Guarda Municipal de Proteção Animal, Curitiba PR

Uma vela teria causado a tragédia.
43 cães morreram durante incêndio a uma casa de madeira, que ficou totalmente destruída, na madrugada de ontem, no Boqueirão. A dona do imóvel, identificada apenas como Maria, conseguiu escapar das chamas que tomaram conta da residência de aproximadamente 70 metros quadrados. Uma vela teria dado início ao fogo.

Agentes do setor de Proteção Animal da Guarda Municipal e funcionários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente foram até o endereço, no início da tarde de ontem, para resgatar os animais sobreviventes e recolher os mortos. Segundo Alexander Biondo, diretor da Rede de Proteção Animal, 29 cachorros foram encontrados com vida, sendo nove filhotes. 43 morreram, mas pode ser que outros ainda sejam encontrados debaixo das cinzas.


 A dona da casa pulou a janela para fugir do fogo. Já boa parte dos cães que estavam dentro da residência não conseguiu sair e morreu debaixo do assoalho, todos amontoados num canto, tentando fugir. Ontem à tarde, sobreviventes ainda perambulavam pela região atordoados.
O trabalho dos Guardas foi acompanhado por integrantes de organizações não-governamentais que trabalham com a doação e proteção de animais. Daniela Annunziato, da ONG Pro Bem e moradora da região, disse que Maria já chegou a acumular mais de 100 cachorros no terreno. “Mês passado, consegui resgatar 42 cães”, contou. Depois de denúncias da vizinhança, a água e energia elétrica foram cortadas e Maria - que morava na casa havia pelo menos três anos -estava prestes a ser despejada. Segundo Biondo, para que a vizinhança não a denunciasse mais pelo acúmulo de cães, ela escondia os bichos dentro de casa. Foram justamente os 43 escondidos que morreram. Os outros que estavam livres no pátio sequer sofreram queimaduras.

De acordo com Daniela, alguns cães resgatados com vida foram encaminhados para a Sociedade Protetora dos Animais, outros foram levados para abrigos e há cachorros que já foram adotados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: