Guarda Municipal será capacitada para ser a Polícia do Municipio em Linhares ES

Uma comissão da secretaria municipal de segurança de Linhares está com as atenções voltadas para as normas que visam regulamentar a atividade da Guarda Municipal, que há 47 anos existe com a única função patrimonial, ou seja, para zelar pelas praças, vigiar colégios, entre outros.

“Em Linhares temos Guarda Patrimonial que passará a ser oficialmente Guarda Municipal, podendo ter poder de polícia, desde que devidamente capacitada para tal”, explica o secretário de comunicação, Roberto Cordeiro.

Ao explicar melhor a demanda, o secretário disse que os servidores do setor também serão recrutados para as funções, com variação de graduação e de cargos, passando a ter armas e coletes balísticos. Os próximos concursos públicos para o ofício de Guarda Municipal, inclusive, de acordo Roberto, já serão nos moldes do realizado para policial militar.

Com a nova responsabilidade, os Guardas Municipais passam a ter adicional de insalubridade, que é previsto para trabalhadores expostos a situações e contextos nocivos à saúde no desenvolvimento de suas funções. Hoje Linhares conta com 210 guardas patrimoniais, sendo que 50 deles são operacionais para atuarem com viaturas, e os demais em locais fixos.

O projeto de Lei que regulamenta a função da Guarda Municipal em Linhares, de acordo com previsão do secretário, deverá chegar à Câmara Municipal em 60 dias.
www.sitedelinhares.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: