Fortaleza: Guarda Municipal começa a ajudar na segurança.


Depois de muito tempo recebendo reclamações por insegurança e constantes assaltos, o Zoológico Municipal Sargento Prata agora possui, diariamente, agentes da Guarda Municipal na tentativa de amenizar os problemas.

De fevereiro para cá, foram registradas quatro ocorrências por uso de drogas, duas tentativas de assalto utilizando armas brancas, uma tentativa de furto e algumas tentativas de depredação do patrimônio físico. As informações foram fornecidas pelo comandante do Pelotão Ambiental da Guarda Municipal, Marcílio Távora. Segundo ele, os seis GMs  ficarão no zoológico entre 8h e 16h, todos os dias.

Para o porteiro Luiz de Sousa, o passeio no zoológico está bem mais tranquilo do que antes. “Pensei em trazer meus filhos ano passado, mas vi reportagens sobre a insegurança e solicitei o cancelamento da viagem ao colégio deles. Hoje (ontem), a visita foi muito boa e tranquila”, diz.

Formação
Entre as ações para melhorar a segurança da Cidade, foi aberto um curso de capacitação para 250 Guardas Municipais. Dividido em dez ciclos, a formação trabalha aprimoramento de técnicas de prevenção e simulação de situações possíveis no cotidiano dos Guardas Municipais.
Até agora, foram realizadas oito fases do curso. Segundo a coordenadora do Núcleo de Treinamento Operacional da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, Denice Braga, o nono ciclo ocorrerá entre 3 e 7 de junho; e o décimo, entre os dias 10 e 14 de junho.

“Os instrutores são servidores da instituição (Guarda Municipal) que têm capacitação na área”, pontua. As aulas são realizadas na sede do órgão e em pontos estratégicos da Cidade. De acordo com o subinspetor do Pelotão Ambiental, Antônio Ribeiro Cordeiro, as demonstrações foram úteis por fazer parte “da realidade vivenciada no nosso trabalho”.

O Zoológico
Sargento Prata, localizado no Passaré em Fortaleza Ceará, possui mais de quatro hectares. Existem duas entradas oficiais: a catraca e uma passagem alternativa, pelo Horto Municipal.

Fatos que aconteceram antes da implantação da GM:
  Um grupo de 65 crianças foi assaltado, enquanto participava de um passeio escolar.

Dias depois, três assaltantes promoveram um arrastão. As vítimas - turistas do Piauí e Icó, e moradores de Fortaleza - foram abordados por um adolescente portanto um rifle, enquanto outros dois utilizavam facas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: