Amigos do Blog

sábado, 16 de junho de 2012

Guarda Municipal de Santa Catarina realiza encontro em Criciúma

Criciúma recebe neste final de semana as Guardas Municipais de Santa Catarina para o 1° Encontro das Guardas Municipais e o 2° Torneio de Futsal Inter Guardas. O encontro aconteceu neste sábado, às 8 horas, na praça Nereu Ramos, e o torneio será disputado a partir das 14 horas, no ginásio do Cedup. Guardas de dez cidades estão presentes: Chapecó, Blumenau, Florianópolis, São José, Balneário Camboriú, Rio do Sul, Brusque, Tubarão, Laguna e Criciúma.
De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Criciúma, João Braga, um dos objetivos do encontro é solicitar a aprovação da legislação que envolve a guarda. "A lei da Guarda ainda não foi aprovada, e precisamos disso para que seja decidido exatamente onde atuaremos", explica.

 Jean Paul Rhenius, gerente da Guarda Municipal de Blumenau, o encontro também servirá para que as organizações consigam padronizar os serviços. "Com a padronização, os cidadãos de Santa Catarina reconhecerão nosso serviços aonde forem", pontua.  Carlos Fernandes, chefe de operação da guarda de Florianópolis, avalia que o encontro será positivo neste âmbito. "Em algumas cidades a Guarda defende o patrimônio, em outras o trânsito e em outras a segurança pública. Precisamos chegar a um padrão de serviço", comenta.
No primeiro torneio, o time de Criciúma saiu campeão, e Florianópolis ficou em segundo lugar. "Neste ano lutaremos para vencer. Será como uma revanche contra os guardas de Criciúma", se divertiu Andrey de Souza, organizador do torneio.

GM detém dupla acusada de tráfico em Cordeirópolis

A Guarda Municipal de Cordeirópolis (GM) informou hoje que depois de receberem denúncia de que uma dupla que ocupava uma motocicleta da marca Suzuki na cor azul realizava tráfico de entorpecentes nas imediações do Jd. Progresso em Cordeirópolis os Guardas Municipais Tomazela, Fábio e Nunes passaram os dados ao Centro de Monitoramento, cujo operador GM Oliveira acompanhou a movimentação do veículo por meio das câmeras de videomonitoramento e transmitiu via rádio a direção tomada, possibilitando o cerco e a abordagem por parte da guarnição da Guarda Municipal.
Realizada a abordagem aos ocupantes da motocicleta identificou-se E. L., vulgo “Lê” de 31 anos e sua companheira K. G. B., de 27 anos sendo encontrados com eles 11 papelotes de substância aparentando cocaína. Dando prosseguimento às diligências na casa dos suspeitos foi encontrada grande quantidade de substância esverdeada aparentando maconha e uma grande pedra possivelmente de crack, além de invólucro e cigarro de maconha, prontos para comercialização e consumo além dinheiro em cédulas diversas.
Em face da situação de flagrante, ambos foram detidos e conduzidos à presença do Delegado de Polícia Willian R. A. Marchi que ratificou a prisão E. L. e determinou a apreensão das substâncias ilícitas, do dinheiro e também da motocicleta usada pela dupla.

Guarda Civil Municipal de Bragança Paulista completa 58 anos.

Aniversário de 58 anos da GM é comemorado com formatura

Foi realizada uma solenidade em comemoração ao 58º aniversário da Guarda Civil Municipal, na sede do Centro Integrado de Segurança, Emergência e Mobilidade – CISEM. 

Entre outras autoridades, participaram da solenidade o prefeito João Afonso Sólis (Jango), o vice-prefeito Luiz Gonzaga Pires Mathias, o secretário de Trânsito e Segurança Sérgio Pereira da Silva, o presidente da Câmara Municipal João Carlos dos Santos Carvalho, representantes das Polícias Militar, Civil, Exército, secretários municipais, empresários, guardas civis municiais, agentes de trânsito, entre outros.

Na oportunidade, foi realizada a entrega de certificados para 22 novos guardas municipais, que desde o dia 14 de março estavam em treinamento, teórico e prático, ministrado por profissionais da empresa Federal Shoot.
Durante a solenidade, também receberam diplomar de conclusão de curso, mais cinco guardas municipais que já atuavam na corporação, mas agora estão aptos a trabalhar armados, já que também efetuaram curso de tiros.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE SANTANA DE PARNAÍBA AGE RÁPIDO E FAZ APREENSÃO DE MAIS DE 6KGs DE ENTORPECENTES

Em mais uma ação bem sucedida da Guarda Municipal de Santana (GMC) de Parnaíba foram apreendidos mais de 6 quilos de entorpecentes. GMC Gutierrez um dos integrantes da equipe que realizou o flagrante, explicou que por meio de uma denúncia anônima chegaram até os indivíduos que não tiveram tempo de fugir e acabaram confessando que a droga era realmente deles. Entre os acusados havia um menor que completa a maioridade de 18 anos no próximo dia 20 e que deverá ser encaminhado à fundação casa. Já o maior permanecerá preso na delegacia de Santana de Parnaíba. Veja o vídeo e a entrevista do GMC Guitierrez para a Folha Paulistana.
video

Londrina: Guarda Municipal lança atividade para crianças

A Guarda Municipal de Londrina iniciou este mês o GM Kids. Desde terça-feira (5), 34 estudantes  do Centro de Atendimento Integrado à Criança (Caic) da zona sul participam de atividades esportivas, pedagógicas e lúdicas. A intenção é ampliar o projeto para outras escolas. No segundo semestre, a iniciativa será realizada na Escola Municipal Noêmia Alaver Garcia Malanga.
O objetivo do programa é oportunizar atividades no contraturno escolar e realizar oficinas sobre educação, cidadania e esporte através de ações pedagógicas. O público-alvo são os alunos de 11 a 14 anos que vivem em situação de vulnerabilidade social. 
No momento, estão sendo ministradas aulas de futsal, mas a intenção é inserir também esportes como basquete, vôlei e artes marciais. As atividades são realizadas todas as terças e quintas-feiras das 13h às 17h e são ministradas por guardas municipais voluntários que têm formação acadêmica.

Criança é encontrada com faca em escola municipal de Feira de Santana

Garoto estava com a arma na cintura dentro da escola na Bahia.

Segundo o comandante, a direção da escola acionou a Guarda Municipal após constatar que a criança estava com uma faca na cintura escondida sob a camisa. O garoto informou que estava carregando a faca para se defender, pois estaria sendo ameaçado por outros colegas.
No local, foram encontrados mais oitos estiletes artesanais. 

A criança de 11 anos foi encaminhada para o Conselho Tutelar de Feira de Santana, a 109 km de Salvador. De acordo com informações de Marcus Vinicius, comandante da Guarda Municipal em Feira de Santana, além da faca achada com o garoto, também foram apreendidos oitos estiletes artesanais que estavam com outras crianças.

Ainda segundo Marcus, as outras crianças utilizaram o mesmo argumento para justificar o porte dos estiletes. A polícia acionou o Conselho Tutelar e o garoto de 11 anos foi encaminhado para o órgão e liberado após o comparecimento dos pais na unidade. 

As outras crianças não foram levadas para o Conselho, pois de acordo com o comandante da Guarda Municipal, as armas eram artesanais e ficou caracterizado como uma “traquinagem” de criança, mas a escola foi informada e deve conversar com os pais.

 As armas apreendidas foram entregues na delegacia de Polícia Civil de Feira de Santana. O comandante da Guarda Municipal informou que neste ano já foram apreendidas 18 armas, entre facas e estiletes artesanais, em escolas do município.

Solucionado o caso do revólver encontrado na mochila de uma criança de um ano , em uma creche.

Um revólver foi encontrado dentro da mochila de uma criança de um ano e meio, em uma creche do bairro Campos do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. A arma de fogo foi localizada na manhã desta quinta-feira (14) por uma das educadoras do local. 
A Guarda Civil da cidade foi acionada e fez a apreensão do objeto. O revólver calibre 38 estava municiado com cinco cartuchos intactos.
Um inquérito foi instaurado para saber de quem é a arma e como ela foi parar na mochila da criança.

Desfecho do caso:

A Polícia Civil descobriu que a arma encontrada na mochila de uma criança de um ano e meio, na quinta-feira (11), era do padrasto da criança. O revólver calibre 38 foi achado pela professora da creche onde a criança frequenta, em Foz do Iguaçu.

Segundo a polícia, o padrasto sofreu uma tentativa de homicídio há cerca de uma semana. Dois homens em uma moto atiraram contra o homem quando ele entrava em casa. Com medo, a família comprou o revólver, que não tem registro. Para a polícia, os responsáveis pela criança devem ter esquecido o revólver dentro da mochila.

“Vai ser instaurado um inquérito policial. Os responsáveis pela criança serão chamados aqui na delegacia e também vai ser ouvida a pessoa da creche que localizou a arma”, disse o delegado Getúlio Vargas, que investiga o caso.
Na escola, ninguém quis comentar o caso. A criança passou a tarde de quinta-feira no berçário da creche. A mãe do menino esteve no local.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

A Cidade de Embu das Artes comemora nova Base da Guarda Civil Municipal.

A Cidade de Embu das Artes ganhou na manhã de quinta-feira, 14/6, a base da Guarda Civil Municipal instalada no bairro Jardim Pinheirinho. A nova unidade, que atenderá os bairros Santo Antônio, Pinheirinho, Pinheiros, Santa Clara, Marajoara e Magali, contará com guardas 24 horas por dia para atendimento dos chamados e uma viatura para fazer o patrulhamento dessa região. 
Durante a cerimônia, o presidente do Conselho de Segurança (Conseg) Embu-Pirajuçara, Valdir Ferreira Xavier, agradeceu a prefeitura e lembrou do período em que a cidade era conhecida por ser uma das mais violentas. “Isso me entristecia e angustiava muito. Mas hoje temos visto o governo empenhado em garantir mais segurança à população”. “Hoje nós temos a alegria de agradecer a prefeitura por mais essa conquista”, destacou o padre André Dimas, da Paróquia São Judas Tadeu, do bairro Santa Clara. 
“Uma das questões prioritárias do governo é a segurança. E o trabalho que vem sendo desempenhado pela GCM tem a visão de uma guarda cidadã”, disse o secretário de Governo, Paulo Giannini. Em três anos, foram contratados 88 guardas, aumentando o efetivo para 146 servidores. Para reforçar o patrulhamento, foram compradas mais nove viaturas que, em breve, estarão nas ruas. 

Botucatu: motorista embriagado colide com viatura da GCM

Um motorista embriagado colidiu contra uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu (100 quilômetros de Bauru).
Segundo informações do Jornal Acontece Botucatu, o acidente ocorreu na altura do quilômetro 248 da rodovia Marechal Rondon (SP-300), quando o veículo da GCM foi atingido pela caminhonete C-10 conduzida por D. B. C., 52 anos.
Segundo o relatório policial, o condutor teria fugido do local do acidente, mas foi perseguido e detido nas proximidades da sede do Departamento de Estrada de Rodagem (DER). Ele apresentava visível estado de embriaguez.
Conduzido ao plantão da Polícia Civil, D. se recusou a fazer o teste do etilômetro, mas passou por exame com médico legista que atentou a embriaguez.
Foi elaborado Boletim de Ocorrência de dano, embriaguez ao volante e fuga de local de acidente, determinando a recolha do veículo.

Em Sorocaba SP, Romu-GCM flagra rapaz que vendia drogas na porta de escola na Zona Industrial

Durante o patrulhamento pelos próprios do Bairro Éden, a Ronda Ostensiva Municipal da Guarda Civil (Romu-GCM) deteve R.L.T. (22), após denúncia feita por um cidadão, vendendo drogas a alunos de uma escola estadual do bairro.
Conforme a descrição, R. foi abordado e, com ele, encontrados 45 frasconetes entre crack e cocaína, R$ 50,00 em dinheiro e um aparelho celular.
A ocorrência foi apresentada no DPP-Norte. R. foi recolhido ao CDP de Aparecidinha por "Tráfico de Entorpecente".

Educadora encontra revólver na mochila de bebê de 1 ano.

Um revólver foi encontrado dentro da mochila de uma criança de um ano e meio, em uma creche do bairro Campos do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. A arma de fogo foi localizada na manhã desta quinta-feira (14) por uma das educadoras do local. 
A Guarda Civil da cidade foi acionada e fez a apreensão do objeto. O revólver calibre 38 estava municiado com cinco cartuchos intactos.
Um inquérito foi instaurado para saber de quem é a arma e como ela foi parar na mochila da criança.


Guarda municipal treina cães para ajudar na investigação de crimes em Praia Grande.

Já treinado para a localização de entorpecentes e explosivos, Bolt, um labrador preto de 3 anos, está sendo preparado agora para um trabalho diferenciado: a localização de cadáveres. Ele é um dos 12 cães do Canil da Guarda Civil Municipal, em Praia Grande.
O objetivo do trabalho, de acordo com o inspetor do Canil e treinador de Bolt, Wagner Geraldo da Silva, é ajudar na investigação de crimes ou até mesmo em situações de desastres naturais com vítimas desaparecidas.
O treinamento é baseado na motivação do animal. O principal instrumento de trabalho é uma simples bolinha de tênis. “Estabelecemos também o que chamamos de cheiro-guia, que nesse caso é um pedaço de algodão embebido em sangue humano”.
Bolt é um cão agitado, esperto. Enquanto o inspetor explica como funciona o trabalho, ele está atento a tudo, mas não sabe onde Geraldo escondeu outro recipiente com sangue.

Créditos: Reprodução
Bolt, um labrador preto de 3 anos, está sendo preparado para a localização de cadáveres

12 odores diferentes
O primeiro comando é para que o cão sinta o cheiro-guia. Em seguida, Geraldo solta o cachorro e dá a ordem para que procure. Rapidamente, Bolt fareja o local e encontra o recipiente, indicando a localização com uma forte arranhada na terra. “Nessa hora, temos que agir rápido e jogar a bolinha pra ele. Assim ele entende que fez seu trabalho de forma eficiente e recebeu seu prêmio. Na verdade, o que ele procura é a bolinha.
Geraldo está há sete anos no comando do Canil da Guarda e explica que os cuidados com os cães de faro são rigorosos. “Na limpeza do canil de Bolt não usamos nenhum produto além de água. O banho também tem que ser apenas com xampu neutro. Na alimentação, só ração”.
Tudo isso é para manter o faro apurado, já que Bolt consegue identificar 12 odores diferentes e tem uma capacidade olfativa de cerca de 15 metros de profundidade.
Além de Bolt, o Canil conta com mais um cão de faro para entorpecentes e explosivos. Outros nove, entre rotweillers e pastor, são para policiamento e revista”. Há ainda um border collie que é usado em visitas a pacientes de hospitais. O mais novo mascote do Canil é Átila, um rotwailler de apenas três meses, que em breve também será treinado para policiamento.

Guarda Municipal impede roubo na Vl. Hortolândia

Jovem foi rendido por dois homens que tentaram levar sua moto, mas a viatura da GM afugentou os ladrões
 A Guarda Municipal estava no lugar certo na hora certa para o mecânico A. M. F., 23 anos. O jovem seguia com sua moto pela Vila Hortolândia, em Jundiaí, quando foi rendido por dois homens e obrigado a descer do veículo.
Quando neste momento uma viatura da GM apareceu, os ladrões ficaram tão assustados que abandonaram tudo e sumiram em meio a mata, não tive como avisar aos Guardas o que estava acontecendo, a viatura passou devagar e eu fui embora com minha moto, feliz da vida por ver uma viatura patrulhando o bairro.
Ninguém foi preso.

Guarda Municipal detém grafiteiros que pintavam em parede de órgão da prefeitura de Campo Grande

Três grafiteiros foram presos em flagrante na manhã desta quarta-feira (13), no momento em que realizavam uma pintura nas paredes da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), na rua Orfheu Baís, no bairro Amambaí, em Campo Grande.
Eles estavam do lado de fora do órgão, já terminando um dos desenhos nas paredes, quando foram surpreendidos por um Guarda Municipal. Alberto Peres, 22 anos, Muriel Oliveira, 24 anos e Raoni Ramires Figueiredo, 25 anos disseram que o trabalho era autorizado por um funcionário do SAS, porém o guarda disse que recebeu uma ligação do próprio órgão para conter os grafiteiros.
A guarnição foi acionada e os três grafiteiros foram encaminhados para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Centro. “A prefeitura não disponibiliza verba nem legaliza o nosso trabalho, porém tínhamos uma autorização para fazer uma arte de tema livre”, disse um dos grafiteiros.

Guarda civil detém dois menores por tentativa de roubo em Sorocaba, SP

Dois adolescentes de 16 anos foram detidos tentando roubar uma moto dentro do estacionamento de um hipermercado na Chácara Sonia Maria, em Sorocaba (SP), na tarde desta quarta-feira (13). A GCM (Guarda Civil Municipal) localizou os dois menores quando eles tentavam fugir por uma avenida próxima ao local do roubo.
Durante patrulhamento, os GCMS  foram informados que um segurança do hipermercado estava procurando dois indivíduos que haviam agredido um cliente e arremessado capacetes na direção dele para tentar roubar uma moto.
O segurança do hipermercado e a vítima reconheceram os suspeitos após eles serem capturados pela polícia. Durante a revista pessoal, a polícia ainda encontrou com um dos adolescentes uma chave mixa, utilizada no roubo de veículos.
Os menores foram encaminhados à Fundação Casa por “ato infracional”, depois que afirmaram a intenção de roubar a moto de dentro do estacionamento.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

PREPARE SUA CARAVANA E VENHA AJUDAR O BRASIL A TER UMA SEGURANÇA PÚBLICA DE QUALIDADE!


Acusados de roubo de carro são detidos pela GM de São José dos Pinhais.


A equipe desconfiou da versão e pediu para que ele ligasse para o irmão. Assustado, Jonas tentou negociar a própria liberdade e confessou que dava cobertura para dois colegas no roubo de um Sceníc. A dupla abordou a vítima, um pedreiro que deixava o local de trabalho, no mesmo bairro, por volta das 20h.
Enquanto os guardas conversavam com Jonas, ele recebeu uma ligação de Jone dos Santos, também de 20 anos, informando que o veículo estava no estacionamento de um condomínio na Rua Annelise Gellart Krigsner, na Vila Iná, bairro Afonso Pena, para que não fosse localizado pela polícia. Ele pediu para que o amigo o buscasse no local.
A equipe foi com Jonas até o condomínio e prendeu Jone, que portava um revólver calibre 22 com a numeração lixada e estava acompanhado de uma garota identificada apenas como Patrícia. O outro participante do roubo não foi localizado.

Jone de blusa Branca e Jonas de blusa preta
O Sceníc foi recuperado e todos foram encaminhados à delegacia local. Jone foi reconhecido pela vítima do roubo. Jonas já esteve preso outras duas vezes, uma delas por receptação. Ele relatou que queria as peças do Sceníc para revender.

Guarda Municipal de Presidente Dutra é a terceira melhor do Brasil



Em entrevista com o subcomandante da Guarda Municipal de Presidente Dutra, o inspetor Henrique Sousa. A Guarda da cidade conta com um grupo de 26 agentes, uma moto e um 

carro para dar suporte a guarnição.
"Os casos mais constante são os acidentes de moto, a média é de 15 incidentes por semana. A Guarda Municipal tem poder de polícia e isso vem inibindo ações dos bandidos, houve uma redução do indice de assaltos as lojas do município, a população se sente mais segura com a presença dos guarda municipais", destaca Henrique Sousa.
(informação: segundo pesquisa realizada pela senhora Nayla Caldas do site http://180graus.com/ )

Cães farejadores auxiliarão trabalho da Guarda Municipal de Várzea Grande

O treinamento de cães de faro e segurança é um projeto antigo, que começa a ganhar respaldo, da Guarda Municipal de Várzea Grande (GMVG). A ideia é utilizar os animais para a detecção de tóxicos e segurança na Copa de 2014. “Os cães tem uma grande capacidade sensorial e podem ser utilizados em diversas tarefas. Mas para que isso seja possível, devem ter, sobretudo, um bom adestrador”, destacou o comandante da instituição Louriney Silva.
Com o objetivo de ampliarem o conhecimento, os GMs Alan Kardec e Ivanildo Lourentino participaram, recentemente, na cidade de Diadema (SP), de um curso de adestramento de cães. “A capacitação dos guardas também é uma pré-exigência para que os agentes possam atuar na área”, informou o comandante.
Ele disse ainda que o projeto é inicial, mas que a GM pretende montar um canil, com seis cães e ampliar também o número de agentes treinados para lidar com os animais. “Por enquanto os cães, utilizados no treinamento são de propriedade de um de nossos GMs, mas pretendemos no futuro ter os nossos próprios animais”, informou.
COPA 2014 – Além da utilização de cães para a detecção de tóxicos e segurança, o comando da GM pretende ainda investir na capacitação e treinamento de pessoal. “Estaremos recebendo em breve mais 20 GMs, entre homens e mulheres que estarão se juntando aos demais guardas. Estamos trabalhando para garantir que a população local possa se sentir muito mais segurança”.

Dupla é detida por tráfico de drogas em Sorocaba, SP

Um jovem de 22 anos e um adolescente de 17 foram detidos por tráfico de drogas na noite desta segunda-feira (11), em Sorocaba. A Guarda Municipal patrulhava o bairro João Romão quando foi informada que havia duas pessoas vendendo entorpecentes em uma praça próxima.
Quando chegaram ao local indicado, os guardas observaram que o menor jogou um pacote no chão. Ele foi abordado e, durante revista pessoal, foram encontrados 28 flaconetes de cocaína e 14 porções de crack, além de R$ 65 em dinheiro. Com o outro rapaz, foram apreendidos outros 30 flaconetes de cocaína, um celular e mais R$ 85.
A GCM acompanhou o menor até a casa onde ele mora e encontrou mais 12 porções da mesma droga em cima do guarda-roupa. Os responsáveis foram convocados para acompanhar o adolescente até a delegacia, de onde ele foi encaminhado para a Fundação Casa. O maior foi levado para o Centro de Detenção Provisória de Aparecidinha

GCM flagra homem escondendo drogas em campo de futebol, na cidade de Cruzeiro do Sul

A Ronda Ostensiva da Guarda Municipal (Romu-GCM) flagrou, na noite desta terça-feira (12), um lavador de carros escondendo 40 porções de drogas na base de uma das traves do gol de um campo de futebol, na Vila Formosa.

A viatura em patrulhamento pelo Parque da Vila Formosa se deparou com o F.S.L., 18 anos, deslocando-se entre a trave do gol e os carros que estacionavam no local, em atitude suspeita. O lavador foi abordado e com ele os policiais encontram um pino de cocaína e mais 39 na base da trave.

terça-feira, 12 de junho de 2012

IMPORTANTE, NÃO DEIXE DE LER, É SUPER IMPORTANTE:

Suspeitos assaltam estação tubo e são Presos no boteco comemorando.

Quatro jovens foram presos em flagrante pela Guarda Municipal de Curitiba, suspeitos de assaltarem uma estação tudo na Avenida Wenscelau Braz, no bairro Guaíra, em Curitiba.  Um deles portava  um revólver calibre 32. Eles foram detidos em um bar gastando o dinheiro do assalto.
A prisão deles aconteceu em um bar na região da Unidade do Paraná Seguro do bairro Parolin, quando os jovens gastavam em cervejas o dinheiro do furto. A Guarda Municipal encontrou os suspeitos porque um taxista que viu o assalto anotou a placa de um veículo Parati, usado para fuga. “Fazendo ronda vimos que os suspeitos estavam em um bar, rindo e comemorando a ação. Todos foram presos”, disse o Guarda Municipal Jorge Oliveira.

Guarda Municipal realiza ação educativa em Barra Mansa

Com o objetivo de educar os motoristas da cidade, a Guarda Municipal (GM) de Barra Mansa vai realizar, a partir das 8 horas da próxima quarta-feira, mais uma edição da Campanha Trânsito Social. Os motoristas que passarem pelas ruas do Centro e do bairro Ano Bom e forem flagrados cometendo infrações como dirigir sem o cinto de segurança, falando ao celular e não respeitando a faixa de pedestres, serão convidados a participar de uma palestra educativa na quinta-feira, dia 14, às 19 horas, no Centro de Educação Ambiental, em Saudade.
Além de assistirem à palestra, os condutores deverão doar uma caixa de leite. As doações serão entregues à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. “A campanha 'Trânsito Social' visa conscientizar os motoristas da importância da direção defensiva e orientá-los quanto à segurança no trânsito, para evitar acidentes. Isso, além de despertar uma consciência mais cidadã e solidária”, comentou o comandante da guarda, Carlos Natanael Geremias.
Realizada a cada quinze dias, a campanha Trânsito Social aconteceu pela última vez no dia 23 de maio. Nesta edição, 127 motoristas foram convidados a assistir à palestra, porém apenas 92 pessoas compareceram. Segundo a Guarda Municipal, os ausentes têm a multa efetivada.

GCM de Sorocaba recebe novas viaturas.


Novas viaturas foram entregues à Guarda Civil Municipal e à Fiscalização, da Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco), destinadas à operação 'Comando na Madrugada', que deverá ser executada nos próximos dias para acompanhar a aplicação da Lei dos Bares em Sorocaba. 
 As viaturas foram entregues durante cerimônia realizada no estacionamento do Palácio dos Tropeiros. Para a Guarda Civil, foram duas caminhonetes Blazer e, para Fiscalização, duas S10 e mais quatro veículos modelos Gol. Também foram entregues mais 50 pistolas PT 380 à GCM e houve, ainda, o anúncio de compra de novos coletes à prova de balas e uniformes para a corporação que, brevemente, deverá passar a contar com mais 60 guardas aprovados em concurso público.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Troca de tiros em tentativa de assalto a um supermercado na Vila Assunção, em Santo André.

Neste final de semana, dois bandidos chegaram ao local em uma moto Falcon preta armados com pistolas. Uma viatura da guarda-civil suspeitou que acontecia algo errado. Antes mesmo dos bandidos darem voz de assalto a equipe realizou a abordagem e começou uma intensa troca de tiros. Um cerco precisou ser feito ao redor do estabelecimento, mas mesmo assim não foi possível capturar os suspeitos. Na confusão que se seguiu aos tiros, os criminosos acabaram fugindo no mesmo veículo em que chegaram. A placa estava coberta, o que dificultou a identificação de algum suspeito. A guarda-civil diz que realizou buscas pelo bairro e redondezas durante o resto do dia, mas nada foi encontrado, marcas de sangue foram vistas nas imediações, mas nenhuma pessoa de bem foi ferida.

Homem morre afogado ao fugir da Guarda Municipal

Um homem de 39 anos morreu afogado na tarde deste domingo (10) no Rio Sapucaí, em Santa Rita do Sapucaí (MG), depois de fugir da Guarda Municipal.
O suspeito teria assediado uma jovem próximo ao local, que acionou os Guardas, ao perceber a chegada da equipe da GM, ele acabou pulando no rio e se deu mau, ele já tinha passagens pela delegacia de polícia por atos obscenos.

domingo, 10 de junho de 2012

PRÓXIMO CICLO DE CURSOS EAD/SENASP COMEÇA NESTA TERÇA DIA 12

Na próxima terça-feira, dia 12 de junho de 2012 será iniciado o novo ciclo de cursos da Rede EAD da SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública).
Agentes de segurança pública de todo o país terão mais uma oportunidade de absorver e reciclar conhecimentos.

GM de Curitiba, detem dois bandidos armados.

O Guarda Municipal  Frediane e Supervisor Brasil, em deslocamento observaram dois indivíduos em uma moto CG Titan em atitude suspeita, que vendo a aproximação da viatura empreenderam fuga.
Após um acompanhamento tático por cerca de dez quadras, os dois foram abordados e no momento da abordagem não foi encontrado nada com os dois.
Algum tempo depois, um morador da região fez uma ligação para o 153, onde informou que o piloto da moto havia dispensado um objeto em uma rua próxima. Ao chegar no local indicado pelo cidadão os Guardas encontraram um revólver de calibre 32 com quatro munições intactas e uma deflagrada.
Os detidos foram identificados como Wellington Emir Nascimento de 32 anos, com cinco passagens por furto, roubo, tráfico, receptação e uso de entorpecente e seu comparsa como Claudemir Ribeiro da Silva de 43 anos com várias passagens pela polícia e com alvará de soltura de Abril deste ano após  16 anos de reclusão.
Os dois foram encaminhados ao CIAC-SUL(8º) para providências cabíveis.
Fonte: http://supervisoraparecido.blogspot.com.br/

Suspeito de tráfico é preso em flagrante, no Jardim Santo André em Sorocaba, SP

Apesar de tentar fugir da Guarda Civil Municipal, Diego Caíque de Souza Araújo, 19 anos, foi detido na tarde deste sábado (9) com porções de entorpecentes no Jardim Santo André. De acordo com a GCM, o rapaz possui um ato infracional pelo mesmo crime, registrado em 2010. Na ocasião, além de drogas, um carro foi apreendido. 
Guardas membros da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) patrulhavam a pista de caminhada da avenida Ulysses Guimarães e notaram quando Caíque entregou algo para o condutor de um veículo escuro. Quando percebeu a aproximação da viatura, o rapaz tentou fugir, correndo para uma rua sem saída. Lá ele foi encurralado e acabou se entregando.
Com ele foram apreendidas porções de cocaína e certa quantidade em dinheiro. Para justificar a atitude, o jovem disse que vendia drogas para pagar o veículo que foi apreendido quando foi detido pela primeira vez. Ele disse que ficou devendo R$ 2,5 mil para um criminoso. 
 A ocorrência foi apresentada no Plantão Policial Norte, onde Caíque foi indiciado por tráfico de drogas. Ele será levado ao Centro de Detenção Provisória, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Trio de assaltantes tenta se esconder de Guarda Municipal e PM dentro do rio Paraguai.

Nem mesmo o frio fez um trio de assaltantes abandonar a ideia de tentar fugir, se escondendo dentro do rio Paraguai. Segundo informações da Guarda Municipal, três pessoas abordaram uma equipe da Guardas Municipal, que fazia ronda pela região portuária em um veículo, informando-a que haviam acabado de serem assaltadas por um trio.
 As vítimas contaram que os criminosos estavam com armados com uma faca e um revólver e levaram pertences como aparelhos de telefone celulares e correntes. Como os integrantes da Guarda Municipal de Campo Grande, não utilizam arma de fogo, tiveram que pedir apoio para a Polícia Militar. O trabalho conjunto acabou encontrando os autores do roubo dentro do rio Paraguai: um, estava embaixo de um lancha, e os outros dois em meio a camalotes (vegetação aquática)
 Com o trio foram encontradas: uma toca, estilo ninja; uma chave de veículo; e uma faca, porém, o revólver descrito pelas vítimas, não foi achado. Os autores e as vítimas foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil de Corumbá.
Correção: O rio Paraguai encontra-se na região de Corumbá e Ladário e não em Campo Grande! Existe um erro de geografia na noticia!

Atuação de guardas é questionada.


Com a ampliação dos debates sobre os problemas de segurança pública envolvendo os mais diversos segmentos sociais, a Guarda Municipal é apontada como uma das alternativas para reforçar o policiamento em alguns pontos críticos da Cidade de Mogi das Cruzes.,
Pois a policia que apesar de ser responsável pela segurança pública, não consegue impedir as ocorrências de consumo de drogas e vandalismo, denunciados constantemente pela população. Os guardas são responsáveis especialmente pela fiscalização de espaços públicos, para impedir depredações e danos ao patrimônio municipal. A Prefeitura mantém em seus quadros um efetivo de 192 profissionais, que trabalham desprovidos de armamento, em caráter preventivo, a população questiona,"porque não armar os Guardas, e reforçar a segurança do municipio".

Concurso da Guarda Municipal de Curitiba