Guarda Municipal instala módulo móvel em praça do Xaxim

A Guarda Municipal instalou o Módulo Móvel Itinerante (MMI) na praça Esmeralda, no Xaxim. A operação atende à reivindicação dos moradores e comerciantes, que vinham presenciado ocorrência de uso de drogas e  assaltos no local.


“Com o monitoramento, promovemos a manutenção dos espaços públicos para devolvê-los novamente para uso da comunidade. Temos tido um retorno muito positivo da comunidade, comerciantes, conselhos de segurança e associações de moradores, por onde a operação já passou”, disse o Inspetor Cláudio Frederico Carvalho, diretor da Guarda Municipal de Curitiba.

O Módulo Móvel Itinerante tem a função de prevenção e integração. Ao mesmo tempo que intensifica a ronda na região, trazendo melhoria na segurança do bairro, os agentes se aproximam da população e comerciantes. Visitam o comércio, escolas e residências, em um raio de dois quilômetros do módulo, criando uma relação da Guarda Municipal da comunidade, dentro da visão do policiamento cidadão.
O Módulo Móvel Itinerante esteve em todas as praças centrais de Curitiba e em pontos considerados críticos pelas administrações regionais. “Aqui na Vila Esmeralda estávamos precisando de mais segurança. Com a Guarda Municipal e o monitoramento da área, vamos poder retornar à praça”, disse Edson Rocha, presidente do Conselho Municipal de Saúde e representante da Associação de Moradores e Amigos do Jardim Europa.
O módulo itinera
nte conta com a presença constante de, no mínimo, dois agentes. “Além disso, a região, que engloba o Jardim Esmeralda, Jardim Itamarati e as vilas Mariana, São Pedro e Maringá serão monitoradas com rondas intensas, 24 horas, com viaturas e motos”, explicou o inspetor Frederico.
Claudemiro da Silva Leite Junior, coordenador da Unidade de Saúde Vila Esmeralda, localizada em frente à praça, disse que a presença da Guarda Municipal muda o entorno. “A praça é tomada por gangues rivais. A partir de agora poderemos utilizar o espaço”, disse.

A Operação da Guarda Municipal tem o apoio da Secretaria Municipal da Saúde e da Fundação de Ação Social (FAS), que ficam responsáveis pelos encaminhamentos a pessoas encontradas em situação de risco.
Participaram da instalação do Módulo Móvel Itinerante da Praça Esmeralda, no Xaxim, o administrador da Regional Boqueirão, Augusto Meyer Neto, alunos do CMEI Jardim Esperança, lideranças comunitárias, moradores e comerciantes do local.

http://www.bemparana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: