Essas datas ainda não foram divulgadas.

Investigações – A decisão de cancelar a primeira etapa do concurso para a Guarda Municipal de João Pessoa foi tomada pela PMJP em conjunto com o Ministério Público. A comissão formada para investigar a suspeita de fraude recebeu um relatório da perícia, que indicou fortes indícios de violação do concurso, onde 34 candidatos erraram e acertaram as mesmas questões da prova.  

Concurso – O certame será constituído de duas etapas, sendo a primeira uma prova teórica, com caráter eliminatório e classificatório, para avaliar os conhecimentos intelectuais. Nessa fase, também de caráter eliminatório, serão realizados os testes físicos, a avaliação psicológica e os exames médicos. A segunda fase será o curso de formação, com caráter eliminatório e classificatório.

No total, se inscreveram para o concurso 13.323 candidatos. Estes estão concorrendo as 250 vagas disponíveis, sendo 10.533 homens concorrendo a 175 vagas e 2.789 mulheres concorrendo a 75 vagas. O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da administração pública municipal, ser prorrogado uma vez por igual período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: