Melhorar o trabalho da GCM de Sorocaba

O papel da GCM (Guarda Civil Municipal) é tratado pelos quatro candidatos. Todos colocam que é preciso investir na guarda com treinamento e também compra de equipamentos. Outro ponto citado é  que haverá uma  integração com as policias civil, federal e militar para prevenir crimes. Com essa  proposta, os candidatos mostram que pretendem atacar o problema antes que aconteça.
   
Senhores Candidatos a Prefeito: Na área de segurança pública quais são as suas prioridades?

Antônio Carlos Pannunzio:
Na área da segurança pública, entendemos que é necessário um trabalho conjunto para a atuação em toda a cidade. Compete à prefeitura promover ações que facilitem o trabalho das polícias Civil e Militar. Como exemplo, cito a limpeza de áreas tomadas por mato e iluminação pública.  Vamos atuar firmemente nessas questões para que as ruas de Sorocaba estejam bem mais iluminadas, o que também contribui para aumentar a segurança. Outro aspecto é ampliar o videomonitoramento na cidade.
A prefeitura dispõe da sua corporação e dentro dos limites da competência de atuação da Guarda Civil Municipal vamos intensificar as rondas, principalmente para atendimento do patrimônio, mas obviamente auxiliando no processo de segurança às pessoas. Isso não quer dizer que a GCM terá atuação similar à das polícias.
Outra questão é manter o atendimento de apoio à mulher vítima de violência, ação que já é feita pelo governo do prefeito Vitor Lippi e que estaremos dando continuidade.

Iara Bernardi 
As pesquisas demonstram que a segurança é das grandes preocupações do sorocabano. Nesta área, também sofremos com a falta de integração e de planejamento. Temos a Guarda Municipal atuando em situações que são de competência da Polícia Militar – que tem, em Sorocaba, um efetivo abaixo do necessário ao porte da cidade – e deixando de lado suas funções principais: os postos de saúde e PA estão sem segurança privada e sem cobertura da GM. Também não temos a presença constante da Guarda nas escolas. Nós vamos elaborar o Plano Municipal de Segurança, com a participação de todas as forças policiais e de representantes da sociedade civil. O eixo da atuação policial deve ser a inteligência e a prevenção. Vamos ampliar o sistema de monitoramento integrado da cidade e implantar o Conselho de Segurança da Comunidade Escolar. A Guarda Municipal será valorizada, com capacitação contínua, melhores condições de trabalho e plano de carreira. Nosso governo vai cobrar do governo estadual tudo aquilo a que Sorocaba tem direito: mais delegacias, maior efetivo das polícias civil e militar.
Raul Marcelo 
A segurança pública será tratada sob o foco da “Segurança Cidadã”. Reconhecemos o município como um dos agentes asseguradores da segurança pública, muito embora o poder policial coercitivo e investigativo esteja nas mãos do Estado e da União.
Reestruturaremos os conselhos de segurança, com maior participação popular e atribuindo-lhe a função de articulação da cooperação entre os órgãos públicos e entidades que possam se envolver na prevenção e na melhoria da segurança pública. Reforçaremos institucionalmente a Guarda Municipal, com uma formação focada na cidadania, mediação e garantia de direitos, bem como disponibilizaremos ampla assistência social e psicológica aos guardas; para a juventude, atuaremos na prevenção primária com programas de acesso a atividades culturais, esportivas, de lazer e educação, e de geração de emprego e renda; estimularemos o uso dos espaços públicos para o convívio social, com a construção de novas praças e de novos centros esportivos e com a melhoria dos já existentes. Colaboraremos para o fortalecimento da Defensoria Pública, de forma a ampliar o acesso à justiça, bem como criaremos mecanismos de reinserção social de egressos do sistema penitenciário.

Renato Amary
É preciso deixar claro que a segurança pública é dever do Estado. A prefeitura deve ser parceira e apoiar em tudo, inclusive com a Guarda Civil Municipal. Quando fui prefeito de Sorocaba, mantinha reuniões mensais com as polícias Civil, Militar e Federal, além da Guarda Civil Municipal, que trabalhavam em conjunto. Essa união foi positiva, pois mapeamos a cidade e fizemos ações conjuntas no combate à violência, fazendo cair os índices de roubos e furtos de veículos, residências e do comércio. No meu governo, isso vai voltar a acontecer. Agora mesmo saíram números da polícia mostrando que todos os tipos de crimes cresceram em Sorocaba. Outro fator impactante foi colocar um guarda municipal em cada escola, isso fez zerar o tráfico de drogas nesses locais, protegendo nossas crianças e jovens. Uma medida simples e de resultado imediato. Vou aumentar o contingente da Guarda Civil Municipal e equipá-los melhor. É importante também ressaltar a importância da iluminação pública, que faz cair comprovadamente à criminalidade. Um exemplo é a região central, com a revitalização e melhoria da iluminação, os índices de violência despencaram. O videomonitoramente deve ser ampliado e utilizado para conter a violência e também ajudar no fluxo do trânsito.
fonte:http://diariosp.com.br/noticia/detalhe/28948/Melhorar+o+trabalho+da+GCM+de+Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: