Efetivo da Guarda Municipal se prepara para a Copa.

Um grupo de 30 guardas municipais de Curitiba participa nesta quarta-feira (12) de um treinamento de Organização Contra Distúrbios (OCD), específico para a Copa do Mundo. No total, 120 guardas farão o curso, que tem 40 horas de duração e é realizado no Parque Barigui. Desde o início do ano passado, 385 agentes participaram de 24 treinamentos em áreas diversas, visando o mundial.

Eles estão preparados para atuar, em parceria com outras forças de segurança, no maior evento realizado na cidade, para o qual se esperam aproximadamente 500 mil pessoas, entre turistas, atletas, delegações e imprensa.

“O maior legado que ficará para Curitiba na área de segurança será a perfeita integração entre as várias forças”, explicou o coordenador institucional da Guarda Municipal para a Copa do Mundo, inspetor Cláudio Augusto de Oliveira. Ele representa a instituição na Comissão Estadual de Segurança e Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge), criada pelo Ministério da Justiça em 2012, que reúne 45 instituições com o objetivo de criar protocolos de ação para a Copa do Mundo.

O grupo destacado da Guarda Municipal de Curitiba para atuar diretamente no mundial já passou por treinamentos de gerenciamento de crise, planejamento operacional, policiamento em estádio de futebol, segurança a dignatário e escolta, batedores e segurança de dignatários, entre outros.

O curso de Organização Contra Distúrbios tem foco na prevenção. Entre outros assuntos, há aulas sobre formação, identificação de pessoas e sobre como diferenciar aglomeração, multidão e tumulto, por exemplo. “Eles aprendem a entender a linguagem utilizada em casos reais de distúrbios e a usar a força adequada para cada situação”, citou o inspetor Antonio Reginaldo Moreira da Silva, que ministra o treinamento.

Preparação
Como preparação para a Copa do Mundo, os guardas já participaram de simulados sobre Defesa de Área e de um evento teste em situação real, durante o período de Carnaval, no litoral do Paraná. Neste caso, eles puderam conhecer de perto e atuar nos Centros Integrados de Comando e Controle Móveis e nas Plataformas de Observação Elevada – POEs, veículos que serão utilizados nas ruas de Curitiba durante o mundial.

O objetivo foi a adaptação e a familiaridade com os equipamentos e sistemas disponíveis nestes caminhões, bem como, a identificação de vulnerabilidades e dificuldades, passíveis de adaptações, ajustes ou correções necessários ao perfeito funcionamento dos mesmos.

Durante a Copa, a Guarda Municipal irá atuar em três frentes específicas. Aproximadamente 100 agentes estarão na área de segurança interna dos eventos realizados na Fan Fest, que também terá segurança privada e atuação da Polícia Militar.

Cerca de 150 guardas, em parceria com outros agentes de segurança pública e com a Secretaria Municipal de Trânsito, serão responsáveis pela segurança e isolamento de áreas do entorno do estádio. Haverá ainda a proteção reforçada da Guarda Municipal ao transporte coletivo da capital. Imagens das aproximadamente 750 câmeras de videomonitoramento de Segurança e Trânsito, da Prefeitura de Curitiba, também serão utilizadas na segurança do mundial.

“Além do grupo de quase 400 guardas que recebeu treinamento específico para atuar na Copa, todo o nosso efetivo, que passou por cursos de qualificação ao longo de todo o ano passado, está habilitado a dar suporte ao evento”, disse o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho.

Embora o estágio de qualificação profissional seja previsto pelo Decreto federal 5.123, que determina a realização de oitenta horas de cursos voltados ao atendimento de qualidade ao cidadão, foi a primeira vez que a determinação foi cumprida, atingindo 100% da corporação.

“Todos estão muito bem preparados para darem o melhor atendimento à população e aos turistas, que estarão em parques, praças e pontos turísticos da cidade durante o mundial”, comentou o diretor da Guarda. Em 2013, 1435 guardas municipais de Curitiba passaram por 68 cursos diversos de qualificação profissional.
 Fonte:http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/efetivo-da-guarda-municipal-se-prepara-para-a-copa/32255

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: