Guarda Municipal de Curitiba PR, Continuamos Crescendo.

Um sistema digital de radiocomunicação, inédito em Curitiba, foi entregue na manhã desta segunda-feira (30) pelo prefeito Gustavo Fruet à Guarda Municipal. A corporação ainda recebeu 176 armas não letais de dispositivo elétrico (Spark). Os equipamentos darão maior agilidade, eficiência e segurança ao trabalho da Guarda.

“Somos a primeira Guarda Municipal do Brasil a contar com este sistema de radiocomunicação digital”, disse o prefeito. Ele informou que o investimento do Município no equipamento, que possui tecnologia canadense, foi de R$ 2,8 milhões.

As armas não letais de dispositivo elétrico (Spark) lançam dardos que provocam incapacitação neuromuscular. Seu uso é indicado em situações de tumulto, para conter multidões ou em casos de pessoas em surto. “Melhorar a infraestrutura e dar melhores condições de trabalho à Guarda Municipal sempre foi uma prioridade desta gestão”, comentou o prefeito.

O diretor da corporação, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, explicou que as armas Spark entrarão imediatamente em funcionamento, pois o efetivo passou recentemente por cursos específicos de capacitação para o uso delas. “Será um grande avanço podermos contar com estes equipamentos, pois eles imobilizam sem colocar em risco nenhuma vida. É uma maneira de evitar o uso de armas letais”.
Carvalho informou, ainda, que o sistema de radiocomunicação digital também será imediatamente absorvido à rotina da corporação. “Todas as viaturas serão equipadas e haverá uma torre de transmissão na região Sul, o que permitirá a cobertura de toda a cidade”. A Guarda Municipal é a primeira corporação em Curitiba a contar com o equipamento.
A vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves, e o superintendente da Secretaria Municipal da Defesa Social, Antonio Rudolfo Hanauer, também participaram da solenidade, além de outros secretários municipais e administradores regionais. Houve hasteamento de bandeiras e execução de hinos pela Banda Lyra, em comemoração aos 322 anos de Curitiba.
Tecnologia

O sistema de radiocomunicação compreende uma estação repetidora de base digital, que será instalada no Parque dos Tropeiros, para fechar um quadrante com outros três equipamentos já existentes; uma repetidora transportável digital a ser instalada em viatura apropriada para grandes eventos, com 40 quilômetros de abrangência de comunicação; 20 rádios móveis e 248 portáteis.
Uma das vantagens deste equipamento de ponta, o APCO 25 (Association of Public-Safety Communications Officiais-International) é garantir uma frequência exclusiva, não permitindo interferência de rádios amadores e outros serviços, o que otimiza e garante a segurança das operações.

Todos estes equipamentos oferecem alta tecnologia e usados pelos maiores segmentos de segurança pública do mundo, como as polícias das cidades de Nova Iorque e Los Angeles, além de várias europeias. O sistema foi criado após o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, quando surgiu a necessidade de padronizar um sistema que obtivesse um único padrão, o APCO25.
Atualmente a Guarda Municipal de Curitiba possui equipamentos de infraestrutura de radiocomunicação compatíveis padrão APCO25 com posições de despacho suficientes para atender a demanda operacional podendo deste modo  integrar os equipamentos de radiocomunicação digital VHF/FM que foram adquiridos nesta nova etapa nas comunicações do Departamento da Guarda Municipal.   
 
Defesa Civil
Durante a solenidade, o prefeito Gustavo Fruet repassou à Defesa Civil do Município quatro motobombas que serão utilizadas em atendimento emergencial. O equipamento permite retirar a água com rapidez e eficiência em locais de alagamento.
A Defesa Civil entregou ao prefeito o Plano Municipal de Contingência. “É um mapeamento completo das áreas de atenção da cidade, que foi feito em parceria com as nove administrações regionais”, explicou o coordenador da Defesa Civil do Município, inspetor João Batista.
Segundo Batista, o documento distribui papeis e funções e designa possíveis locais de abrigo, distribuição de equipamentos, de efetivo e de voluntários em eventuais crises. “É uma maneira de otimizar tempo e recursos”, disse.

Plano de Cargos e Salários
Durante a manhã, guardas municipais receberam das mãos do prefeito as divisas das novas classes que passam a ocupar após a implantação do Plano de Cargos e Salários da categoria. Lançado em dezembro de 2014, o plano teve a adesão de praticamente 100% da categoria, embora fosse facultativo – um funcionário, de 1.459, não aderiu.
Os decretos nº 1.231 e nº 1.232, que tratam da implantação do novo Plano de Carreira dos Guardas Municipais, conforme lei nº 14.522, estão disponíveis para consulta no Diário Oficial do Município (DOM). Com esses atos, a Administração Municipal cumpre seu compromisso com a categoria e promove mais uma dentre as dezenas de ações realizadas nos últimos dois anos como parte do compromisso de valorização do servidor municipal, item do programa de governo da atual gestão.

Fonte:http://www.curitiba.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: