Guarda Municipal de Curitiba PR, faz operação simultânea em 28 estações-tubo de toda a cidade


Estações-tubo de todas as regionais da cidade recebem a partir desta terça-feira (04) a Operação Presença da Guarda Municipal de Curitiba. O objetivo é dar mais segurança aos usuários e trabalhadores do transporte coletivo, especialmente em horários de grande movimento, prevenindo atividades ilícitas e aproximando os guardas da população. A operação prossegue até sexta-feira (07) e irá passar por 28 estações.

Na manhã desta terça, durante a Operação, duas mulheres que haviam sido furtadas dentro de um ônibus no bairro Batel alertaram um guarda municipal que estava na região. Um casal foi detido em flagrante e encaminhado ao 3º Distrito Policial. Com eles, foram encontrados vários celulares e bolsas com dinheiro que haviam sido furtados.

Desde agosto deste ano, a Operação Presença tem sido repetida em terminais de ônibus e estações-tubo de Curitiba. “Nesta edição da Operação Presença cerca de 100 guardas municipais estão mobilizados, sempre para trazer mais tranquilidade àquela população”, disse o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho.

Neste primeiro dia, os agentes estiveram nas seguintes estações-tubo: Passeio Publico e Tiradentes, na Regional da Matriz; estações Centro Médico, Quitandinha, da Regional do Bairro Novo; estações Xaxim, Passarela, Cel. Luiz dos Santos, da Regional do Boqueirão; estações-tubo Professora Maria Aguiar Teixeira, Delegado Amazor Prestes, na Regional do Cajuru. Também passaram nas estações Rosa Tortato e Vila Acordes, na Regional do Pinheirinho, e nas estações Morretes e Kennedy, na Regional do Portão.
Estiveram ainda nas estações-tubo CIC / Norte, Bruno Filgueira, na Regional de Santa Felicidade; estações China (Tarumã), Holanda, na Regional da Boa Vista e nos terminais viários CIC e Caiuá, na Administração Regional da CIC.

Os agentes voltarão a essas estações e passarão, mais de uma vez, em outras.
“Essa operação é muito importante não apenas para quem utiliza ou trabalha no sistema de transporte da cidade, mas também para toda a população que trafega pelo entorno das estações-tubo, o que inclui ruas e praças, por exemplo”, disse o motorista da linha Pinhais/Campo Comprido Paulo Alberto Beck, profissional há 26 anos. “A presença da Guarda impõe muito respeito”.

A cobradora Bárbara Fernanda Viana Rosa, que há sete meses trabalha na estação-tubo Tiradentes, também percebe uma diferença no entorno quando a Guarda Municipal está no local. “Melhora muito, pois há uma diminuição na incidência de vandalismo e pedintes”, disse. “A presença deles inibe possíveis ocorrências e eu me sinto mais segura para trabalhar”.

 Paz nas Praças

Outras operações lançadas recentemente pela Guarda Municipal de Curitiba, como a Paz nas Praças e o Módulo Móvel Itinerante (MMI), confirmam a tendência de aproximação da corporação com a comunidade. Desde o ano passado, o MMI realizou mais de 30 edições passando por diversos bairros e região central da cidade, promovendo um diálogo direto entre a Guarda Municipal e a população.

A ação faz parte de um projeto maior, que reforça o papel da Guarda Cidadã, aproximando a corporação da população. O objetivo é devolver os equipamentos e espaços públicos à população. “São os cidadãos que devem ocupar e utilizar os mesmos, com segurança”, disse o inspetor.

Fonte:http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/guarda-municipal-faz-operacao-simultanea-em-28-estacoes-tubo-de-toda-a-cidade/34635

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: