Guarda Municipal de Boa Vista comemora 23 anos

A solenidade comemora os 23 anos da corporação e será realizada na própria sede da Guarda.A Prefeitura de Boa Vista promove nesta sexta-feira (8), a solenidade de formatura de agentes que atuam nos grupos de operações especiais da Guarda Municipal. A solenidade comemora os 23 anos da corporação e será realizada na própria sede da Guarda, que fica na BR-174, s/n, próximo ao Contorno Oeste, a partir das 8h.

“A Guarda Municipal desempenha um importante papel social ao promover a segurança da nossa população, preservando o patrimônio e logradouros públicos da cidade, coibindo atos criminosos e de vandalismo. Por isso, uma das primeiras medidas que adotei ao assumir a Prefeitura foi retomar os serviços de ronda ostensiva. Além disso, vamos realizar uma série de investimentos para adquirir novos equipamentos e fortalecer a atuação da Guarda Municipal na cidade”, disse a prefeita Teresa Surita.

A Guarda antes tinha um papel de coadjuvante dentre as corporações de segurança. Em suas últimas gestões Teresa trabalhou para reformular a estrutura, tirando do profissional a imagem apenas de vigilante de prédios públicos e instituindo uma Guarda cidadã. Foi também Teresa que abriu pela primeira vez vagas para mulheres na corporação, por meio de concurso público realizado em 2001. Nas gestões de Teresa foi instituído ainda o Estatuto da Guarda Municipal, regulamentando o sistema de progressão funcional dos servidores, e foi implantada a Ciclo Patrulha.

Criada em março de 1990, a Guarda Municipal conta hoje com um efetivo de 290 profissionais que fazem parte dos grupos de Ciclo Patrulha, responsável pela segurança da área central da cidade; Gtan (Grupo Tático Municipal), que atua nos bairros mais distantes do Centro; e o ROMU (Rondas Ostensivas Municipais), que trabalham nas ações de flagrantes e chamados emergenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: