500 guardas municipais serão contratados até 2014.

A Guarda Municipal terá um aumento de 500 novos agentes no seu efetivo até 2014. O edital de abertura do concurso público será lançado no mês de agosto. O anúncio foi feito pelo prefeito Gustavo Fruet, nesta quarta-feira (17), durante solenidade do 27º aniversário da Guarda Municipal de Curitiba, no Salão de Atos do Parque Barigui.


A meta é contratar, num prazo de quatro anos, 1,5 mil novos guardas municipais, o que fará dobrar o efetivo atual. “Fortalecer a corporação e a sua estrutura e valorizar cada um dos servidores é a nossa meta principal”, explicou o prefeito.

Fruet relembrou que o piso salarial dos servidores teve neste ano o maior reajuste da história e que está em discussão um plano de cargos e salários específico para a Guarda Municipal. “Esse reconhecimento resulta numa Guarda Municipal mais forte e motivada e cada vez mais próxima da população, realizando o seu verdadeiro papel, que é o de Guarda Cidadã”, disse. O fortalecimento do vínculo de confiança entre a população e a Guarda Municipal já pode ser percebido com o aumento no número de denúncias feitas pelo telefone 153. Apenas em relação a crimes de pichação, foram 1.283 denúncias no primeiro semestre deste ano, o que levou a Guarda a realizar 189 flagrantes.

Durante a cerimônia, também foi anunciada a criação, ainda neste ano, do Centro Integrado de Controle Operacional de Videomonitoramento por câmeras, que propiciará a integração e gestão em um único centro das 175 câmeras de segurança sob gestão da Guarda Municipal, composto hoje por 21 minicentrais, e o espelhamento das imagens das 711 câmeras, 89 móveis e 622 fixas, gerenciadas pela Urbs. “Isso fará com que ainda em 2013 a cidade conte com mil câmeras”, enfatizou Fruet.

Segundo o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, a corporação nunca foi tão valorizada e reconhecida. “A Guarda Municipal está agora totalmente alinhada e integrada com outras secretarias municipais, o que otimiza as nossas ações”, afirmou  Carvalho. O inspetor também destacou o fato de 70% do efetivo ter passado por cursos de reciclagem e capacitação nos últimos seis meses.

Como resultado, informou, em 2013 a Guarda Municipal já realizou 12.236 atendimentos em Curitiba. “São 196 dias de trabalho, em que nossas equipes atuaram 24 horas diárias, sete dias por semana”, disse.
Solenidade
Um grupo de guardas-mirins, alunos da Escola Municipal Rio Negro, fez uma homenagem ao guarda municipal Sérgio Morais, durante a cerimônia. Outra ação que marcou o evento foi a entrega de medalhas de honra por tempo de serviço, a vários agentes da corporação.
Medalhas de mérito Borges de Macedo também foram concedidas a servidores da Guarda Municipal, autoridades civis e militares que prestaram relevantes serviços à instituição. Eles receberam ainda o título de Amigo da Guarda. Entre os homenageados estão os generais Luiz Felipe Kremer Carbonel, general da 5ª Região Militar e 5ª Divisão do Exército, e Fernando Marques de Freitas, general de brigada da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão do Exército.

Participaram da cerimônia, além de vários secretários municipais, administradores regionais, líderes comunitários, a juíza da 3ª vara da Infância e Juventude, Maria Roseli Guiessmann, o superintendente regional da Policia Federal, Rosalvo Ferreira Franco, e superintendente da Polícia Rodoviária Federal da 7ª região, Gilson Luiz Cortiano.

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Paulo Salamuni, também esteve presente, ao lado dos vereadores Pedro Paulo, Mauro Inácio, Carla Pimentel, Giovane Fernandes e Hélio Wirbinski.
Matéria postada no site oficial da prefeitura de Curitiba na data de 17/07/2013 16:00:00 
Fonte:http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/500-guardas-municipais-serao-contratados-ate-2014/30089

10 comentários:

  1. Bom dia, aonde que a guarda foi valorizada??? Eu não vi nada de melhora na gmc. tem cursos bons sim, mas oque é aquele bom retorno? aquilo só serve pra dar sono nos gurdas, precisamos é de treinamento físico e operacional, porque 50% dos guardas não tem a menor condição de atuar nas ruas, e aproveitando as ruas temos muito que melhorar a propaganda é a alma do negocio, vcs só vem a publico falar de pichação, sendo que os guardas atendem todo e qualquer tipo de infração, desde uma vidraça quebrada ate trafico e homicídio, fazemos um ótimo trabalho p mostrarmos só pichação, cade os carros recuperados pela gm. tem que entrar nas estatísticas também. E já esta na hora de renovar o contrato com a cotrans e solicitar novas viaturas, trazer novos uniformes e coisas que nos levante, não venham com vergonheira!!!

    ResponderExcluir
  2. A guarda municipal de Curitiba sempre esta em ultimo plano, lembrem que tudo funciona bem se a guarda estiver bem, todas as secretarias dependem dos nossos serviços, mas quase nenhuma reconhece a guarda como ela merece, enquanto formos departamento não teremos espaço e nem respeito, chega ser rediculo criarem uma secretaria de transito quando essa deveria ser um departamento da secretaria de segurança municipal!!! Muito prazer eu sou um guarda municipal.

    ResponderExcluir
  3. Já que comecei vou mais alem, oque é aquela plotagem das viaturas e aquele uniforme do grupo especial da gmc. não me levem a mal mas é muito rediculo, vamos usar de um pouco de bom senso... não adianta ficarmos tentando fugir da realidade, guarda municipal não é mais um simples vigilante concursado, hoje somos policia com ou sem o consentimento dos coronéis, aaaaaacoooorrrrrrdaaaaa BRASIL

    ResponderExcluir
  4. E esta me parecendo que tudo esta funcionando as mil maravilhas, estou estranhando a passividade dos guardas de Curitiba, se formos comparar nosso salario com o bolsa crack, ou auxilio aos dependentes quimicos, sei lá qual o nome correto, veremos que não estamos ganhando tão bem assim, e se compararmos a quantidade de horas que trabalhamos por dia, em ralação a carga horaria de um politico, veremos que não ganhamos nem 10% daquilo que deveria-mus ganhar, discordo completamente desse negocio de remunerar melhor quem tem curso superior, e pós graduação, pois o nível exigido no concurso, é nível médio. Muitos vão achar ruim por eu estar fazendo esse questionamento correto? Então me apontem qual vereador é melhor remunerado por ter ou deixar de ter este ou aquele curso, lá nós temos desde um doutor ate alguém que simplesmente sabe ler e escrever, p ser mais claro lá não se exige nem um tipo de graduação, ou se dá vantagem ou desvantagem p graduados ou pós graduados, todos estão lá pela vontade do povo. Não estou aqui fomentando, tentando jogar A contra B.ou C, eu simplesmente estou expondo o meu ponto de vista sobre as coisas absurdas desse pais, que é cheio de manobras obscuras, e para ludibriar, enganar, fazer de conta que tudo que vc pede ou uma categoria revindica, sera analisado, estudado, calculado, que vai ser avaliado, que estão se empenhando de corpo alma e coração, para fazer o orçamento render e ai sim dar o tão sonhado reajuste salarial p categoria. vão ter que me desculpar, mas eu penso que tudo se resume a uma enorme falta de vontade, politica, e administrativa,pais rico, município que arrecada muito, e tão pouca falta de vontade. Falta de vontade isso explica toda a demora e perda de tempo por parte dos nossos representantes, é uma pena que tudo tenha que ser com sacrifícios.

    ResponderExcluir
  5. Vamos comentar, ou vamos enfiar o rabo entre as perna feito um bando de cachorros viralatas, não estou vendo ninguém comentar sobre coisa alguma, estamos em um regime democratico... podem expor seus pensamentos rapaziada, não acredito que ninguém tenha nada contra, ou a favor de tudo oque é comentado nasse blog. Partindo do principio que vc não cite nomes e nem ofenda esse ou aquele, todos temos direito a questionar qualquer coisa que não nos agrade, afim de buscar esclarecimentos e de se realizar promessas que nunca se cumprem, propostas vazias, ou enganosas sobre nosso ponto de vista, então acho que esta na hora de sermos ouvidos...Abandonem esse papo de sindicato, sindicato que não resolve nada não serve p nada. sindicato não é uma pessoa física, não paga agua, não paga luz, não tem filhos, não paga emprestimos, não vai ao mercado, e muito menos se impoeta se vc está com o aluguel atrasado ou morando embaixo da ponte, ele é bem igualzinho os governos Federal, Estadual, e Municipal, estão cagando p o servidor, não tão nem ai se vc mora, se vc come, se vc honra ou deixa de honrar seus compromissos, eles estão sempre preocupados em campanhas politicas, dar casa p quem nunca contribuiu é muito melhor que ajudar quem trabalha, dar bolsa crack e muito mais justo que reajustar o salario de quem trabalha, é muito mais lindo construir parques idiotas p que se proliferem os drogados, e as academias ao ar livre que a maioria não serve p nada, que dar os nossos 35, 40% de almento que foi dado p todos os outros servidores!!! Maaas se p vcs estiver Ótimo continuem na passividade de um vegetal.

    ResponderExcluir
  6. Eu nem acho que a culpa se do sistema, mas que ninguém nunca vai te ouvir se vc não falar, isso sim eu posso garantir com certeza.

    ResponderExcluir
  7. so tenho a dizer: incorporação de ppq, ganho real de R$100,00, pessoal de 1º grau aumento de 80%, guarda municipal ganho abaixo da inflação, s/PPQ, redução de hora extra, plano travado na câmera....

    ResponderExcluir
  8. O plano é esse, e ainda tem gente que acredita...

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Mais ninguém??? dos quase 1.600,só dois estão achando que não esta bom, então devo presumir que estamos falando da guarda da França... Jamais uma categoria que se nega a buscar melhorias sera valorizada como espera, nunca vão ser mais do que são e nem melhor remunerados se continuarem esperando pela boa , ou má vontade de quem não esta nem ai, e nem ali, os velhos pq são velhos, e os novos pq são novos. Eu até posso sofrer os mesmos sintomas, mas consciente de que não está nada bom, e que se permanecermos de boca fechada pode piorar!!! Aos acomodados parabéns pela covardia.

    ResponderExcluir

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: