Curitiba terá na Guarda Municipal Grupamento de Proteção Animal

Foto da extinta Guarda Verde de Cutitiba

 Guardas Municipais de Curitiba serão selecionados para atuarem na proteção de animais, anunciou o médico veterinário Alexander Welker Biondo, diretor do departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O departamento responde pelo Zoológico do Parque Iguaçu, Museu de História Natural e Rede de Proteção Animal, entre outros setores.
“Nossas três metas principais são o combate aos maus tratos, o investimento na educação com foco na proteção animal e as castrações”, afirmou. Biondo atuou nos últimos anos como professor de Zoonoses e Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal do Paraná.

Ele informa que o departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna tem compromissos que fazem parte do plano de governo da atual gestão. Entre outros, controlar a população de cães e gatos da cidade, os maus tratos a todas as espécies e o abandono e criar o Fundo Municipal de Defesa e Proteção Animal.

Outras metas são controle e restrição do comércio, ações contra criadouros clandestinos; substituição do uso de animais para tração por meios alternativos; formulação de política específica para os chamados “acumuladores”, com acompanhamento psiquiátrico e retirada dos animais quando necessário; a implementação de unidades móveis de atendimento veterinário; a criação do Selo Amigos dos Animais para estabelecimentos comerciais, clínicas e veterinários autônomos; entre outros.


Inicialmente quatro homens do efetivo da Guarda Municipal de Curitiba serão selecionados e treinados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: