Guarda Municipal de Fortaleza; Pelotão de Segurança Escolar participa de cursos de Taser

O grupamento, recém criado, fará a segurança nas escolas públicas municipais e seu entorno, nos horários de entrada e saída dos alunos
Descoldrear rapidamente, alinhar a mira de maneira precisa, puxar o gatilho de forma lenta e gradual. Esses são alguns dos conhecimentos que a instrutora Katya Pryscilla, única guarda municipal do Brasil com o aval da Polícia Federal e do Exército para dar aulas de disparo de Taser, está compartilhando com os guardas que fazem parte do Pelotão de Segurança Escolar da Guarda Municipal de Fortaleza.
O curso ocorre até quinta-feira (23), pela manhã e à tarde, com aulas teóricas e práticas, na sede da Guarda Municipal de Fortaleza (R. Delmiro de Farias, 1.900, Rodolfo Teófilo). Na próxima semana, outra turma participará das aulas, nos dias 27 e 28 de janeiro.

O curso visa preparar os guardas municipais que fazem parte do Pelotão de Segurança Escolar a utilizar a pistola de descarga elétrica, a Taser. O Pelotão de Segurança Escolar é um novo grupamento criado na Guarda Municipal de Fortaleza para fazer a segurança nas escolas públicas municipais e seu entorno, nos horários de entrada e saída dos alunos.

As aulas são baseadas em cinco princípios: Posição, Empunhadura, Visada, Respiração e Acionamento da Tecla do Gatilho. “A respiração, por exemplo, é essencial, pois, com uma respiração ofegante, a mira não fica precisa. Estamos, então, ensinando os guardas a prenderem a respiração quando forem efetuar um disparo após uma corrida”, explicou Katya. A instrutora ainda alertou sobre os cuidados que os guardas devem ter ao mirar, pois deverão evitar os locais de difícil recuperação, como os olhos e genitais.
Outra capacitação foi realizada, na semana passada, com os guardas do Pelotão de Segurança Escolar, com aulas sobre mediação de conflitos escolares, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), manuseio da tonfa (cassetete), noções de Direito Administrativo e Penal, Técnicas de Contenção, Imobilização e Condução. Com os cursos, eles poderão atuar em todos os âmbitos da vida escolar, contendo e resolvendo problemas, fazendo a segurança dos estudantes dentro da escola e no seu entorno.

Sobre a Taser
É um dispositivo elétrico de controle - uma arma não-letal - que os pelotões da Guarda Municipal de Fortaleza usam para imobilizar pessoas que estejam cometendo crimes. “Sua vantagem é que, apesar de ter uma tensão alta, 50.000 volts, a amperagem é baixíssima, não causando mal ao ser humano e permitindo ao guarda controlar a situação sem ferir o criminoso”, explica o subinspetor Paulo Danilo dos Santos, coordenador da Armaria da Guarda Municipal de Fortaleza. 


A Taser também é mais segura que uma arma letal porque os seus disparos ficam registrados no cartucho, com data, horário e tempo de disparo. “A apuração de uso indevido, por parte de uma guarda, é precisa”, complementa ele. 
 http://www.fortaleza.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: