A Guarda Municipal de Curitiba e a Polícia Militar estarão com um efetivo reforçado nas ruas de Curitiba neste domingo (09).

 À tarde, acontecerá o pré-carnaval da cidade, com atrações como o bloco Garibaldis e Sacis, na Avenida Marechal Deodoro. No início da noite, Atlético Paranaense e Coritiba se enfrentam pelo primeiro turno do Campeonato Paranaense, na Vila Capanema.

“A Operação Futebol terá início as 8 horas da manhã (de domingo), com 30 viaturas nas ruas, monitorando pontos estratégicos”, conta o inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, diretor da Guarda Municipal de Curitiba.

À tarde, a partir das 13 horas, haverá uma concentração de esforços no eixo central. A Avenida Marechal Deodoro será o palco da Arena Pré-Carnaval, a partir das 15 horas. “Dois módulos móveis da Guarda Municipal estarão no local para garantir a tranquilidade da população”, disse o inspetor.
Ele informou que, para atuar diretamente no Atletiba, que terá início as 19 horas, haverá dez viaturas e 50 homens, além de um reforço do Grupo de Operações Especiais (GOE), da Guarda Municipal. Em dias de jogo, a Guarda atua especialmente na proteção de patrimônio público e junto ao trajeto urbano de transporte de massa.

“Ou seja, onde há maior circulação de pessoas, nas vias que passam pelos terminais de ônibus, nas estações-tubo e no entorno do estádio”, disse. No total, segundo informou Carvalho, 250 homens irão atuar nos eventos de domingo.

Além da Guarda Municipal, as polícias Civil e Militar atuam na segurança do Atletiba. Haverá um total de 900 agentes de segurança pública envolvidos no evento. O esquema de segurança contará com pontos de bloqueio nas proximidades do estádio, policiamento em pontos estratégicos e fiscalização em terminais e locais com aglomeração de pessoas.

De acordo com o Chefe da Seção de Planejamento do 13° Batalhão da Polícia Militar (13° BPM), major Manoel Jorge dos Santos Neto, a intensificação no policiamento iniciará às 8 horas de domingo. “Teremos um reforço no policiamento em terminais de ônibus, eixos de grande circulação e locais de aglomeração de pessoas”, conta.

Ainda segundo o major Neto, ficou definido que os membros da torcida organizada Fanáticos terão até às 13 horas para chegarem na sua sede, e a torcida organizada do Coritiba estará liberada para ir a sua sede a partir das 14 horas. “O objetivo é fazer com que as torcidas não se encontrem nos terminais, evitando dessa forma possíveis confrontos”, explica.

“Na reunião ficou definido que a torcida do Atlético só pode entrar no estádio com a camiseta do time, não será permitido para nenhuma das torcidas entrar com faixas, bandeiras, instrumentos musicais das torcidas organizadas, exceto a torcida do Coritiba que poderá levar uma faixa e a camiseta da torcida”, explica o major Neto.

Pela PM participam do policiamento do jogo o 13º BPM, o 12º BPM, o 20º BPM, o 23º BPM, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), o Batalhão de Polícia Trânsito (BPTran), o Regimento de Polícia Montada (RPMon), além da Polícia Civil, da Guarda Municipal e de um pelotão de Controle de Distúrbios Civis participarão do esquema segurança.

Pontos de bloqueio para o dia do jogo:
1) Ruas Conselheiro Laurindo com Engenheiro Rebouças;
2) Ruas Engenheiros Rebouças com Francisco Nunes;
3) Ruas Engenheiros Rebouças com Iapó;
4) Ruas Engenheiros Rebouças com Imaculada Conceição;
5) Ruas Engenheiros Rebouças com Sérgio Venci;
6) Ruas Pedro Araújo Franco com Engenheiros Rebouças;
7) Ruas Pedro Araújo Franco com Dr. Dario Lopes dos Santos;
8) Walter Marguadt com Engenheiros Rebouças;
9) Comendador Franco com Engenheiros Rebouças;
10) Comendador Franco com João Sikalski;
11) Viela existente entre o rio Belém e o posto da Guarda Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: