Guarda Municipal se reúne com praticantes de Parkour


Guarda Municipal de Curitiba se reuniu com representantes do Grupo GAP Parkour, na Praça 29 de Março, para debater o uso dos espaços públicos de Curitiba para a prática do esporte.

Ficou definido que será elaborado um documento, no qual os esportistas se comprometem a conservar o patrimônio público durante a prática do esporte. A Guarda Municipal também sugeriu que seja criada uma entidade que represente oficialmente os praticantes do Pakour.

“A Guarda Municipal apoia toda e qualquer prática esportiva”, disse o diretor da corporação, Cláudio Frederico de Carvalho. “Temos a preocupação de zelar pela segurança e bem-estar dos cidadãos, bem como preservar o patrimônio e garantir que os espaços públicos possam ser utilizados pela população, mas sempre apoiaremos a prática de esportes, que são muito bem-vindos em Curitiba”, comentou.

Criado na França na década de 1980, o Pakour é inspirado em técnicas militares e seu princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante — desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto — pode ser praticado em áreas rurais e urbanas, como praças e parques.

O representante dos esportistas, Cássio Dias de Andrade Jr., que dá aulas de Pakour em Curitiba, saiu satisfeito da reunião. “Pela primeira vez, em oito anos que praticamos o esporte na cidade, fomos ouvidos pela Prefeitura”, disse.

Segundo ele, há cerca de 70 praticantes de Pakour em Curitiba e a cidade já recebeu quatro encontros nacionais e um paranaense na última década. “Sempre fizemos tudo sozinhos, sem apoio algum do poder público, por isso estamos bem satisfeitos agora”, afirmou Andrade.

Os esportistas acreditam que, a partir da conversa com a Guarda Municipal, o esporte irá ganhar mais espaço e se tornar mais conhecido dos curitibanos. “Vamos mostrar para a sociedade que o nosso esporte existe e que não temos intenção alguma em prejudicar o patrimônio público, muito pelo contrário”, explicou.

http://www.curitiba.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: