Um candidato ao cargo de Guarda Municipal, mandou uma pergunta ao blog, na qual ele informava ser religioso e não sabia se seria correto e se teria coragem de efetuar um disparo ou tirar a vida de um Criminoso, procurei respostas no Direito Civil e Blíbia Sagrada.

Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.
Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.
Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá.
Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal.
Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência.
Romanos 13:1-5
O Agente de segurança pública pode efetuar disparos para conter uma ameaça contra a sua vida ou contra a vida de terceiros.
Não se atira para matar ou apenas para proteger o patrimônio.
Patrimônio repõem-se. A vida, não. Por isso o policial, (Guarda Municipal) não atira para matar quando visa apenas proteger o patrimônio. No caso do desrespeito à voz de prisão dada pelo Policial, ele pode usar a força, mas não deve matar.
Ele só vai atirar para matar se, ao desrespeitar a voz de prisão o bandido passa a colocar a vida do Policial, (Guarda Municipal)– ou de outra pessoa – em perigo.
Fonte:http://direito.folha.uol.com.br/livro.html

Romanos – Capítulo 13

1 Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas.
2 De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação.
3 Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Fazer o bem e terás louvor dela,
4 visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal.
5 É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência.
Fonte: Bíblia Sagrada

Curso preparatório concurso da Guarda Municipal de Curitiba 2015

2 comentários:

  1. Os Crentes do velho testamento viviam se matando em guerras, etc... apedrejamento... etc... acho que matar... e Legal e divido... se com a autorização certa...

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, por diversas vezes na Bíblia Deus ordenou que seu povo guerreasse. Vale lembrar também que alem se tudo isso a GMC conta com armamento incapacitante não letal (spark). Se fizer seu trabalho seguindo os protocolos, orientações e treinamentos talvez nem precise efetuar disparo de sua arma de fogo.

    ResponderExcluir

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: