PREFEITO DE ARACAJÚ NOMEIA 150 NOVOS GUARDAS MUNICIPAIS E ANUNCIA CONCURSO PARA 450 VAGAS


O prefeito de Aracaju, João Alves, nomeou nesta quarta-feira 15, 150 novos guardas municipais, implementando a corporação que já vem sendo considerada referência para outros estados do Nordeste. João Alves ainda anunciou a abertura do concurso público para mais 450 vagas na Guarda Municipal, resultado da visão de um prefeito voltado para o bem estar da sociedade.


Os guardas municipais empossados hoje são excedentes do último concurso da categoria, que há mais de um ano estavam aguardando ansiosos pela nomeação - muitos até mesmo sem mais expectativa de integrar o quadro da Guarda. Sensibilizado com essa situação e tendo como meta extinguir a criminalidade do convívio da população em meio a locais públicos, João Alves disse que a incorporação desses jovens como guardas municipais é um fato da maior importância.

Visitei algumas cidades que nos motivaram a transformar todos os parâmetros da Guarda Municipal. Em todos os municípios que passamos presenciamos a Guarda com uma nova visão. Não apenas para preservar o patrimônio público municipal, mas para, sobretudo, proteger o que temos de maior valor que é a população aracajuana, disse o prefeito destacando que os locais em que foram implantados novos moldes na GM se transformaram nas cidades mais tranquilas do país, onde os guardas são tratados com muito respeito. Temos certeza que Aracaju se transformará na cidade mais segura do Nordeste brasileiro, garante João Alves.

Os investimentos na segurança municipal não param por aí. O prefeito aproveitou a oportunidade para anunciar a abertura do concurso público de mais 450 vagas na Guarda Municipal. Até o final do ano serão mais de mil guardas em atividade, triplicando o efetivo inicial. Os investimentos em cursos de formação dos novos guardas são inúmeros. Não se faz segurança apenas com armamento, mas também com equipamentos como câmeras de alta precisão instaladas nas portas das escolas, nas praças e nos bairros da periferia.

Além disso, João Alves anunciou que está adquirindo o que há de melhor em tecnologia para a segurança dos cidadãos. Dentre eles está a Unidade Móvel de Vídeo Monitoramento, onde um furgão, com uma câmera que gira 360° instalada na ponta de uma antena, com capacidade de chegar a até oito metros de altura e captar imagens num raio de 3km. 

Esse aparelho será significativo para grandes eventos como o Forró Caju e o Pré Caju, onde poderemos ver tudo que acontece com precisão. Mas é importante que se ressalte que a GM ainda não está com seu efetivo completo e está em fase de treinamento, disse. O prefeito enfatizou que a corporação terá um setor apenas para atuar nas escolas municipais, na segurança dos alunos e dos professores e principalmente desenvolvendo propostas que instruam as crianças a se afastarem das drogas.

Temos também que investir na iluminação dos bairros da periferia e em locais considerados perigosos, já que, a escuridão é o incentivo para a ação livre dos marginais. Os locais que têm boa iluminação e câmera, que passa a ser os olhos da Guarda a distância, transmitem a segurança para a população que tanto precisa.

Bastante feliz com a chegada dos novos Guardas Municipais, a secretária da Defesa Social e Cidadania, Georlize Oliveira Teles, destacou o entusiasmo da nova turma que está com disposição para trabalhar. Temos encontrado no prefeito João Alves apoio incondicional para que a Guarda Municipal cumpra sua função. Só quem ganha com isso é o povo aracajuano. Chegamos até aqui graças à somação de esforços de todos os parceiros de equipe. De acordo com Georlize, o curso de formação dos novos guardas municipais começa no dia 20 desse mês, formando profissionais qualificados para atender a sociedade.

O coronel Enilson Aragão, diretor geral da Guarda Municipal, disse que o aumento do efetivo era esperado há muito tempo, potencializando as suas ações. Esse grupo era bastante aguardado, especialmente com o Forró Caju que se aproxima. Sintonizados com a secretária Georlize, já determinamos que sejam incluídas no curso disciplinas para atuação da Guarda em grandes eventos, em espaços públicos e em todos os locais que houver a necessidade.

http://www.faxaju.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: