Guarda municipal participa de curso de capacitação profissional


Cento e quatro Guardas Municipais do Rio Grande irão passar por um curso de capacitação profissional, chamado "Academia de Guarda". 

Sete deles já concluíram e 33 dos 97 guardas restantes, estão participando do curso, com 475 horas/aula, ministrado na sede dos Bombeiros.

O convênio, assinado pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer, é celebrado pela União Federal, por intermédio do Ministério da Justiça e do município de Esteio.

O processo licitatório para a qualificação foi vencido pela Faculdade de Direito de Santa Maria, salientou. A iniciativa já formou 618 guardas em todo o Estado. E neste momento, estão acontecendo capacitações em Porto Alegre, Canoas e em Rio Grande.

O coordenador do Núcleo de Segurança Cidadã da Faculdade de Santa Maria (Fadisma), Eduardo Pazinato, informa que o curso é vinculado a um projeto cujos recursos foram captados pelo município de Esteio, junto a Secretaria Nacional de Segurança Pública. Explica que o objetivo é capacitar as guardas municipais do País, para que tenham parâmetro de operações táticas semelhantes, respeitando-se as peculiaridades de cada região.

O curso segue ainda as recomendações propostas pelo Governo Federal. "Envolve disciplinas de policiamento comunitário, gestão da informação, direitos humanos, gestão integrada da segurança, enfim, uma formação completa nessa nova identidade da guarda municipal que atua como agente de prevenção de violências e mediação de conflitos", ressalta Pazinato. 

Segundo ele, o valor médio de cada formação é de aproximadamente cinco mil. Através do convênio, o Município investirá apenas R$ 45,86 por guarda efetivamente formado.

O prefeito, que esteve ontem na abertura do curso de capacitação, encaminhará projeto de lei para a Câmara de Vereadores, para que os guardas mnunicipais que estejam participando do curso "Academia de Guarda", recebam uma bolsa formação, para que sirva de estímulo para que outros busquem a capacitação.
www.jornalagora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: