10 de Outubro, dia Nacional do Guarda Municipal

Desde o ano de 1993 é comemorado o Dia Nacional da Guarda Municipal e esta comemoração é uma forma mais do que justa pelos trabalhos relevantes à população de cada cidade brasileira onde a Guarda atua, porém, é bom ressaltar que desde a época do império as guardas já tinham os serviços solicitados para manter a ordem pública e o auxílio à Justiça de cada província.

Na Constituição Federal de 1988, no capítulo da Segurança Pública, e mais precisamente no parágrafo oitavo, fala-se da criação e constituição de Guardas Municipais aos municípios brasileiros, ou seja, basta o querer político para serem criadas.

Hoje a maioria das Guardas trabalham com profissionalismo e engajamento com eficiência em suas ações diárias, principalmente na prevenção à violência urbana, sabendo certamente da consciência ética e compromisso leal. E esse comprometimento só realça os serviços prestados à comunidade, onde a cidadania, a democracia, a igualdade e a justiça alicerçam o trabalho das corporações.

Recentemente o Congresso Nacional aprovou o Estatuto Geral das Guardas Municipais, lei 13022 de 08/082014 onde basicamente, institui normas gerais às Guardas e trouxe uma valorização aos servidores de carreira de cada corporação e isso é fundamental no fortalecimento das instituições que compõem a segurança pública, exemplo disso é o reconhecimento no Conselho Nacional de Segurança Pública, no Conselho Nacional das Guardas Municipais e no interesse dos municípios, no Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública.

Guarda Municipal, Hoje se discute qual o papel destes homens aqui presentes na segurança pública.
  Eles já sentiram na pele desde que estão nas ruas o que é cuidar de uma praça, visitar uma escola, prender um traficante, tirar de circulação uma arma, atender um acidente de trânsito, ser psicólogo em brigas de família, passar frio, calor, existem ocorrências que podem durar minutos ou horas, e eles estão lá, Prontos para cumprir seu Dever.

 Muitos tentam nos diminuir, mas continuamos Crescendo.
 
 Parabéns a você Guarda Municipal que realmente trabalha para engrandecer e fortalecer cada vez mais a Guarda Municipal.
GM Reginaldo Diniz

Um comentário:

  1. embora aja pouco possibilidade de alguém se tornar supervisor ou inspetor... já que a lei teve participação de 600 guardas em sua compilação... e de se admirar que ainda permanece-se reverencia a lei anterior onde se acomete a barbaridade se considerar: -1º atuação de competência de guarda conforme favorecimento do "peixes" - 2ª certificados de cursos idem anterior - 3ª nota da prova... e pracaba....

    ResponderExcluir

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: