Segurança pública é direito e responsabilidade de todos.


No paraná, 26 cidades contam com o serviço da guarda municipal.

Segurança pública é definida na constituição federal como dever do estado, porém é direito e responsabilidade de todos os cidadãos. Atualmente, é uma das questões mais cobradas pelos eleitores paranaenses. a criação de Guardas Municipais, por exemplo, reforça o patrulhamento nas ruas e no campo. no paraná, 26 cidades já implantaram o serviço. "a Guarda Municipal tem um papel constitucional de proteção dos bens, serviços e instalações públicas municipais", mas vem fazendo muito mais do que isto, combatendo a criminalidade com policiamento uniformizado, armado, preventivo, ostensivo e repressivo.
 para ajudar no combate à criminalidade, os municípios também podem criar conselhos comunitários de violência. é o que explica o diretor da guarda municipal em londrina, no norte do estado, rafael sampaio. ele reforça que qualquer pessoa pode sugerir ideias com relação ao assunto.

Exemplo: 

Unidade Paraná Seguro (UPS)
O projeto paranaense da UPS é uma das ações feitas em Curitiba para combater a violência. O projeto é similar ao do Rio de Janeiro da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), contudo, a proposta no estado não tem a participação do Exército, mas conta com A Guarda Municipal e as polícias Militar e Civil. Na capital, foram instaladas sete unidades, a última no bairro Sítio Cercado. Até o final de 2012 devem ser inauguradas mais três.

2 comentários:

  1. Ok, 26 têm guarda municipal, mas quais são esses município?

    ResponderExcluir
  2. Curitiba, Colombo, Pinhais, Campo Largo, São José dos Pinhais, Araucaria, Fazenda Rio Grande, Londrina, Ponta Grossa, Matinhos, Foz do Iguaçu, Arapongas, Paranaguá, Castro, Sarandi,Apucarana, Toledo, Mandirituba, Campina Grande Do sul, Maringá, Sarandi Amigo lembrei de 20 de imediato, vou pesquisar quais estão faltando

    ResponderExcluir

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: