Você sabe o que é Krav Magá?

Você sabe o que é Krav Magá? Desenvolvida em Israel durante a Segunda Guerra Mundial, para auxiliar o exército no combate corpo a corpo, a arte de defesa pessoal vem ganhando cada vez mais espaço entre os  atuantes na área de segurança Pública, que veem na modalidade uma forma de preparação para momentos hostis. Na Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), o Krav Magá já faz parte dos treinos de diversos profissionais, sejam eles homens ou mulheres.

"Trata-se de uma modalidade que trabalha fortemente o lado psicológico dos guardas, pois visa mantê-los focados e lúcidos em momentos de grande estresse ou tensão. Atualmente, estamos com duas turmas de 20 alunos na Guarda Municipal de Fortaleza, e a evolução deles têm sido muito grande", comenta o instrutor e presidente da Federação Brasileira I.D.S Krav Magá, Roberanes Santos.

Durante os treinamentos, os Guardas trabalham técnicas de imobilização e reação contra ataques de armas, sejam elas brancas ou de fogo. "Obviamente que usamos um armamento falso, mas procuramos nos aproximar o máximo possível de uma situação real, onde eles precisam tomar decisões rápidas e certeiras", observa Roberanes.

Há cinco anos na GMF, Michel Araújo explica que o Krav Magá passa mais confiança para os Guardas durante as operações. "A modalidade é extremamente útil quando, por exemplo, precisamos imobilizar e algemar um indivíduo. Acaba trazendo mais segurança para a nossa integridade, assim como para a do indigente", diz Michel.

De acordo com Kléber Silva, da Guarda Municipal de Pacatuba, a arte de defesa pessoal já lhe foi bastante útil durante alguns eventos, tendo em vista que é preciso improvisar. "No Carnaval, por exemplo, uma situação completamente inesperada pode acontecer e precisamos estar preparados, Com o Krav Magá, porém, sabemos exatamente o que fazer, seja qual for a situação", afirma Silva.

Sem competição

Apesar de toda a atual empolgação com as artes marciais, impulsionada em grande parte pelo sucesso das competições de MMA, o Krav Magá segue outra vertente e não é uma modalidade competitiva, já que sua técnica visa a legítima defesa e simula situações reais de perigo.

O instrutor Roberanes, aliás, faz uma comparação inusitada entre o Krav Magá e o MMA. Conforme diz, "tudo aquilo que é proibido no UFC, por exemplo, acaba sendo mais uma arma para os praticantes da modalidade. Obviamente que apenas simulamos nos treinos, mas há técnicas onde o dedo no olho e o chute ou joelhada na genitália são fundamentais", comenta.

Edição: http://guardamunicipalcuritiba.blogspot.com.br/

2 comentários:

  1. No Paraná uma equipe de oficiais do Serviço de Inteligência do Exército Brasileiro, SIEB, com capitão Guilherme a frente, foi até a academia de ninjutsu , onde constatou as técnicas de ninjutsu a eles apresentadas realmente são à prova de falha, tanto que recomendou ao COMANDOS , grupo este que recebeu por 6 semanas, treinamento que lhe rendeu elogios e agradecimentos até em formatura militar por treinar os militares que foram para o HAITÍ, com braçadeira da PE e c´pacetes azuis da ONU.
    futuros delegados e policiais militares que frequentam a escola de policia cicil do Paraná, treinam ninjutsu, pois sabem que os melhores grupos de elite do mundo treinam ninjutsu, GSG9, FBI, SAS, MARINERS, DELTA FORCE, FOCAS, LEGIONÁRIOS... OS MELHORES TREINAM COM OS MELHORES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário colega, tive a honra de me formar na escola superior de policia civil do Parana, e realmente é uma escola de elite, quase todas as artes Maciais são de extrema eficácia, desde que bem treinadas e praticadas constantemente, pois se não se pratica, cai no esquecimento e na hora que precisa dá o famoso branco e ai já era, todas as Artes marciais merecem o devido respeito, Abraços e seja bem vindo.

      Excluir

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: