Cães reforçam trabalho de segurança preventiva da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu PR




Táh-táh e Mia, cães da raça pastor alemão belga Malinoa, começam esta semana a integrar à equipe da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu.

Eles foram cedidos por um canil da cidade, onde são treinados desde filhotes

"Foi um termo de cooperação celebrado entre o município e a empresa, sem custo ao município. Só vem para somar com os trabalhos da Guarda Municipal na segurança preventiva. Nós temos este projeto com dois cães e que atendem a demanda", ressaltou Cleomar Paulo Farias, secretário Municipal de Segurança. 

Em uma demonstração, várias caixas de madeira foram colocadas no pátio do Canil. Em uma delas, estavam escondidas drogas e munições. Mia foi rápida em achar os produtos ilícitos e chamar a atenção de seu comandante.

Táh-Táh, logo que recebeu a ordem de atacar um suspeito, consegue mobilizá-lo; soltando somente quando é orientado. Para o transporte da equipe K-9 da Guarda Municipal, uma viatura foi adaptada. "Irão trabalhar para detectar entorpecentes, sempre dando apoio a outras forças de segurança. Treinamos a fêmea ainda para achar pessoas perdidas e o macho para capturar bandidos escondidos em matagais e residências", contou Ezequiel Bertoline, subinspetor da Guarda Municipal. 

Não basta qualquer pessoa aprender ou saber os comandos. Táh-táh e Mia sabem quem devem obedecer. "O cão obedece ao líder da matilha. Então deve ser qualificado para operar o cão. Eu serei um deles, já que fiz vários cursos. Estamos capacitando outro guarda para fazer o mesmo", disse Bertoline.

Fonte:http://catve.tv/noticia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: