Guarda sergipano participa da Copa Brasil Taekwondo

O Guarda Municipal (GM) Geandsson Viana representou mais uma vez o estado de Sergipe no pódio, agora ocupando o terceiro lugar na 23ª Copa do Brasil de Taekwondo. No evento, o atleta competiu na categoria master 1, acima de 80kg, conquistando a medalha de bronze e com pontos que o levaram para a 2ª posição no ranking nacional. A Copa, que foi realizada nos dias 8 e 10 de novembro, ocorreu em Goiânia (GO) e reuniu mais de 600 participantes.
Este foi o último evento nacional do qual o atleta participou neste ano e, como em outras ocasiões, ele contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). "Sem esse apoio não conseguiria continuar, pois é ele quem me dá condições de participar dos eventos. Tanto a Semdec, quanto a direção da GMA abraçam e incentivam o esporte", disse.
O GM Viana contou que o mais importante nesta competição foi a possibilidade de aprender com os próprios erros. "Não busco justificativas ou culpados para as minhas falhas, pois sei que existem limitações que atrapalham no rendimento. Isso faz você perceber que o que importa não é a cor de uma medalha, mas sim o empenho nas disputas. É uma emoção que só sente quem está na luta. O taekwondo é um esporte muito caro e muito sofrido para os atletas sergipanos, que não contam com o apoio necessário e muitos não tem a oportunidade de participar de competições como essas", desabafou o atleta.
Com 22 anos de prática no taekwondo e faixa preta 2º dan, Viana entende que a falta de patrocínio faz com que atletas sergipanos de ponta percam a chance de crescer com disputas promovidas fora do estado e não façam o intercâmbio necessário para a evolução na modalidade. "Aqui não é possível sobreviver apenas do taekwondo, o que é bem diferente de estados como Paraná e Minas Gerais onde os atletas chegam a receber salários. Isso faz de Sergipe um estado sem tradição no esporte e com poucos representantes nas grandes competições", desabafou.
Mesmo treinando sozinho e diante de adversidades, o atleta garantiu a vaga entre os melhores da categoria nacional e pretende continuar competindo. "Sempre que entro na área de luta sinto como se houvesse um ímã que me atrai. Sei que a carreira de uma atleta tem início, meio e fim, mas ainda não sei quando eu vou parar", revelou. Somente neste ano, o GM Viana participou de três competições nacionais, do circuito nordeste e do campeonato sergipano, onde conquistou o 14º título de campeão estadual. Ele se manteve no topo do ranking brasileiro até o início deste ano.
Mais um GM na luta
O GM Miguel Neto é outro atleta que vai à luta, só que a modalidade é o karatê. Entre os dias 15 e 17, ele participará do Campeonato Brasileiro de Karatê, que acontecerá em Teixeira de Freitas (BA). O GM M. Neto é faixa preta, 3º Dan, e defenderá o título de campeão nas categorias kumitê - luta - de 75kg até 80kg e Absoluto (todos os pesos).
"Eu estou com as melhores expectativas, já que irão participar cerca de 15 Estados e, portanto, será bem concorrido com atletas de alto nível. E, claro, espero ser campeão, apesar do tempo corrido entre o trabalho na GMA e a faculdade", relevou o GM.
Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: