Amigos do Blog

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Guarda Metropolitana de SP desiste de realizar concurso em 2012

A Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GCM/SP) não realizará concurso em 2012. Com o fim da atual administração municipal, o concurso para 1.742 vagas esperado avidamente desde 2010 ficará para o orçamento 2013 e só deve voltar a ser discutido após o fim das eleições municipais. 

Retrospectiva
Anunciado em 2010, o próximo concurso para a GCM tem encontrado dificuldades para ser viabilizado. Uma comissão de concurso chegou a ser constituída no meio de 2011 para ser desfeita pouco depois. O processo de instauração do processo seletivo já passou pelas secretarias de Finanças e Planejamento e está atualmente na Secretaria de Segurança Urbana. A assessoria da pasta confirmou que é grande a possibilidade do novo concurso ser incluído no orçamento de 2013. 

O último concurso para a GCM ocorreu em 2004 e, na ocasião, foram abertas 1.700 vagas.  De acordo com o diretor do Sindicato dos Guardas Civis Metropolitanos da Cidade de São Paulo (Sindguardas/SP), Clóvis Roberto Pereira, a atual administração municipal se despede com um efetivo bem inferior que quando assumiu.

“O efetivo era de aproximadamente 8 mil em 2005 e hoje gira em torno de 6.500”. Ainda segundo o sindicalista, por lei, a GCM pode ter até 15 mil servidores. “Estamos com cerca de um terço dos postos ocupados, queremos o preenchimento completo do quadro”, complementou.

Em março, uma greve chegou a ser cogitada após o adiamento de uma reunião conciliatória por determinação do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP). A ideia, porém, não avançou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso da Guarda Municipal de Curitiba