Em Corumbá, ações da Guarda Municipal contribui para o combate à criminalidade


Mais que zelar pelo patrimônio público. Em Corumbá, a atuação dos integrantes do corpo da Guarda Municipal tem se destacado também por ações de combate à criminalidade.
Isto tem sido evidenciado nos últimos dias, por meio de um constante trabalho não só na área central, mas também pelos bairros da cidade.

Como se sabe, a Guarda Municipal tem a função de desenvolver um trabalho estritamente preventivo, mais voltado à segurança patrimonial. No entanto, sua atuação está se tornando cada vez mais abrangente, principalmente a partir do momento em que passou a contar com novas viaturas (carros e motos), além de outros tipos de equipamentos necessários para auxiliar os órgãos ligados ao setor de segurança pública, contribuindo para redução da criminalidade.

E esta busca da melhoria tem sido uma constante na instituição. Faz parte do estilo do comandante, o tenente coronel da Polícia Militar, Ubiratan de Oliveira Bueno. Desde que assumiu o órgão, ele primou pela estruturação e qualificação profissional, para um bom desempenho do serviço que lhe é destinado, a preservação do patrimônio público e também a parte do policiamento preventivo.

Desde 2007, a Guarda Municipal conta com estatuto próprio, sancionado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira no dia 18 de dezembro, data que ficou marcada como Dia da Guarda Municipal. O fato representou a valorização dos integrantes da corporação, consolidando as normas referentes à carreira, dispondo sobre o recrutamento, posse, exercício, estágio probatório, capacitação profissional, regime de trabalho, promoção, remuneração, e regras de conduta e disciplina.


Com a lei, também foram estruturados os cargos em carreira, de forma a incentivar o aperfeiçoamento profissional e o crescimento pessoal dos integrantes, em quatro posições hierárquicas, identificadas pelas categorias funcionais de Guarda Municipal: 3ª categoria; Guarda Municipal, 2ª categoria; Guarda Municipal, 1ª categoria, e Guarda Municipal Inspetor.
"Nossa Guarda é uma das mais antigas do País, criada em 1989. Desde então, são mais de duas décadas em que esses homens e mulheres trabalham, dia e noite, para garantir a tranquilidade de todos os corumbaenses. Hoje, dão apoio, inclusive, às ações da Polícia Militar, nas nossas escolas, no trânsito, nas nossas ruas centrais carregadas de memória de um passado que nos orgulha e faz de nós um povo diferente", comemora o prefeito Ruiter Cunha.

Além da valorização e das capacitações que os integrantes da Guarda estão sendo submetidos, uma preocupação tem sido com relação a equipamentos. Nos últimos anos a Prefeitura buscou investir na compra de viaturas, como motos e carros, que estão facilitando as locomoções dos integrantes da instituição, para execução de seus serviços.

Foi o que aconteceu recentemente quando a Guarda Municipal recebeu reforço motorizado para auxiliar nas ações de prevenção de danos ao patrimônio público e fiscalização das vias públicas de Corumbá. Foram entregues seis motos, de 150 cilindradas, e três carros que foram adquiridos com recursos próprios, provenientes da arrecadação de impostos do Fisco Municipal. Os novos carros e motos da Guarda Municipal contam com giroflex e sirenes e padronizadas na cor azul, a mesma dos uniformes dos guardas.

E não são somente os guardas que estão sendo atendidos. Os 27 agentes de trânsito de Corumbá, oriundos da Guarda, receberam três carros e duas motos, todos zero quilômetros, para atuação na fiscalização das vias públicas e no trabalho de prevenção e educação para o trânsito. Com o investimento, a frota da Agência de Trânsito passou a contar com sete automóveis e sete motocicletas.
Uma das novas motocicletas é equipada com bafômetro, aparelho que permite determinar a concentração de bebida alcoólica em uma pessoa, analisando o ar exalado dos pulmões. Entre os automóveis, um deles é equipado com giroflex, rádio operador para comunicação interna e sistema de auto falantes.    Com informações da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: