Gabarito do concurso da guarda municipal de Curitiba.

Divulgação de gabarito e recursos, acesso direto, clique aqui:

Gabarito provisório da Prova de Conhecimentos, por intermédio do site www.nc.ufpr.br. O gabarito oficial da Prova de Conhecimentos em 15 de julho de 2015.
Pessoal, ainda é cedo, mas quem acertou 27 acima tem uma remota chance, quem acertou 30 tem chance, quem acertou acima de 32 está quase certo, 34 tá dentro.

301 comentários:

  1. Sr. Reginaldo

    Qual a nota média que vem aparecendo no decorrer dos concursos já realizados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal, ainda é cedo, mas quem acertou 27 acima tem uma remota chance, quem acertou 30 tem chance, quem acertou acima de 32 está quase certo, 34 tá dentro.

      Excluir
    2. Palpite.
      29-30 acertos: posicao 1000 a 1200
      30-31 - pos. 800 a 1000
      31-33 pos. 500 a 800
      33-34 pos 300 a 500
      34-35 pos 100 a 300
      35 ou+ pos 1 a 100

      Excluir
  2. Fala Reginal!!!

    prazer ter podido conhecer vc pessoalmente e agradecer a força que vc esta dando com esse blog!!!

    esse eu acho que não vai dar pra mim, acertei 28 das 40, vamos esperar pelos proximos concursos das cidades aqui perto!!! valeu

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Acertei 30 sera que tenho chance de passar??

    ResponderExcluir
  5. acertei 20 só, já era pra mim....

    ResponderExcluir
  6. acertei 27, fiquei meio preocupado agora :/

    ResponderExcluir
  7. Qual a quantidade de acertos pra poder ser chamado pra próxima etapa?

    ResponderExcluir
  8. acertei 27, temos uma certa igualdade aqui nos comentários.. então que sejamos os melhores!

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Eu acertei 31. Mas to com medo de ficar pra trás

      Excluir
    2. Vamos ter calma e fé. Torcer, né? 🙌

      Excluir
    3. pois é, qual sua idade? vamos ver quem de nós está na frente de quem haha

      Excluir
    4. 25, você tá na frente. mas to ficando mais tranquilo. Parece-me que a média por aqui ta sendo 27-28

      Excluir
    5. Espero que sim. Mas gostaria muito de ficar entre os 400. Mas se não der, ficarei muito feliz tbm se a sorte nos presentear com os 1200.
      Outra coisa, esse povo que fala aí de recurso, todos os concursos é a mesma ladainha. Erraram e querem que anulem as mesmas..kk

      Excluir
    6. exaaaaatamente. Se depender dos comentários aqui, a prova inteira será anulada.
      nem aquele erro de parenteses ao invés de números cabe.
      falaram da 8 também. que é de raciocínio lógico. nunca que aquilo vai ser anulado. ta doido

      Excluir
  10. 30, tava muito dada a prova. falta de atencao lazarenta.

    ResponderExcluir
  11. Acertei 26 so :/ acho q sem chance pra mim

    ResponderExcluir
  12. Acertei 28, porém estava concorrendo as vagas para deficiêntes, será que passei?

    ResponderExcluir
  13. Serão chamados 1.200 para os testes fisicos?

    ResponderExcluir
  14. Acertei 30, estou com.expectativa!!

    ResponderExcluir
  15. Acertei 30, estou com.expectativa!!

    ResponderExcluir
  16. Acho que acertou de 30 pra cima está dentro dos 1200.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for chamado para o TAF, passar e passar também nos demais testes, isso significa que estará dentro ?

      Excluir
  17. Acertei 27 , com nota final de 6 ,75; estou na expectativa de desempate (já que gabaritei a de português).
    Já me incentivou a novos desafios , seja o que Deus quiser. Só achei estranho chamarem só 1.200 pra o TAF.

    ResponderExcluir
  18. Acho que acertou de 30 pra cima está dentro dos 1200.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Acertei 27 porém muitas pessoas não foram ou/e não conseguiram entrar para realizar a prova 5 amigas minha tiraram abaixo de 26

    ResponderExcluir
  22. Acertei 30 , gabaritei português ..... estou na esperança

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, o critério de desempate pelo gabarito só se dá através de empate de idade. não dá pra esperar muito.

      Excluir
    2. hummm então o que manda é a idade primeiro? vamos lá então expectativa

      Excluir
  23. Pessoal ! a esperança é a última que morre, não esqueçam dos critérios de desempate como a idade por exemplo.

    ResponderExcluir
  24. Acertei 35 questões. Gabaritei português, matemática e história e geografia. Agora que venha o TAF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que os acertos no tiro seja da mesma proporção HEHEHEHEHEHEHE

      Excluir
  25. Pessoal, vamos montar um ranking. Tem vários: ranking dos concurseiros, ponto dos concursos. Vamos lá postar nossas notas!

    ResponderExcluir
  26. A prova estava fácil principalmente para quem fez curso preparatório(errei algumas questões por falta de atenção), na minha opinião os 1200 primeiros serão os que acertaram 30 questões em diante. Eu acertei 70%(28 questões) da prova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acertei 31. vai levar 80 dias pra chegar 15 de julho e saber se fui chamado ou não

      Excluir
  27. pr mim vai valer pela experiência, pois decidi fazer o concurso muito encima da hora,,,quase não tive tempo pr estudar e mesmo assim acertei 21 questão se esse realmente for o resultado do gabarito,,,,Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla eu também acertei só 21... e também decidi em cima da hora fazer a inscrição; e só fiz porque fui desafiada por um colega vigilante... comecei a estudar em cima da hora ... acho que fui até bem.. Agora vou ficar atenta para o concurso da minha cidade que é Campina Grande do Sul... Boa sorte e felicidade aos que passaram...

      Excluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Eu acertei 20 mudei duas na última hora e tava certo, agora e espera e rezar para me chamarem para o taf....

    ResponderExcluir
  30. esperança realmente é a última que morre, mas essa ta fedendo carniça já né amigo. rsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois e mas tem a questão da idade TB

      Excluir
    2. Pois e mas tem a questão da idade TB

      Excluir
    3. Cara olha só, cê num tendeu... Você acertou só 20

      Excluir
    4. Abaixo de 24 questões (60%) segundo o edital já era, esta desclassificado..

      Excluir
  31. Só digo uma coisa, pra quem estudou sobre os blocos econômicos, crise mundial, Estado Islâmico, Primavera Árabe, crise hídrica, dentre vários e vários outros assuntos realmente relevantes para a formação de um guarda, o fato de ter caído sobre nome de mascotinho de olimpíada... me deu vontade de dar um soco na cara do elaborador da questão. Vai à merda. Ta tirando com a cara de quem estudou e se preparou pra assuntos realmente importantes e de relevância observável à nível de um guarda municipal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Esse seu comentario infeliz citando a grande GM de "guardinha" pode te custar um reprovação na pesquisa de conduta...

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. concordo plenamente com vc Zunico... eu que quero saber desta porcaria de olimpíadas... não vai me acrescentar em nada no meu conhecimento sobre segurança pública.

      Excluir
    5. concordo plenamente com vc Zunico... eu que quero saber desta porcaria de olimpíadas... não vai me acrescentar em nada no meu conhecimento sobre segurança pública.

      Excluir
  32. A questão do Canyo Guartelá é perfeitamente questionável em um recurso, pois não está no edital a possibilidade de uma questão destas cair na prova. Vejam os assuntos que deveriam cair em geografia, conforme o edital:

    - Localização Espacial de Curitiba e Paraná
    - Limites Territoriais de Curitiba e Paraná

    Canyo Guartelá trata-se de assunto ligado a relevo. Se ele estivesse localizado em uma área de divisa de estado, até que poderia haver uma possibilidade de que ele fosse citado na prova. Realmente não tem cabimento uma questão desta na pova da guarda, pois está fora do conteúdo do edital.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. discordo. Errei essa mas veja:
      "LOCALIZA-SE na REGIÃO dos Campos Gerais e está SITUADO entre os rios Iapó e Tibagi, sendo considerado o 6o maior do mundo em extensão e o maior do Brasil. Trata-se do:"
      se isso não estiver tratando de localização espacial, é o que então??

      Excluir
    2. Segundo os livros de Geografia: "Localização espacial: todo e qualquer ponto da superfície terrestre pode ser localizada através de coordenadas geográficas."

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  33. 20 é nota abaixo do minimo estabelecido....
    o edital é claro!
    Abaixo de 6= Eliminado
    0,25x20=5

    ResponderExcluir
  34. na minha opiniao quem acertou 26+ está dentro do taf....
    mais de 50% desse povo que fez o concurso nao estudou...
    Quem nao estudou acertou no maximo 4 de legislacao....perdendo FEIO pra quem estudou....
    Levem em consideração o ultimo concurso pmpr....
    Apenas 147 canditados (de 100.000+) acertaram +27
    Eu calculo que nesse concurso quem acertou 27+ está dentro do taf com 100% de certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser, mas não dá para comparar com a prova da PMPR, pois os níveis de dificuldade foram diferentes. Realmente esta prova da Guarda estava um tanto quanto elementar para quem estudou. Vamos ver no que vai dar... Se formos fazer um levantamento muito por alto, verificando as respostas do blog, podemos concluir que mais de mil candidatos acertaram mais que 30 questões, visto que até o momento das postagens aqui do blog, em torno de 10% declararam ter acertado mais que 30. Acertei 32, mas ainda acho que tenho grandes chances de estar fora do TAF. Vamos ver...

      Excluir
    2. 32 amigo?
      vc está DENTRO!
      Relaxa amigo...
      no blog sao 10/20 pessoas apenas...
      nao da pra fazer estatistica por aqui nao...
      rsrs

      Excluir
    3. Ah pode crer ,também acho que quem acertou de 26 em diante vai estar dentro do TAF, principalmente pelo que vi a maioria que não estudou errou a maioria das questões de legislação e este é o segundo critério de desempate fora a idade.

      Excluir
  35. Ouvi dizer que iriam anular 2 questões, a 32 e a 36.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pq passaram corrigindo as mesmas em sala.

      Excluir
    2. duvido que anulem. aquela falha não comprometeu de forma alguma a resolução da questão.
      e torço pra que não o façam. Acertei ambas.

      Excluir
    3. não existe comprometer ou não!!! qualquer falha no caderno de prova a questão eh anulada, já vi questões serem anulada por bem menos.

      Excluir
  36. Será que chamarão mais que 400....?

    ResponderExcluir
  37. To ficando preocupada acertei 28 estava muito facil... e como o amigo acima disse ficamos preocupados com assuntos relevantes e caiu umas perguntinhas q acabaram me confundindokkk mas seja oq Deus quiser... vamos ver se me classifico por desempate de idade 35 aninhos deve me ajudar rs bjs

    ResponderExcluir
  38. Respostas
    1. não acredito muito. Eu acertei 31 e to com medo.

      Excluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. a prova não tava dificil.mais tinhas questões que não estava no edital

    ResponderExcluir
  41. vou entra com recurso.nas questões 19 23 24

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq?
      Eu errei a do mascote e a da doença MERS, mas to sem grilo.
      Acertei 33.
      Todas são pertinentes, o autor Suassuna morreu há pouco tempo, aí trouxeram uma questão sobre sua obra o Auto da Compadecida. Questão dada!

      Excluir
    2. A unica questão que não estava no conteúdo programático era a 30. Pois sua resposta está no artigo 10 e no conteúdo programático do edital cobra dos artigos 207 a 213. CABE RECURSO.

      Excluir
    3. Eu também vou entrar com recurso,pois não está no edital que ela passam esta pergunta....

      Excluir
  42. Na minha humilde opnião, concurso para a area de segurança, devia ser revisto.. re-padronizado!!

    Tinha que ser:

    1-Taf
    2-psicotecnico
    3-toxicologico
    4-pesquisa social
    5- E por último a prova escrita. E a prova escrita somente legislação. O que vai agregar um policia saber o nome do mascote de po$#@ de olimpiadas??.. Saber qual a porcentagem de desconto de uma compra? Saber nome de rio entre outros..???

    Um policia tem que saber legislação, conhecer a lei e quando e como aplica-la, dedicar sua vida a resguardar a do proximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digo isso pq quase gabaritei legislação, e errei perguntas idiotas, que não vao agregar em nada na area de segurança.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. já pensou em 26 mil pessoas para realizar o TAF???? no minimo 6 meses kkkkkk

      Excluir
    5. Gabaritei em legislação e errei umas perguntas bobas em atualidades e história. Acertei 30.

      Excluir
  43. Na questão 5, eu assinalei a resposta "c" (Podem ter morrido mais do que apenas 130 pessoas.)
    E ainda não entendi o porquê está errada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 37 chacinas ocorridas entre janeiro e agosto de 2007 na Grande São Paulo, nas quais morreram 130 pessoas

      sério que você não entendeu essa?...

      nem comparando "O comércio de drogas está por trás de pelo menos 45% das 37 chacinas" com "O mercado das drogas está por trás de quase metade das 37 chacinas" não ajudou?

      aí complica

      Excluir
    2. O total de mortes em questão eram 130, e as chacinas representam 45% dessas 130 mortes. 20% das 130 mortes não se sabia se era causada pelo tráfico, ou por outras razões.
      O total de mortes registradas em chacinas foi de 130, então, como podem ter morrido mais do que "apenas" 130, de acordo com a matéria?
      Esse foi o pulo do gato.

      Excluir
  44. Cara impressionante!! Acho que alguns aqui estão subestimando os números de concursos anteriores da UFPR. Quem acertou no mínimo 75% da prova têm chances reais de fazer o TAF. Fazer estatística com base em acertos do blog não me parece algo padrão! Ah minha nota foi 32

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com vc,quem visita o blog são pessoas mais interessadas mesmo e que estudaram para a prova e isso quer dizer a minoria, pois a maioria sequer estuda.., quem acertou de 27 em diante acredito que vai ser chamado para o TAF

      Excluir
    2. Estão levando em consideração que 1200 candidatos supostamente acertaram 80% da prova!!!
      Isso é totalmente fora do padrão em concursos!!! Seja o da PMPR, ou de Agente Penitenciário, Guarda Matinhos... enfim, na média quem acerta 80% da prova está no mínimo classificado entre os 500 é só pesquisar!!

      Excluir
    3. Estão levando em consideração que 1200 candidatos supostamente acertaram 80% da prova!!!
      Isso é totalmente fora do padrão em concursos!!! Seja o da PMPR, ou de Agente Penitenciário, Guarda Matinhos... enfim, na média quem acerta 80% da prova está no mínimo classificado entre os 500 é só pesquisar!!

      Excluir
  45. Acertei 33

    Penso que quem acertou umas 27 vai pro TAF.

    ResponderExcluir
  46. Gente, tenho uma dúvida: No TAF, as posições serão zeradas? Todos os 1.200 entrarão como iguais? Aí serão selecionados 800? Ou as posições serão mantidas? Tipo: só vai perdendo lugar na frente da fila quem for reprovando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No edital está escrito que o TAF é só eliminatório.
      A ordem de classificação da Objetiva é mantida!
      Mas muita gente vai ser eliminado no TAF, tenha certeza disso!

      Excluir
    2. Mas se os 800 finalistas do TAF também passarem nos demais exames, qual o critério para chamar os primeiros 400 ? e os restantes, ficarão de fora para uma eventual desistência ? ficrao em cadastro de reserva ?

      Excluir
    3. Se mantem a classificação e se considera o candidato Apto ou inapto. Os que forem inaptos saem da fila e os que estão abaixo dos inaptos sobem na classificação.

      Excluir
  47. Pessoaaal...
    a questão 8!
    deram como certa a alternativa (a)
    más, a alternativa (b) está correta!

    Lá diz: o time dos Matemáticos teve no "MAXIMO" 6 empates!
    Ou seja: se tem "MAXIMO", tem "MARGEM DE ERRO" ...Foram 4 empates certo?
    então...4 empates está dentro da margem "MAXIMO 6" empates.

    CABE RECURSO GALERA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acertei 31 pelo gabarito provisório,...agora estou confiante nos recursos para mais uma ou duas questões ...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Concordo com você parceiro, tenho a mesma interpretação da questão também estarei entrando com recurso. pois no MAXIMO não significa que foram exatamente 6. e como para fechar 37 pontos 4 empates e 5 vitorias bastariam. até 6 fica dentro.

      Excluir
    5. Vamos pensar também no seguinte item:

      A equipe dos Matemáticos foi derrotada pelo menos uma vez nesse torneio

      Imaginem que como não foi determinada a quantidade de jogos, pode-se imaginar que pode ter sido 9 jogos, sendo 4 empates e 5 vitórias. Pode-se ainda imaginar que além dos 9 jogos, houve um número incerto de derrotas, já que a derrota não tira pontos do time. Então em nada iria interferir na pontuação de 37 pontos. Portanto poderia sim ter sido derrotada pelo menos uma vez e isso em nada iria interferir na pontuação. Para que não houvesse derrota, precisaria ter sido determinado o número de jogos e não foi.

      Excluir
  48. acertei 24 e gabaritei Legislação, mas não deu para mim :(

    ResponderExcluir
  49. as questões 19 23 24 30 não tem nada haver com o edital

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josiane me fale um pouco dessas questões para ver se concordamos.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  50. Bom dia pessoal.. Na minha opinião quem tirou acima de 27 pode começar ou continuar treinando para o físico que provavelmente será chamado. Muita gente vai reprovar no Taf. Principalmente na corrida do vai e vem. Att.
    Paulo
    Inv. Policia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem Paulo!!!! seu comentario era o que precisava para focar mais no treino!!! valeu

      Excluir
    2. Então quem acertou 25 pode perder a esperança? ou tem chance, o edital diz no mínimo 24

      :(

      Excluir
  51. Gabaritei em legislação, acertei 30 no total...

    ResponderExcluir
  52. Gabaritei em legislação, acertei 30 no total...

    ResponderExcluir

  53. não concordei com a questão 8, pois não informa a quantidade de jogos, sendo assim, concordo que teve ao menos 9 jogos, 5 vitorias 4 empates, totalizando 37 pontos, mas concordo que o time dos matemáticos, podem ter perdido uma partida ou ate mais, porque, não informa a quantidade de jogos. Marquei a opção "C", por entender que o item I e III estão corretos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se eles empata-sem 4, e ganha-sem 5 tambem totalizaria o total de 37 pontos.

      Excluir
    2. então pensei o mesmo!!! mas um colega teve raciocínio de empate 9 e ganha 2...

      acho essa questão confusa, teve várias interpretações diferentes. deveria ser pontuada a todos..

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. pensei no que diz empata 4 e ganha 5 rsrs
      dá 9 partidas e menos que 6 empates... coloquei alternativa B..

      Excluir
    5. pensei no que diz empata 4 e ganha 5 rsrs
      dá 9 partidas e menos que 6 empates... coloquei alternativa B..

      Excluir
    6. sim mais lembre-se que 9 empates e 2 vitorias também chegaria a 37. logo você tem que considerar sua resposta tanto com base no 4-5 quanto com base no 9-2. Também respondi a b mais a banca esta certa.

      Excluir
    7. Correto lembre-se que tanto a) 4 empates e 5 vitórias
      quanto b) 9 empates e 2 vitórias somam 37 pontos.

      Agora basta analisar as respostas com base nas duas afirmativas acima.

      1. A equipe dos Matemáticos jogou pelo menos 9 partidas nesse torneio. (A e B)
      2. A equipe dos Matemáticos obteve no máximo 6 empates. (Apenas A)
      3. A equipe dos Matemáticos foi derrotada pelo menos uma vez nesse torneio.(Nem A nem B)

      Também respondi a B mais depois em casa com mais atenção percebi meu erro.

      Excluir
    8. Pela lógica o certo é 5 vitórias e 4 empates, pois equipe nenhuma em qualquer parte do mundo conseguiria ser campeã com 9 empates e apenas 2 vitórias. Isso é lógico!

      Excluir
  54. Acertei 31 e to na expectativa de anularem a questão 8.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como comentei no outro post: Não acredito que caiba recurso. Aquilo era uma questão de raciocínio lógico. Raciocínio Lógico só considera aquilo que se pode provar. Não está errada porque não se pode determinar se perdeu 1 ou 2 ou 10. Derrota não pontua. Tudo que não se pode comprovar, não é válido pra lógica

      Excluir
  55. Minha Opinião: Quem acertou de 28 a 30 questões esta na zona do agrião... ou seja, nem fora, nem dentro... Dependem dos recursos... Tem que torcer para que anulem as questões "erradas"... Para esta galera, o Papai Noel chegará rapidinho, mas o dia 15/07 vai demorar pacas... eu acertei 29 e estou neste time... Vamos agonizar ate o dia 15/07... Abraxxxxx!!!!

    ResponderExcluir
  56. PESSOAL QUEM PROCURA AQUI NO BLOG SÃO OS MAIS INTERESSADOS. ACREDITO QUE ACIMA DE 29 ACERTOS TA DENTRO ACIMA DE 27 TEM GRANDES CHANCES. E A BARRA FIXA TIRA MUITA GENTE. BORA TREINAR...

    ResponderExcluir
  57. Para quem se interessar, a questão 36 pode e deve ser anulada devido a erro do examinador, explico:

    - A letra da lei 13.022/14, art. 7º, I diz: “As guardas municipais não poderão ter efetivo superior a 0,4% da população, em Municípios com até 50.000 habitantes”.

    - Na questão 36, assertiva 2, diz: “As guardas municipais não poderão ter efetivo superior a 0,5% da população, em Municípios com até 50.000 habitantes”.

    Ou seja, se NÃO pode ter mais que 0,4%, logo NÃO pode também ter mais que 0,5%. O que torna a assertiva 2 CORRETA.

    Com isso a ALTERNATIVA CORRETA passa a ser a letra ( E ) e não mais a letra ( D ) como queria o examinador.

    Nota-se que o examinador foi infeliz quando quis alterar apenas um número da letra de lei para torna-la inválida, mas para isso ele deveria ter alterado o número para baixo, e não para cima como fez.

    CABE RECURSO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também interpretei assim o que podemos fazer?

      Excluir
    2. Amigos entendo a visão de vocês porem acho que faltou um pouco de compreensão.
      Vejam que a questão começa assim >Com base na Lei nº 13.022, de 08/08/2014
      E na lei não tem 0,5% e sim 0,4%

      compreender > está no texto
      interpretar > esta alem do texto

      Excluir
    3. Também interpretei assim o que podemos fazer?

      Excluir
    4. Rodrigo, não há como considerar o item 2 como correto e no caso não cabe recurso, pois se você tiver 0,41% já estará bem além do que é permitido. Se tiver 0,6% está totalmente incorreto. Portanto, lá só poderia constar 0,4% para estar correto. O correto só poderia ser o que consta na lei: não poderão ter efetivo superior a 0,4%. Qualquer outro valor estaria incorreta a questão e não há recurso contra isso. Entenda que ele diz na questão que pode ter mais 0,4% sim, mas ele também afirmar que pode ter mais que 0,4% e isso é incorreto.

      Excluir
  58. Bom dia pessoal, acertei 25 será que tenho alguma chance?

    ResponderExcluir
  59. Até entendo sua linha de pensamento mais acho que faltou um pouco de interpretação de sua parte.
    Veja "Com base na Lei" nº 13.022, de 08/08/2014. Ao citar "Com base na Lei" a banca pede que se responda a questão com base no que esta escrito estritamente na Lei que é 0,4%.

    ResponderExcluir
  60. Bom dia a todos.
    Estudei o que os professores ensinaram no curso! Certo.
    Então, em português de 05 questões, acertei 04, de matemática das 05, acertei apenas 03 e a pergunta de numero 08 eu respondi B e no gabarito está A, tem uma dúvida nesta questão. Em história e geografia das 05 acertei 04, de legislação de 15 acertei 11, mais fatos políticos e econômicos...das 10 acertei apenas 02, ou seja acho que fugiu de fatos importantes arrespeito do serviço que vamos prestar, o que tem haver mascote das olimpíadas? COM SEGURANÇA PÚBLICA. Enfim totalizei 24 acertos, acredito que não poderei fazer parte dessa equipe. Disse isso apenas como desabafo, pois as perguntas que errei foram idiotas, que não vai agregar na área de segurança. Acredito que um futuro policial tem que saber legislação. Conhecer lei, guando e como aplica-lá, pois vai dedicar sua vida para resguardar a de terceiros. Enfim era para ter gabaritado legislação, pois estudei muito, e só não consegui, devido perguntas insanas, isso q sou formado em segurança pública, talvez por isso estou inconformado. Sem mais obrigado. É agradeço a atenção por mim prestado. BOA SORTE E SUCESSO A TODOS QUE ENTRARAM NA GUARDA MUNICIPAL DE CURITIBA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camargo. Entendo sua frustração. Com certeza aqueles que vão trabalhar diretamente ligado à segurança pública deveriam conhecer de leis. Mas nenhum concurso é 100% voltado à área de atuação. Todo concurso sempre tem matérias de atualidades. E a intenção disso é ver como estamos em relação ao mundo que vivemos. Pra responder essas perguntas, basta ler notícias. Basta querer se inteirar dos assuntos. Nisso levo vantagem, pois parte do meu dia é feito de leitura. Embora eu tenha errado umas 3 de Conhecimentos Gerais e achar ridícula uma pergunta sobre mascote de Olimpíadas, é algo que não podemos reclamar. Pra quem presta concurso, é nossa obrigação saber de tudo. estar a par de tudo. Não li nada sobre as Olimpíadas e adivinha.. errei essa também.

      Mas acertei 31. estou esperançoso

      um abraço, meu amigo.

      Excluir
    2. Ok, obrigado pela compreensão, sucesso e boa sorte daqui para frente abraços.

      Excluir
  61. Respostas
    1. Esperança e a ultima que morre meu velho... Não esqueça que o resultado que vale e o do dia 15/07... até lá, só esta garantido quem acertou mais de 30...

      Excluir
  62. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  63. acertei 32, motivado treinando firme e aguardando o resultado dia 15.apesar da concorrência kkk boa sorte pra todos nos.

    ResponderExcluir
  64. acertei 32, motivado treinando firme e aguardando o resultado dia 15.apesar da concorrência kkk boa sorte pra todos nos.

    ResponderExcluir
  65. Respostas
    1. Acho dificil amigo, eu acertei 28 e acho que to fora tb... Ai a consciência pesa, pq não estudei uma linha sequer, e achei que a prova estava dada a quem estudou o mínimo... Ficamos para a próxima

      Excluir
    2. pois é complicado, aparentemente tava fácil a prova quando vi o gabarito me assustei com algumas questões, que em psava ter acertado com certeza

      Excluir
    3. pois é complicado, aparentemente tava fácil a prova quando vi o gabarito me assustei com algumas questões, que em psava ter acertado com certeza

      Excluir
    4. Pois e Fabiano, arrei questões por nao prestar atenção tb... Errei a do museu, a dos rios e a do habbeas corpus, são 3 que eu sabia, e ja me colocariam com maiores chances, com 31 acertos, mas.... Fica pra proxima

      Excluir
  66. galera a questao 30 nao tem no edital !!!! bora entrar com recurso

    ResponderExcluir
  67. Eu acertei 29, será que tenho chances???? acho que to fora afinal foram 26 mil inscritos.

    ResponderExcluir
  68. acertei 28 e gabaritei em legislação errando apenas a questão 30 axo que ainda da...fé e foco

    ResponderExcluir
  69. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  70. Acertei 29 e espero ficar entre os 1200. Para mim, a questão sobre os nomes dos mascotes das Olimpíadas, a banca poderia ter substituído por qualquer outro fato realmente importante ou marcante dentro do mesmo tema, uma vez que, matéria-prima não lhe faltava. Agora, o nomes dos mascotes das Olimpíadas viraram assunto de rodas de cafezinho, devido ao aparecimento em uma questão de prova de concurso público, o que até então, na minha sincera opinião, era assunto para salas de aula do ensino fundamental.

    ResponderExcluir
  71. ACERTEI 26 .MAIS ENTREI COM RECURSO NA 30,SERA QUE TENHO CHANCE?

    ResponderExcluir
  72. ACABEI DE ENTRAR COM RECURSO NA QUESTÃO 30 QUE NAO ESTA NO EDITAL !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Esta será anulada sem dúvida alguma. Não está no edital.

      Excluir
    2. Conforme diz o edital segue:

      - Lei Municipal n° 1656/1958 , Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais – Arts.
      207 a 213.

      Portanto, nos artigos 207 a 213, não há nada que se refira a formas válidas de provimento em cargo público.

      Pode-se verificar que o edital foi restritivo aos artigos 207 a 213.

      Ante ao exposto, faz-se imperiosa a anulação da questão.

      Excluir
  73. Problema em alguns questões foi excesso de confiança e acabe errando depois percebe q se tivesse dado mais umas duas lida na questão eu acertava kk agora já era

    ResponderExcluir
  74. Ilustríssima banca examinadora, a questão objeto deste recurso deve ser anulada pois baseia-se em conteúdo fora do que consta em Edital.

    Conforme consta no conteúdo programático de geografia, segue:

    GEOGRAFIA DO PARANÁ
    - Localização Espacial de Curitiba e Paraná
    - Limites Territoriais de Curitiba e Paraná
    - Transporte de Curitiba


    Item 1, localização espacial de Curitiba e Paraná:

    Entende-se como localização espacial a seguinte definição que consta nos livros de geografia:

    "Todo e qualquer ponto da superfície terrestre pode ser localizado através do sistema de coordenadas geográficas."

    Entendido isso, nós candidatos, passamos a estudar a localização geográfica espacial através de coordenadas geográficas, o que não incluiu o estudo de relevo específico da região interna do estado, que no caso foi objeto desta questão, citando o Canyo Guartelá, Parque Estadual de Vila Velha, Salto São Francisco, Parque Municipal das Araucárias e Salto Santa Rosa.

    Para que o relevo fosse objeto de estudo seria necessário que o conteúdo programático fosse mais claro quanto a isso. Acredito que grande parte dos candidatos não estudou o relevo do estado.

    Item 2, limites territoriais de Curitiba e Paraná:

    Entende-se que são divisões entre um território e outro. Portanto estudamos as cidades que fazem limite com Curitiba e os estados e os países que fazem limite com o Paraná.

    Poderia ser objeto de estudo o Canyo Guartelá, caso ele fizesse limite com Curitiba ou estivesse em zona limite entre Paraná e outro estado ou outro país.

    Ante ao exposto, faz-se imperiosa a anulação da questão objeto do presente recurso face ela estar fora do conteúdo constante no Edital deste concurso.

    Att,

    Francisco Corrêa

    ResponderExcluir
  75. Olá William.
    Com certeza você tem razão, o edital em seu conteúdo programático cobra apenas os artigos n° 203 ao 207 da . Cabe recurso sim. "Lei Municipal n° 1656/1958 , Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais – Arts.207 a 213".

    ResponderExcluir
  76. Obs: Na referida questão nº30 o que foi abordado pela banca foi artigo nº10.
    "Art. 10 Os cargos públicos são providas por:

    I - nomeação

    II - promoção;

    III - transferência;

    IV - reintegração

    V - reversão;

    VI - readmisão";

    ResponderExcluir
  77. 30 - De acordo com o Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais de Curitiba (Lei Municipal nº 1.656/1958), identifique como verdadeiras (V) as formas válidas de provimento em cargo público e como falsas (F) as demais:
    ( ) Nomeação.
    ( ) Reintegração.
    ( ) Promoção.
    ( ) Ascensão.

    ResponderExcluir
  78. Alguém sabe a porcentagem de reprovação no taf? Se por sorte eu for chamado, terei de cobtar com isso para ficar entre os 800.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em média 30 a 40%, algumas vezes até mais que 50%. As mulheres então reprovam muito e também os gordinhos e os muito grandes. A barra elimina muito! Imagina um cara de 120 km, sedentário, puxar o corpo 3 vezes na barra... Imagina então correr 50m em 7,5 segundos...

      Excluir
    2. eu julgo que um terço.
      São 400 vagas e 1200 serão chamados, logo, espera-se que cerca de 800 não consigam.

      Excluir
  79. podem recorrem nestas a seguir

    Enunciado da Questão 11

    Prédio tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional que foi sede da antiga Prefeitura de Curitiba:

    Justificativa do Candidato (recurso)

    bom dia.
    Prédio paço da liberdade onde se localizou o museu paranaense, antiga sede da prefeitura de Curitiba localizou-se no paço da liberdade, também teve a titularidade museu paranaense, respondi com essa interpretação ambos se localiza na praça generoso marques no mesmo logradouro. obrigado

    Enunciado da Questão 17

    Durante a 13ª fase da Operação Lava-Jato, obras de arte de artistas renomados foram encontradas na casa de alguns dos envolvidos na investigação coordenada pela Polícia Federal. Assinale a alternativa que indica o lugar para onde as obras apreendidas foram encaminhadas.

    Justificativa do Candidato (recurso)

    bom dia. a policia federal deflagrou a 13 operação e se coordena faz isto junto com o ministério publico não isoladamente com esta na questão. quem coordenou foi o juiz Sérgio Moro: o juiz da 13ª vara federal criminal de Curitiba tornou-se o terror de políticos, empresários e doleiros. É Moro quem coordena a Operação Lava Jato, que desbaratou o esquema de corrupção da Petrobras. Considerado um homem de hábitos simples, ele foi eleito “O Brasileiro do Ano de 2014” pela revista IstoÉ, Moro já coordenou outras investigações de peso, como a Farol da Colina, que desarticulou uma rede de 60 doleiros – incluindo o agora famoso Alberto Youssef. (entre outros). (fonte: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/economia/20150313/personagens-centrais-lava-jato/241510.shtml) acredito que esta questão está incompleta e com a informação errada. cabe a anulação? obrigado

    Enunciado da Questão 21

    Cidade ucraniana que é o principal reduto dos separatistas no conflito no leste da Ucrânia:

    Justificativa do Candidato (recurso)

    bom dia cabe a anulação da questão. erro na opção de resposta (pode ser um erro de digitação mas pode ser considerado uma das questões em que se muda uma letra ou um numero para confundir o candidato. assim como foi feito na pergunta 36 na opção 2 o certo é 04% e colocaram 0,5% para confundir. não existe a resposta certa cidade "Donetski" e sim existe a resposta certa DONETSK obrigado.

    Enunciado da Questão 25

    Em novembro de 2014, foi celebrado o 25º aniversário de um momento histórico que representou o fim da Guerra Fria. Assinale a alternativa que identifica esse momento.

    Justificativa do Candidato (recurso)

    bom dia anulação da questão A construção do muro foi em agosto de 1961 então em 2014 comemoramos seu 53º aniversario e não seu 25º. a pergunta esta afirmando que em 2014 foi comemorado seu aniversario de 25 anos. sendo que se retratam a aniversario, data comemorada e contada a partir de sua data natalina ou seja 1961 Até o ano de 1961, os cidadãos berlinenses podiam passar livremente de um lado para o outro da cidade. Porém, em agosto de 1961, com o acirramento da Guerra Fria e com a grande migração de berlinenses do lado oriental para o ocidental, o governo da Alemanha Oriental resolveu construir um muro dividindo os dois setores. Decretou também leis proibindo a passagem das pessoas para o setor ocidental da cidade. e foi derrubado em 9 de novembro de 1989, com a crise do sistema socialista no leste da Europa e o fim deste sistema na Alemanha Oriental, ocorreu a queda do muro. consequentemente titularam o fim da guerra fria Portanto, a década de 1990 marcou o fim da Guerra Fria e também da divisão do mundo em dois blocos ideológicos. O temor de uma guerra nuclear e as disputas armamentistas e ideológicas também foram sepultadas. (fontes: http://www.suapesquisa.com/guerrafria/fim_guerra_fria.htm - http://www.suapesquisa.com/pesquisa/queda_muro_berlim.htm) obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão 25 não afirma o aniversário do Muro de Berlim, mas sim o aniversário de um momento histórico que foi o fim da Guerra Fria, momento em que foi marcado pela queda do Muro. Argumento inconsistente.

      Excluir
    2. Concordo, com vc. É acertei esta, porém da duas conotações, duplo sentido.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  80. Acertei 29 e espero ficar entre os 1200. Para mim, a questão sobre os nomes dos mascotes das Olimpíadas, a banca poderia ter substituído por qualquer outro fato realmente importante ou marcante dentro do mesmo tema, uma vez que, matéria-prima não lhe faltava. Agora, o nomes dos mascotes das Olimpíadas viraram assunto de rodas de cafezinho, devido ao aparecimento em uma questão de prova de concurso público, o que até então, na minha sincera opinião, era assunto para salas de aula do ensino fundamental.

    ResponderExcluir
  81. Acertei 33. Gabaritei Portugues e Matematica. Quanto aos motivos pra recurso, sinceramente, acho alguns absurdos... Errei a questao com os nomes dos mascotes, mas tem gente pedindo recurso por coisas absurdas... Acho que o ponto principal nesta prova foi disciplina e atençao. Quem estudou e esteve focado, com certeza atingira o objetivo.

    ResponderExcluir
  82. GALERA APÓS REVER QUASE TUDO QUE DEU ENTREI COM RECURSO NAS QUESTÕES 21 E 30. SE ALGUÉM QUISER DAR UMA OLHADA ESTA DISPONÍVEL NO BLOG NA PRÓXIMA MATÉRIA POSTADA.
    http://guardamunicipalcuritiba.blogspot.com.br/2015/06/voce-pode-entrar-com-recurso-contra.html#comment-form

    ResponderExcluir
  83. SE AS QUESTÕES FOREM ANULADA A GENTE PONTUA?

    ResponderExcluir
  84. http://rankings.olhonavaga.com.br/ranking?id=5348

    ResponderExcluir

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: