Em dois meses, Guarda Municipal faz 114 autuações por pichação em Curitiba.


Foi divulgado um balanço da campanhaPichação é Crime: Denuncie”, Coordenado pela prefeitura de Curitiba em parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP). 
Em dois meses de ação, foram registradas 593 denúncias pela Guarda Municipal. Dessas, 114 resultaram em autuações com aplicação de multas educativas aos pichadores.

Segundo os dados da Guarda, a média de denúncias em fevereiro nos últimos anos ficava em 50 chamadas. No mesmo mês em 2013, foi registrado um aumento de 324% no número de denúncias, totalizando 212.

“Esses números mostram que essa campanha trouxe para a cidade um sentimento de cuidar do que é nosso.

 As pessoas despertaram e agora querem zelar pelas cores da cidadania. Curitiba não está mais fechando os olhos para essa agressão”, afirmou o vice-presidente da ACP, Camilo Turmina.

A meta da campanha é reduzir em 50% a ações dos pichadores em um período de seis meses. Pensando nisso, ela conta com uma união de esforços entre o município, através da Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, a ACP e entidades particulares.

“É uma iniciativa que está dando resultado e que só traz benefícios para cidade. Esperamos intensificar a conscientização e o combate à pichação nos próximos meses, em parceria com a ACP”, disse o prefeito Gustavo Fruet em entrevista ao site oficial da prefeitura.

Punições
Do total de 114 autuações realizadas desde o início da campanha, 58 infratores são menores de idade. A pichação é um crime previsto no artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais, cujo flagrante prevê pagamento de multa administrativa de R$ 714,20.
Além da multa, os menores de idade cumprem pena alternativa e os maiores são encaminhados à delegacia do Meio Ambiente e ao Juizado Especial Criminal. Os infratores também ficam impedidos de participar de concurso público municipal pelo período de dois anos.
Para os adolescentes detidos em flagrante, a participação em uma palestra é uma das medidas socioeducativa impostas. Em média, cada um deles cumpre 80 horas de atividades, o que pode incluir a limpeza e pintura de imóveis pichados, entre outras tarefas.
http://guardamunicipalcuritiba.blogspot.com.br/
Fonte:www.gazetadopovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: