Guarda de Itupeva recebe treinamento de técnicas ultilizadas pela Swat.

Técnicas de incursão tática em ambientes fechados utilizadas pela Swat, a unidade de elite da polícia norte-americana, foram ensinadas, ontem, a guardas municipais de Itupeva. O curso, de um dia, teve início às 9h, com ilustrações em slides no anfiteatro da prefeitura, e terminou por volta das 16h, com demonstrações práticas no futuro prédio da GM, localizado na avenida dos Emancipadores, no Centro.

Nilson Liboni, secretário-adjunto de Segurança Pública da cidade e responsável pelo curso, explicou que o objetivo das aulas é preparar os Guardas municipais para ocasiões em que sejam necessárias as aplicações de tais técnicas. "Há também a questão da segurança dos Guardas e dos Munícipes, sem nos esquecermos do trabalho comunitário, que é o nosso foco", disse o instrutor.

Especialista em defesa pessoal, Liboni contou ter aprendido o que ministrou ontem com a Swat, durante suas passagens pelos Estados Unidos, onde também ensinou ao departamento de polícia da cidade de Olathe, no Condado de Johnson, no Kansas.

O curso - Durante as aulas, cerca de 25 Guardas aprenderam técnicas de posicionamento para entrada em ambientes fechados. Em grupos de quatro ou cinco agentes, as equipes se dividiam em torno do prédio e, com a utilização de armas curtas, faziam a incursão coordenada no ambiente.
Idealizador do curso, o comandante da GM, Vladimir Manzatto, acompanhou as instruções, comentando que "caso haja a necessidade de atuar nesse sentido, a GM estará preparada". "Esse tipo de instrução faz parte do projeto que temos, que é o de humanizar a Guarda, sociabilizá-la e, evidentemente, não esquecer da questão de instrução operacional, adequada aos grandes centros urbanos", declarou. Segundo Manzatto, a GM de Itupeva conta atualmente com 55 agentes, com previsão para abertura de concurso para a contratação de novos Guardas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: