GM de Araraquara ganha 25 pistolas elétricas de choque para atuar na rua

Vinte e cinco armas não letais foram entregues à Guarda Municipal de Araraquara, SP (Foto: Kris Tavares/Tribuna Impressa)A Guarda Municipal de Araraquara (SP) recebeu 25 pistolas elétricas de choque, neste sábado (13), capazes de neutralizar sem causar lesão. As armas não letais serão utilizadas pelo efetivo nas ruas já na próxima semana, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura. A entrega do equipamento ocorreu na sede da Secretaria de Segurança Pública no período da manhã.

Durante a semana, 25 dos 90 guardas municipais passaram por um curso de formação exigido pelo Exército Brasileiro para poderem utilizar as armas, o que deve reforçar os serviços da Guarda Municipal na segurança pública da cidade.

 
Entre as principais características das pistolas estão: mira a laser, alcance de até 10 metros, dispositivo de dupla ação, que evita acionamento acidental, cartucho com trava de proteção, corte automático da corrente após cinco segundos do momento do disparo, o que dificulta a ocorrência de choques prolongados de forma involuntária, e liberação de 40% menos energia em relação às armas importadas, o suficiente para incapacitar temporariamente um indivíduo e com muito mais segurança.
GM realizou demonstrações da utilização das armas não letais em Araraquara (Foto: Sergio Pierri/Prefeitura de Araraquara)GM realizou demonstrações da utilização das armas não letais (Foto: Sergio Pierri/Prefeitura de Araraquara)
Três viaturas não-operacionais, usadas para serviços administrativos, três notebooks e 25 novos radiocomunicadores também foram entregues à GM neste sábado. A organização receberá ainda 15 computadores, impressoras e mobiliário que serão adquiridos.

Verba
Os novos equipamentos foram comprados com recursos do Ministério da Justiça, que firmou convênio de RS 400 mil com a Prefeitura no final do ano passado. Além do uso das pistolas, os guardas municipais de Araraquara já eram equipados com gás de pimenta, tonfa - uma espécie de cassetete, e coletes à prova de balas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: