Projeto de lei quer garantir maior autonomia à Guarda Municipal de Corumbá MS:.

Emenda a Lei Orgânica do Município apresentada pelos vereadores Tadeu Vieira , Marcelo Iunes, Evander Vendramini , Luciano Costa, Antonio Sabatel , Yussef Salla  e Ronaldo da Saúde , na sessão da Câmara Municipal, define atribuições, competências e dá mais autonomia à Guarda Municipal.

A iniciativa, segundo o vereador Tadeu Vieira, é legitimar o trabalho e a função da Guarda Municipal como um órgão auxiliar de apoio às forças de segurança pública e ganhou força desde o episódio em que guardas municipais prenderam em flagrante um ladrão e o Ministério Público suspendeu a ação, alegando que a função do órgão municipal é meramente de guardar o patrimônio público.

O projeto altera o artigo 95 da Lei Orgânica, que define a Guarda Municipal como "uma força auxiliar destinada a proteção de seus bens, serviços e instalações". A nova redação acrescenta que é tarefa do órgão proteger "a integridade física dos cidadãos no município de Corumbá". Segundo o vereador Tadeu Vieira, a decisão do MP "tirou a autoridade da GM".

A proposta foi amplamente debatida na sessão e o presidente da Casa, Marcelo Iunes  garantiu que o projeto terá tramitação de urgência para que possa ser aprovado o mais rápido possível. "Qual é o nosso maior patrimônio? Não é o cidadão? Então, é dever da Guarda Municipal garantir a segurança da população", argumentou Iunes. O vereador Tadeu Vieira lembrou que a Guarda Municipal de outras cidades, trabalha armada e conta com quartel, se constituindo em um órgão altamente treinado. 

Durante os debates, os vereadores que subscrevem o projeto afirmaram que falta vontade política para valorizar a corporação, lembrando que o município garantiu R$ 1,2 milhão para aparelhar e estruturar a GM e os recursos podem ser inviabilizados. "Não podemos deixar que isso aconteça, nosso projeto deve ser de todos os vereadores", reforçou Tadeu Vieira.
As informações são da Assessoria de Imprensa do Legislativo
 
Corumbá é um município situado no estado de Mato Grosso do Sul, de acordo com estimativas do IBGE de 2012, possui uma população de 104 912 habitantes (sendo assim a quarta cidade mais populosa de Mato Grosso do Sul)

GUARDA MUNICIPAL
Endereço: Parque Marina Gatáss – rodovia Ramon Gomez
Telefone: (67) 3231-9022 


Matéria sugerida pelo amigo leitor:
Prezado amigo, estou enviando para vc a noticia sobre
a Guarda Municipal de Corumbá-MS e gostaria q se possivel publicasse em seu
blog para conhecimento de toda a nação azul marinho.
HONAPIO CARVALHO NETO
GUARDA MUNICIPAL - 3ª CAT 
http://guardamunicipalcuritiba.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: