Concurso para Guarda Municipal de Salvador BA, teve 54 mil inscritos

Mais de 50 mil candidatos realizaram, na manhã desse domingo (19), a primeira etapa do concurso que irá contratar 1.000 guardas municipais, 18 agentes de Defesa Civil e dez agentes de Segurança Institucional. Com a integração dos aprovados, o efetivo da Guarda Municipal de Fortaleza será dobrado, totalizando assim 2.300 Guardas.

Os candidatos fizeram as provas da primeira fase da seleção na manhã desse domingo. O concurso ainda tem mais duas etapas:

O número de inscritos surpreendeu o Secretário Municipal de Segurança Cidadã, Francisco Veras. "Nossa expectativa era de 40 mil inscritos, mas os 52 mil candidatos para a guarda e os 2 mil para funções administrativas refletem o crescimento da confiança da população no trabalho da instituição. Esse foi o maior concurso de admissão pública dos últimos anos, superando os da Polícia Militar e Agente Penitenciário e perdendo apenas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)", ressaltou o Secretário.

No Campus da Universidade Estadual do Ceárá (Uece) no Itaperi, a movimentação foi tranquila durante a manhã. O maior polo de realização dos exames, dentre os 103 locais de prova na Capital distribuídos em 16 polos, reuniu 4.091 candidatos.

A estudante Jackcilene Moreira, 20, resolveu adiar os planos universitários para se dedicar somente aos concursos públicos. "Estou me preparando com aulas online, apostilas e cursos. Decidi me tornar concurseira em busca de estabilidade financeira", explicou a jovem, que encontrou na Guarda Municipal a primeira oportunidade para alcançar seus objetivos.

O frentista Adriano Silva, 27, também se inscreveu no concurso, mas chegou atrasado ao local e não realizou os exames. "Seria a minha segunda tentativa, mas esqueci o comprovante de inscrição e perdi a hora", comentou consternado com a situação.

Provas
Os candidatos responderam questões de conhecimentos gerais, como Língua Portuguesa e atualidades; e específicos, como Direito Administrativo, Constitucional, Penal e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de perguntas sobre a Lei de Drogas. As provas foram aplicadas entre 9h e 13h.

Antes da Copa

Os novos mil servidores selecionados devem assumir as funções antes da Copa do Mundo. Essa é a expectativa da Secretaria de Segurança Cidadã: "O processo de seleção deve ser concluído até 15 de junho, assim os agentes já poderão trabalhar durante a Copa. Mas o foco deles é sobretudo o benefício da população", esclareceu Francisco Veras.

De acordo com o diretor geral da Guarda Municipal, Antônio Azevedo Vieira Filho, o concurso terá mais duas fases: a segunda compreende os exames físicos e psicológicos e a terceira, o curso de formação. "Os novos agentes vão trabalhar no pelotão, em terminais, nas praças e em prédios públicos", comentou.

Esquema de trânsito

Para garantir o deslocamentos dos candidatos até os locais de prova, um esquema especial de trânsito foi montado. A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) disponibilizou agentes nas ruas para coordenar o tráfego nos polos onde o exame foi aplicado. Na Avenida Dedé Brasil, duas equipes fixas organizaram o fluxo de veículos.

Já a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) concedeu 24 ônibus a mais do que a frota comum no fim de semana. Os coletivos saíram a partir das 6h de todos os terminais. Além disso, a Guarda Municipal disponibilizou 150 guardas para fazer a segurança.  

http://diariodonordeste.globo.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: