Praça Santos Andrade recebe módulo móvel da Guarda Municipal

No início da manhã desta segunda-feira (12), a Operação Módulo Móvel Itinerante (MMI), da Guarda Municipal de Curitiba, se instalou na Praça Santos Andrade, no Centro da cidade. A Operação já percorreu dez outros pontos estratégicos nos últimos meses.

Após permanecer por 15 dias num local, o módulo é deslocado para outro ponto. A região que recebeu a Operação continua sendo monitorada com rondas intensas.

“É muito bom ter a Guarda Municipal aqui na praça”, disse a professora aposentada Graciete Correia, que mora há mais de 40 anos  em um prédio na frente da Santos Andrade. Ela passeia diariamente com seus cachorros e costuma ser abordada por moradores de rua e pedintes. A moradora conta que já presenciou a ação de pequenos traficantes na praça, o que gera muita insegurança. “Espero ter agora mais tranquilidade para andar por aqui”, afirmou.

A Operação da Guarda Municipal tem o apoio da Secretaria Municipal da Saúde e da Fundação de Ação Social (FAS), que ficam responsáveis pelos encaminhamentos a pessoas encontradas em situação de risco. Antes do início de cada Operação, a Guarda  faz um rastreamento da área, com a presença de cães farejadores.

“Sinto-me mais segura com a Guarda por perto”, disse a consultora de estética Raquel Moreira, que trabalha nos arredores da Praça Santos Andrade e passa todos os dias pelo local. “Hoje, se eles não estivessem aqui, dificilmente eu poderia estar sentada tranquila neste banco da praça”, afirmou.

O módulo itinerante conta com a presença constante de, no mínimo, dois agentes. “Além disso, num raio de um quilômetro, acontecem rondas 24 horas, com viaturas e motos”, explicou o inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, diretor da Guarda Municipal. A Operação atua com dois módulos simultâneos na cidade. O outro está atualmente no bairro Tingui.

O administrador regional da Matriz, Maurício Figueiredo Lima Neto, que esteve na praça para conferir de perto o início da Operação, comentou que resultados efetivos da ação, que teve início em abril, já podem ser conferidos. “Temos tido um retorno muito positivo das associações de moradores, dos conselhos de segurança e da comunidade em geral, por onde a Operação já passou”, afirmou.

Segundo Lima, a Prefeitura de Curitiba tem recebido dezenas de solicitações de diversos bairros para receber o Módulo Móvel da Guarda. “Isso reflete o sucesso da Operação”, disse. A Regional da Matriz engloba 18 bairros da região central da cidade e conta com mais de 200 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: