Guarda Municipal instala 'robô do pânico' no Centro de Campinas.

O Centro de Campinas (SP) passa a contar com um sistema automatizado de segurança a partir desta terça-feira (16). O equipamento de 5 metros de altura foi instalado pela Guarda Municipal e funciona em caráter experimental pelo prazo de 60 dias.O "robô do pânico"  conta com seis câmeras de vigilância, um botão de emergência que pode ser acionado por pedestres durante uma ocorrência. Um auto-falante permite ainda que os guardas passem informações para os pedestres.
O totem está interligado à Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp), o que, segundo a GM, vai possibilitar monitoramento em tempo real da região da Rua 13 de Maio, que tem a circulação de milhares de pessoas diariamente. 

Como funciona

O dispositivo de segurança funciona de forma interativa com o público. Em caso de emergência, as pessoas poderão acionar o equipamento e falar com guardas que acompanham da central. São eles os responsáveis por encaminhar os casos para as equipes nas ruas.Uma campanha de divulgação deve ser realizada nos próximos dias. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública, a estrutura, que funcionará 24 horas por dia, é blindada e equipada com giroflex e cirene.


Após o processo de testes, uma avaliação de desempenho deve ser feita, em caso de aprovação, uma licitação para a aquisição de outras unidades será feita. Segundo a Guarda Municipal, o equipamento foi desenvolvido por uma empresa do Paraná e já foi testado para esta finalidade em São José dos Pinhais, no mesmo estado.
Fonte:http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: