Você pode entrar com recurso contra erros na prova aplicada para o concurso da Guarda municipal de Curitiba 2015.

 Cabem recursos em algumas questões do concurso da Guarda municipal de Curitiba ano de 2015, por intermédio do site www.nc.ufpr.br
Cabe recursos na Questão 30 pois o artigo desta lei não foi mencionado no edital, ou em qualquer outra que você tenha argumentos.

O gabarito oficial da Prova de Conhecimentos em 15 de julho de 2015.
Aos que acertaram 27 questões existe uma chance remota de ficar entre os 1200 aos que acertaram acima de 30 existem chances verdadeiras, acima de 32 é quase certo, mas devemos aguardar o final dos recursos e só dia 15 vamos ter certeza, quem sabe possam se classificar até mesmo os com 25 acertos, depende do recurso e do dia 15/07/2015.

Dias 1, 2, 8 e 9 de agosto de 2015Realização da prova de aptidão física
Após essa fase, ainda há a avaliação psicológica, além de exames de saúde e investigação de conduta, com datas a divulgar.


Validade do concurso A Homologação do Concurso Público será publicada no Diário Oficial Eletrônico – Atos do Município de Curitiba. O concurso público terá validade de 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período.

126 comentários:

  1. Discordo da noticia, apenas a questão 30 é passível de recurso. por não estar no conteúdo programático.

    Porem uma boa olhada nas outras questão não faz mau então vamos la.

    Questão 5
    O comércio de drogas está por trás de pelo menos 45% das 37 chacinas ocorridas entre janeiro e agosto de 2007 na Grande São Paulo, nas quais morreram 130 pessoas. E esse percentual pode ser ainda maior se considerarmos que ainda não se conseguiu apurar o motivo de quase 20% dos 37 casos de chacina ocorridos.
    Com base no texto, assinale a alternativa correta.
    a) O mercado das drogas está por trás de quase metade das 37 chacinas.
    (Observação: O texto fala em 45%, 45% é QUASE 50%, ou seja quase metade. Resposta correta)

    b) 20 chacinas foram praticadas devido ao mercado das drogas.
    (Observação:Se quase metade 45% são ligadas ao comercio de drogas, basta fazer a conta 45% de 37 é 16,65. Jogo 16,65 chacinas foram praticadas devido ao mercado de drogas. Questão ERRADA)

    c) Podem ter morrido mais do que apenas 130 pessoas.
    (Observação: nas quais morreram 130, aqui o texto não deixa margem, fala claramente que morreram 130 pessoas. Questa ERRADA)

    d) O comércio de drogas foi responsável pela morte de 130 pessoas.
    (Observação: Aqui vemos que as 37 chacinas são as responsãveis pela morte de 130 pessoas, mais devemos lembrar que nem todas chacinas eram relacionadas ao trafico de drogas. Questão ERRADA.)

    e) 37 chacinas foram praticadas devido ao mercado de drogas.
    (Observação: Bem se o comércio de drogas esta relacionado a apenas 45% das chacinas, os outros 55% são de outros problemas, logo questão ERRADA)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem agora que o Reginaldo editou a noticia eu concordo com a noticia. kkkk

      Excluir
    2. mas o enunciado afirma que o numero pode aumentar se forem solucionados outros 20% dos casos. Portanto a C seria a correta

      Excluir
    3. Estela, sua interpretação está erradíssima. Elucidando o motivo dos outros 20% não vai alterar o número de mortos. Em outras palavras. Acharam 130 presuntão. Gente morta pela cidade.. Desses, 45% foi por motivo de droga. Já os 20% desse mesmo grupo, não se sabe ao certo o motivo.. Descobrindo o motivo não vai mudar em nada o número de mortos.. só os 45% que é citado, já que o texto deixa claro que "e esse percentual (os 45%) pode ser ainda maior se considerarmos que ainda não se conseguiu apurar o motivo de quase 20% dos 37 casos de chacina ocorridos.

      Excluir
    4. Está certo Maks, você foi muito rápido, obrigado pela sua colaboração, na minha opinião apenas a 30 cabe recurso, peço desculpas a todos pois não consigo responder tudo.

      Excluir
    5. 30
      Ilustríssima banca examinadora, a questão 30 objeto deste recurso deve ser anulada pois baseia-se em conteúdo fora do que consta em edital conforme segue:

      - Lei Municipal n° 1656/1958 , Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais – Arts.
      207 a 213.

      Portanto, nos artigos 207 a 213, não há nada que se refira a formas válidas de provimento em cargo público.

      Pode-se verificar que o edital foi restritivo aos artigos 207 a 213.

      Sendo o conteúdo cobrado relativo ao art. 10 que não constava no edital conforme segue:

      "Art. 10 Os cargos públicos são providos por:

      I - nomeação

      II - promoção;

      III - transferência;

      IV - reintegração

      V - reversão;

      VI - readmisão";

      exposto isto sabemos que:

      1. O EDITAL É A LEI DO CONCURSO E AS QUESTÕES COBRADAS NÃO PODEM AFASTAR-SE DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO, SOB PENA DE OFENSA AO PRINCÍPIO DE LEGALIDADE, PELA NECESSIDADE DE VINCULAÇÃO AO EDITAL.

      2. CONSTATADA A DIVERGÊNCIA ENTRE O CONTEÚDO DO EDITAL E AS QUESTÕES FORMULADAS, HÁ DE SE ATRIBUIR AO CANDIDATO OS PONTOS DAS MESMAS.

      Ante ao exposto, faz-se necessária a anulação da questão.



      36
      Antes de tudo, quero parabenizar a UFPR, pela qualidade da prova, pela cordialidade dos aplicadores e pela organização do concurso.

      Porem venho através deste recurso pedir a alteração de gabarito relativo a questão de numero 36, mudando a alternativa correta de D para E.

      Pois conforme a letra da lei 13.022/14, art. 7º, I diz: “As guardas municipais não poderão ter efetivo superior a 0,4% da população, em Municípios com até 50.000 habitantes”.

      - Na questão 36, assertiva 2, diz: “As guardas municipais não poderão ter efetivo superior a 0,5% da população, em Municípios com até 50.000 habitantes”.

      Conforme o enunciado da mesma:

      Com base na Lei nº 13.022, de 08/08/2014, considere as seguintes afirmativas:

      1.Municípios limítrofes podem, mediante consórcio público, utilizar, reciprocamente, os serviços da guarda municipal de maneira compartilhada.

      2.As guardas municipais não poderão ter efetivo superior a 0,5% (cinco décimos por cento) da população, em Municípios com até 50.000 (cinquenta mil) habitantes.

      3.As guardas municipais não podem ficar sujeitas a regulamentos disciplinares de natureza militar.

      Assinale a alternativa correta.
      a)Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
      b)Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
      c)Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
      ►d)Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
      e)As afirmativa 1, 2 e 3 são verdadeiras

      Apesar da banca ter colocado 0,5 no lugar de 0,4, a questão não deixa de estar correta, pois as guardas não podem ter efetivo acima de 0,4, ou seja, nem 0,41, nem 0,42, nem 0,43, nem 0,44, nem 0,45, nem 0,46, nem 0,47, nem 0,48, nem 0,49, nem 0,5, nem 0,51 e assim por diante infinitamente.

      Ou seja, se NÃO pode ter mais que 0,4%, logo NÃO pode também ter mais que 0,5%. O que torna a assertiva 2 CORRETA.

      Ante ao exposto, pede-se a mudança no gabarito, pois as opções 1,2 e 3 estão corretas, sendo então mais adequada a letra E como alternativa correta, ao invés da letra D, dada como correta pela banca.

      Excluir
    6. 21
      Antes de tudo, quero parabenizar a UFPR, pela qualidade da prova,
      pela cordialidade dos aplicadores e pela organização do concurso.

      Porem venho através deste recurso pedir a anulação da questão de numero 21.

      O
      motivo da anulação se dá pelo claro fato de que nenhuma das respostas
      da questão está correta. Já que o nome da cidade Ucraniana que é o
      principal reduto separatista no conflito no leste da Ucrânia é Donetsk.
      Pode ter ocorrido um erro de digitação, mas também pode ser considerada
      uma das situações em que se muda uma letra ou um numero do enunciado ou
      das alternativas de resposta das questões para confundir o candidato.

      Segue a questão:

      21 - Cidade ucraniana que é o principal reduto dos separatistas no conflito no leste da Ucrânia:
      a) Kiev.
      b) Odessa.
      c) Kharkiv.
      ►d) Donetski.
      e) Poltava.

      A fonte da escrita correta do nome da cidade pode ser conferido no site oficial da cidade:
      http://www.donetsk.ua/
      ou em sites de idoniedade já comprovados como :
      http://g1.globo.com/mundo/noti...
      http://noticias.terra.com.br/m...
      https://pt.wikipedia.org/wiki/...
      http://noticias.terra.com.br/m...
      http://pt.euronews.com/2014/07...

      Ante ao acima exposto venho pedir que a questão seja ANULADA.



      23
      Antes de tudo, quero parabenizar a UFPR, pela qualidade da prova, pela cordialidade dos aplicadores e pela organização do concurso.

      Porem venho através deste recurso pedir a anulação da questão de numero 23, pois, apesar da morte do escritor Ariano Suassuna ser atual, ocorrida em 2014, sua obra Auto da compadecida foi escrita em 1955, sua primeira encenação ocorreu em 1956 e foi adaptada para o cinema pela primeira vez em 1969 com o filme A Compadecida. Posteriormente ocorreu nova encenação em 1974. Foi apresentada em 1999 na Rede Globo de televisão como minissérie: O Auto da Compadecida. Na segunda e mais conhecida adaptação feita para o cinema em 2000 foi chamada de O Auto da Compadecida. Como pode-se confirmar em: https://pt.wikipedia.org/wiki/...

      Ante ao exposto conclui-se que sua última grande divulgação em rede nacional ocorreu há 15 anos, portanto essa questão foge ao conteúdo programático exposto no edital que pede:
      CULTURA GERAL: fatos políticos, econômicos e sociais ocorridos em 2014 e 2015 e divulgados na mídia local e nacional.

      Assim sendo algo ocorrido pela última vez no ano 2000 não pode ser adequado ao que preconiza o edital relativo aos anos de 2014 e 2015. Pede-se então o anulamento da questão.

      Excluir
    7. Concordo com você. A questão seria aceitável se estivesse ao contrário, colocando a história da obra, toda a sua trajetória e depois perguntar, quem foi o escritor que criou essa obra e morreu em 2014? Aí sim, estaria de acordo com o edital, porque é fato atual.

      Excluir
  2. Analise da questão 08

    08 - Em um torneio de futebol amador, a cada rodada duas equipes se enfrentam. A equipe vitoriosa recebe 5 pontos e a
    perdedora não pontua; em caso de empate, cada uma das equipes recebe 3 pontos. Todos os pontos obtidos por uma
    equipe são somados, e aquele que tiver a maior pontuação no final do campeonato é declarado campeão. Sabendo
    que ao final do torneio a equipe dos Matemáticos obteve exatamente 37 pontos, considere as seguintes afirmativas:
    (Observação: Matematicamente temos duas formas de chegar a pontuação 37
    a)4 empates 12 pontos + 5 Vitorias 25 pontos = 37 pontos
    b)9 empates 27 pontos + 2vitórias 10 pontos = 37 pontos
    logo temos que confirmar as 3 alternativas abaixo conforme os 2 jeitos acima vistos que se encaixam na pontuação.
    1. A equipe dos Matemáticos jogou pelo menos 9 partidas nesse torneio. A eB
    2. A equipe dos Matemáticos obteve no máximo 6 empates. Apenas A
    3. A equipe dos Matemáticos foi derrotada pelo menos uma vez nesse torneio. Não a como saber

    Assinale a alternativa correta.
    a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. (Questão correta)
    b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
    c) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
    d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
    e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também errei fui seco na b uiahiuah depois em casa que vi que tinha errado.

      Excluir
    2. A alternativa "B" está correta.
      Não temos como adivinhas em qual dos 2 cálculos o formulador da questão pensou, visto que na própria questão não existe nada que dê erro a nenhum dos cálculos. Assim como é impossível saber se perderam ou não.
      Questão muito mal formulada.
      Se existem 2 respostas, deve ser anulada essa questão.

      Excluir
    3. TAMBEM FUI SECO NA B....

      JÁ FIZ O RECURSO.

      Excluir
    4. O time poderia ter perdido nenhuma? Sim... Logo a C esta errada

      Excluir
    5. Fizeram recurso nessa pq erraram. Eu acertei por que soube interpreta-la. Espero que não anulem nenhuma na prova. Acho um absurdo, todos os concursos ficam esse blá blá blá. Não adianta não ter estudado e depois querer ganhar pontos na marra, por conta de anulações.

      Excluir
  3. Já a questão 30 concordo plenamente com o recurso. Deixo aqui a integra do recurso por mim impetrado a banca no primeiro horário desta manhã.

    ____________________________________________________________________________________
    Antes de tudo, quero parabenizar a UFPR, pela qualidade da prova, pela cordialidade dos aplicadores e pela organização do concurso.

    Porem venho através deste recurso pedir a anulação da questão de "LEGISLAÇÃO" numero 30.
    O motivo da anulação se dá pelo claro fato de que a resposta da questão se encontra na Lei Municipal nº 1.656/1958 no "ARTIGO 10". Quando o edital deixa claro que no conteúdo programático 'e a Lei Municipal nº 1.656/1958 que teria cobrança apenas dos "Artigos 207 a 213",onde não se encontra a resposta neste conteúdo, segue o trecho do edital:

    Anexo III – conteúdo programático

    LEGISLAÇÃO


    - Lei Municipal n° 1656/1958 , Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais – Arts.
    207 a 213.

    exposto isto sabemos que:

    1. O EDITAL É A LEI DO CONCURSO E AS QUESTÕES COBRADAS NÃO PODEM AFASTAR-SE DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO, SOB PENA DE OFENSA AO PRINCÍPIO DE LEGALIDADE, PELA NECESSIDADE DE VINCULAÇÃO AO EDITAL.

    2. CONSTATADA A DIVERGÊNCIA ENTRE O CONTEÚDO DO EDITAL E AS QUESTÕES FORMULADAS, HÁ DE SE ATRIBUIR AO CANDIDATO OS PONTOS DAS MESMAS.

    Grato
    Marlon ...

    ResponderExcluir
  4. Bem ao nosso amigo REGINALDO DINIZ meu MUITO OBRIGADO. Pois seu blog foi o principal local de acompanhamento do concurso. Sempre que posso dou uma passada aqui pelo blog, sou de Cascavel e vim fazer o concurso da guarda. Sangue Azul. Acertei 32 questões e se a questão 30 for anulada vou para 33 questões certas. A todos boa sorte e que dia 15 nosso nome esteja na lista.

    ResponderExcluir
  5. Tem uma questao de portugues que eu fiquei na duvida sobre a concorfancia acho q ela tem recurso tb so se estou equivocada...amanha eu posto minha duvida pois no cel e complicado pra comentar bjs

    ResponderExcluir
  6. Acertei a questão 30, irei perder ponto se for anulada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, porém se for anulada, quem errou ganha o ponto de acerto dela.

      Excluir
  7. Enunciado da Questão 11
    Prédio tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional que foi sede da antiga Prefeitura de Curitiba:
    Justificativa do Candidato (recurso)
    bom dia.
    Prédio paço da liberdade onde se localizou o museu paranaense, antiga sede da prefeitura de Curitiba localizou-se no paço da liberdade, também teve a titularidade museu paranaense, respondi com essa interpretação ambos se localiza na praça generoso marques no mesmo logradouro. obrigado

    Enunciado da Questão 17
    Durante a 13ª fase da Operação Lava-Jato, obras de arte de artistas renomados foram encontradas na casa de alguns dos envolvidos na investigação coordenada pela Polícia Federal. Assinale a alternativa que indica o lugar para onde as obras apreendidas foram encaminhadas.
    Justificativa do Candidato (recurso)
    bom dia. a policia federal deflagrou a 13 operação e se coordena faz isto junto com o ministério publico não isoladamente com esta na questão. quem coordenou foi o juiz Sérgio Moro: o juiz da 13ª vara federal criminal de Curitiba tornou-se o terror de políticos, empresários e doleiros. É Moro quem coordena a Operação Lava Jato, que desbaratou o esquema de corrupção da Petrobras. Considerado um homem de hábitos simples, ele foi eleito “O Brasileiro do Ano de 2014” pela revista IstoÉ, Moro já coordenou outras investigações de peso, como a Farol da Colina, que desarticulou uma rede de 60 doleiros – incluindo o agora famoso Alberto Youssef. (entre outros). (fonte: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/economia/20150313/personagens-centrais-lava-jato/241510.shtml) acredito que esta questão está incompleta e com a informação errada. cabe a anulação? obrigado

    Enunciado da Questão 21
    Cidade ucraniana que é o principal reduto dos separatistas no conflito no leste da Ucrânia:
    Justificativa do Candidato (recurso)
    bom dia cabe a anulação da questão. erro na opção de resposta (pode ser um erro de digitação mas pode ser considerado uma das questões em que se muda uma letra ou um numero para confundir o candidato. assim como foi feito na pergunta 36 na opção 2 o certo é 04% e colocaram 0,5% para confundir. não existe a resposta certa cidade "Donetski" e sim existe a resposta certa DONETSK obrigado.

    Enunciado da Questão 25
    Em novembro de 2014, foi celebrado o 25º aniversário de um momento histórico que representou o fim da Guerra Fria. Assinale a alternativa que identifica esse momento.
    Justificativa do Candidato (recurso)
    bom dia anulação da questão A construção do muro foi em agosto de 1961 então em 2014 comemoramos seu 53º aniversario e não seu 25º. a pergunta esta afirmando que em 2014 foi comemorado seu aniversario de 25 anos. sendo que se retratam a aniversario, data comemorada e contada a partir de sua data natalina ou seja 1961 Até o ano de 1961, os cidadãos berlinenses podiam passar livremente de um lado para o outro da cidade. Porém, em agosto de 1961, com o acirramento da Guerra Fria e com a grande migração de berlinenses do lado oriental para o ocidental, o governo da Alemanha Oriental resolveu construir um muro dividindo os dois setores. Decretou também leis proibindo a passagem das pessoas para o setor ocidental da cidade. e foi derrubado em 9 de novembro de 1989, com a crise do sistema socialista no leste da Europa e o fim deste sistema na Alemanha Oriental, ocorreu a queda do muro. consequentemente titularam o fim da guerra fria Portanto, a década de 1990 marcou o fim da Guerra Fria e também da divisão do mundo em dois blocos ideológicos. O temor de uma guerra nuclear e as disputas armamentistas e ideológicas também foram sepultadas. (fontes: http://www.suapesquisa.com/guerrafria/fim_guerra_fria.htm - http://www.suapesquisa.com/pesquisa/queda_muro_berlim.htm) obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pergunta não é sobre a criação do monumento e sim do momento em que acorreu tal fato, que foi a queda do muro há 25 anos.

      Excluir
  8. Segue em anexo meu recurso a questão 21.
    _______________________________________________________________________
    Antes de tudo, quero parabenizar a UFPR, pela qualidade da prova, pela cordialidade dos aplicadores e pela organização do concurso.

    Porem venho através deste recurso pedir a anulação da questão de "ATUALIDADES" numero 21.

    O motivo da anulação se dá pelo claro fato de que nenhuma das resposta da questão está correta. Já que o nome da cidade Ucraniana que é o principal reduto separatista no conflito no leste da Ucrânia é Donetsk.

    A fonte da escrita correta do nome da cidade pode ser conferido no site oficial da cidade:
    http://www.donetsk.ua/
    ou em sites de idoniedade já comprovados como :
    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/11/veiculos-blindados-seguem-o-reduto-separatista-de-donetsk-na-ucrania.html
    http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/ucrania-tem-acordo-de-tregua-em-redutos-separatistas,8a2e262fd5b0a410VgnCLD200000b1bf46d0RCRD.html

    segue a questão:

    21 - Cidade ucraniana que é o principal reduto dos separatistas no conflito no leste da Ucrânia:
    a) Kiev.
    b) Odessa.
    c) Kharkiv.
    ►d) Donetski.
    e) Poltava.

    exposto isto acredito que a questão deve ser ANULADA.

    Grato
    Marlon Rihayem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, pois nenhuma das alternativas está correta.

      Excluir
    2. CONCORDO O NOME ESTA ERRADO O CORRETO É DONETSK.

      JÁ ABRI RECURSO.

      Excluir
    3. Esta eu acertei mas justiça seja feita o nome está errado sim ....

      Excluir
    4. O nome pode está escrito errado, mais não muda na pronuncia

      Excluir
  9. nossa com tantas questões passíveis de recursos o correto seria anular esta e fazer outra prova... !!!!
    a questão número um me deixou em dúvida também;
    quando se termina uma frase seria usado o ponto não é mesmo?
    Ou eu estou enganada , é a mesma frase?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Concordo, pois a "B" tbm está certa. A última vírgula é opcional, pois não muda o sentido da frase. Quando se muda o sujeito não precisa colocar outra vírgula.

      Excluir
    3. A ASSERTIVA C ESTÁ 100% CORRETA, POIS QUANDO SE USA ( :) INDICA QUE ALGUÉM VAI EXPLICAR ALGO, E FOI O QUE ACONTECEU, HOUVE UMA EXPLICAÇÃO.

      Excluir
    4. CONCORDO COM O BRUNO, OPÇÃO B TAMBEM É VALIDA JÁ QUE OS : NO FIM TAMBEM QUER DIZER SOMA DE OPÇOES COMO POR EXEMPLO

      HOJE TOMEI CAFÉ DA MANHA, E COM ELE TIVE OS ACOMPANHAMENTOS: CAFÉ, LEITE, PÃO, MANTEIGA. VOU CONTESTAR.

      Excluir
    5. CONCORDO COM O BRUNO, OPÇÃO B TAMBEM É VALIDA JÁ QUE OS : NO FIM TAMBEM QUER DIZER SOMA DE OPÇOES COMO POR EXEMPLO

      HOJE TOMEI CAFÉ DA MANHA, E COM ELE TIVE OS ACOMPANHAMENTOS: CAFÉ, LEITE, PÃO, MANTEIGA. VOU CONTESTAR.

      Excluir
    6. A alternativa B não está correta, por que a frase "quando alguém fala, você escuta, sem
      interromper", é a lição importante a qual os pesquisadores aprenderam como os filhotes de sagui, portanto se trata de uma explicação, ou seja, o que os pesquisadores aprenderam, sendo assim a alternativa correta quanto a pontuação é a alternativa C.

      Excluir
  10. Quero saber se a questão 36 cabe recurso e pq ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 36 CABE RECURSO POR QUE ERRARAM A NUMERAÇÃO

      As guardas municipais não poderão ter efetivo superior a 0,5% (cinco décimos por cento) da população, em
      Municípios com até 50.000 (cinquenta mil) habitantes.

      questões em que se muda uma letra ou um numero para confundir o candidato. assim como foi feito na pergunta 36 na opção 2 o certo é 04% e colocaram 0,5% para confundir

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Questão 36

      Apesar de o examinador ter colocado 0,5 no lugar de 0,4, a questão não deixa de estar correta, pois as guardas não podem ter efetivo acima de 0,4, ou seja, nem 0,41, nem 0,42, nem 0,43, nem 0,44, nem 0,45, nem 0,46, nem 0,47, nem 0,48, nem 0,49, nem 0,5, nem 0,51 e assim por diante infinitamente.

      Então o fato da questão dizer que não pode ter mais que 0,5 não a torna incorreta, pois a questão não está dizendo em lugar algum que pode ter mais que 0,4.

      O examinador caiu na pegadinha que tentou armar.

      Não há dúvidas que cabe recurso.

      Excluir
    4. Rodrigo você está equivocado, esta dizendo superior a 0,5, ou seja, 0,49 não é superior a 0,5, sendo assim o calculo do quadro funcional da guarda municipal poderia ser feito sobre esse percentual, o que não é permitido.

      Excluir
    5. RECURSO PROTOCOLADO!

      Ilustríssimos Senhores Examinadores do Concurso Público para provimento do cargo de Guarda Municipal - Nível I / Curitiba - PR

      O certame ocorreu na data de 28/06/15. Conforme previsto no edital fora publicado na mesma data o gabarito provisório da respectiva avaliação.

      Conforme divulgado no gabarito provisório no que diz respeito a questão de nº 36 seria correta a assertiva (d) in verbis:

      36 - Com base na Lei nº 13.022, de 08/08/2014, considere as seguintes afirmativas:
      1. Municípios limítrofes podem, mediante consórcio público, utilizar, reciprocamente, os serviços da guarda municipal de maneira compartilhada.
      2. As guardas municipais não poderão ter efetivo superior a 0,5% (cinco décimos por cento) da população, em Municípios com até 50.000 (cinquenta mil) habitantes.
      3. As guardas municipais não podem ficar sujeitas a regulamentos disciplinares de natureza militar.
      Assinale a alternativa correta.
      a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
      b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
      c) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
      ►d) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
      e) As afirmativa 1, 2 e 3 são verdadeiras.


      As afirmativas (1) e (3) são letras de lei, expressamente previstas e face a elas nada se deve arguir.
      Ocorre que, com a máxima vênia, quanto a AFIRMATIVA (2) HÁ UM EQUÍVOCO;

      DO CONTEÚDO DA AFIRMATIVA (2) EXTRAÍ A SEGUINTE AFIRMAÇÃO (2. As guardas municipais não poderão ter efetivo superior a 0,5% (cinco décimos por cento) da população, em Municípios com até 50.000 (cinquenta mil) habitantes.);

      OU SEJA, O CONTEÚDO DESSA AFIRMATIVA ESTÁ CORRETO EIS QUE DE FATO O MÁXIMO DE EFETIVO PERMITIDO CONFORME CONSTA DO INCISO I, ART. 7º DA SUPRACITADA LEI É 0,4%.

      Art. 7º - As guardas municipais não poderão ter efetivo superior a:
      I- 0,4% (quatro décimos por cento) da população, em Municípios com até 50.000 (cinquenta mil) habitantes;
      (...)

      Nesse sentido, a afirmativa (2) considerada falsa/incorreta pela banca, é verdadeira (haja vista que de fato o efetivo da guarda municipal em Municípios com até 50.000 (cinquenta mil) habitantes não poderá ser superior a 0,5% (cinco décimos por cento) tendo em vista que para esse quórum populacional há uma LIMITAÇÃO LEGAL QUE NÃO PODE ULTRAPASSAR O MÁXIMO PREVISTO DE 0,4%.

      Inclusive, admitir que a afirmativa (2) está incorreta (CONFORME CONSIDERADO PELA BANCA) equivale a dizer QUE EM MUNICÍPIOS COM ATÉ CINQUENTA MIL HABITANTES O EFETIVO DE GUARDA MUNICIPAL PODERIA SER SUPERIOR A 0,5%.

      Conclui-se portanto, que se a lei é taxativa em limitar um percentual de 0,4% do efetivo de guarda municipal para uma população de até 50.000 (cinquenta mil) habitantes, DE FATO PARA UMA POPULAÇÃO DE 50.000 (CINQUENTA MIL) HABITANTES O EFETIVO NÃO PODE SER SUPERIOR A 0,5%, ALIÁS NÃO PODERÁ SEQUER SER DE 0,5% EIS QUE O MÁXIMO PARA ESSA POPULAÇÃO É LIMITADO PELO PERCENTUAL DE 0,4% SEGUNDO DITAMES DA LEI.

      Diante do exposto, requer seja o presente recurso conhecido e provido para o fim de reconhecer como certa/verdadeira a ASSERTIVA (E) e/ou alternativamente declarar NULA A QUESTÃO DE NÚMERO 36 FACE AO NÍTIDO EQUÍVOCO, EIS QUE A ASSERTIVA DA REFERIDA QUESTÃO NÃO É A LETRA (D) COMO CONSIDERADA CORRETA PRELIMINARMENTE PELA BANCA EXAMINADORA.

      Termos em que, pede e espera deferimento.

      29/06/2015

      Excluir
  11. PESSOAL ALGUEM COLOCOU RECURSO NA 01 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu coloquei. Acredito que a resposta "B" seja a correta.
      Na pior das hipóteses pode existir duas respostas corretas, pois acredito que a última vírgula seja no máximo opcional.

      Excluir
    2. pois é cara eu tambem coloquei o gabarito B pois veja, nao creio que se use : nessa afirmação.

      Excluir
    3. se depender dos comentários aqui, cabe recurso da 1 a 40

      Excluir
    4. boa cara , bando de chorão estão se apegando em interpretações subjetivas e descabidas para entrar com recurso.

      Excluir
    5. Mateus Maia, tbm acho. É cada uma,viu? Essa numero 1 foi dada. Isso chama-se interpretação!

      Excluir
  12. Se no Taf não atingirem 400 candidatos apt como é que fica

    ResponderExcluir
  13. Isso não foi prova , foi teste!
    Contra fatos não há argumentos. Se a banca tivesse usado de fatos concretos para uma boa elaboração, não caberia recurso algum.
    Acertei 33 e estou com medo de empatar com acertou 20, depois de tantos e questionáveis recursos que sabemos só aqui do blog. Imagina por aí à fora!

    ResponderExcluir
  14. Isso não foi prova , foi teste!
    Contra fatos não há argumentos. Se a banca tivesse usado de fatos concretos para uma boa elaboração, não caberia recurso algum.
    Acertei 33 e estou com medo de empatar com acertou 20, depois de tantos e questionáveis recursos que sabemos só aqui do blog. Imagina por aí à fora!

    ResponderExcluir
  15. Isso não foi prova , foi teste!
    Contra fatos não há argumentos. Se a banca tivesse usado de fatos concretos para uma boa elaboração, não caberia recurso algum.
    Acertei 33 e estou com medo de empatar com acertou 20, depois de tantos e questionáveis recursos que sabemos só aqui do blog. Imagina por aí à fora!

    ResponderExcluir
  16. Prova mal elaborada... Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  17. discordo, uma vez que ela traz no enunciado "com base na lei".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ( COM BASE NA LEI ), NÃO É O MESMO QUE: ( DE ACORDO COM A LEI ).
      A BANCA NÃO PEDIU A LITERALIDADE DA LEI, MAS SIM A INTERPRETAÇÃO DA MESMA,
      UMA VEZ QUE, A QUESTÃO COBRAVA A VERACIDADE DE CADA ASSERTIVA.
      DIZER QUE As guardas municipais não poderão ter efetivo superior a 0,5% (cinco décimos por cento) da população, em Municípios com até 50.000 (cinquenta mil) habitantes, É O MESMO QUE COMPROVAR A VERACIDADE DA ASSERTIVA, POIS, SABEMOS QUE O CERTO É 0,4%, VISTO QUE, AS OPÇÕES DAS RESPOSTAS ERAM EM RELAÇÃO A AUTENTICIDADE DA DA FORMULAÇÃO DAS MESMAS.
      PORTANTO, É JUSTO E COERENTE QUE SEJAM ATENDIDOS OS RECURSOS IMPETRADOS EM FAVOR DE QUEM RECURSOU.

      Excluir
    2. A lei diz superior a 0,4%, sendo assim 0,5% é superior, o que não se enquadra no 1° inciso do art. 7º da lei federal n° 13022/2014, portanto não pode ser verdadeira a segunda alternativa.

      Excluir
    3. Arrisquei essa também é covardia mudar um termo é muito pobre essas questões esperava mais da 1ª Universidade do pais

      Excluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Insiram seus gabaritos nesse site acima e vejam qual será sua colocação no concurso.

    ResponderExcluir
  20. Caso os recursos sejam aceitos, é aplicados a todos os candidatos ou apenas quem abriu recurso??

    ResponderExcluir
  21. Só pra esclarecer galera. Se algum recurso for aceito, a questão É ANULADA e a prova passa a ter uma questão a menos, ou seja, a prova passar a ter 39 questões. Ninguém ganha questão alguma, o que acontece é que o número de questões da prova diminui, aumentando assim a porcentagem de acerto. Pra quem acetou a questão anulada não vai mudar nada, mas, pra quem errou, a questão teoricamente vai ser dada como ganha. Então quem está preocupado, reze para te errado a/as questão/ões que será/ão anulada/as.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está errado, meu caro. Antes de qualquer coisa temos que sempre buscar o que é trazido pelo edital. E adivinha?
      "11.7 Os pontos relativos às questões porventura anuladas serão atribuídos a todos que fizeram a prova. Se houver alteração de item(ns) integrantes de provas, por força de impugnações do gabarito provisório, essa alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido"

      Excluir
    2. Ocorrerá exatamente como descrito pelo MateusMaia, conforme edital; Por exemplo, Se houver anulação de apenas 1 questão, (0,25) será acrescentado a todos os candidatos; Pra quem foi mal, fiquem na torcida....

      Excluir
  22. Oi galera acertei 30 questoes , nao sei se entro mas vou continuar treinando. Fiz recurso da 8 21 30 e 36. Vamos ver o q da ne. Sorte p nos.

    ResponderExcluir
  23. 21
    Antes de tudo, quero parabenizar a UFPR, pela qualidade da prova,
    pela cordialidade dos aplicadores e pela organização do concurso.

    Porem venho através deste recurso pedir a anulação da questão de numero 21.

    O
    motivo da anulação se dá pelo claro fato de que nenhuma das respostas
    da questão está correta. Já que o nome da cidade Ucraniana que é o
    principal reduto separatista no conflito no leste da Ucrânia é Donetsk.
    Pode ter ocorrido um erro de digitação, mas também pode ser considerada
    uma das situações em que se muda uma letra ou um numero do enunciado ou
    das alternativas de resposta das questões para confundir o candidato.

    Segue a questão:

    21 - Cidade ucraniana que é o principal reduto dos separatistas no conflito no leste da Ucrânia:
    a) Kiev.
    b) Odessa.
    c) Kharkiv.
    ►d) Donetski.
    e) Poltava.

    A fonte da escrita correta do nome da cidade pode ser conferido no site oficial da cidade:
    http://www.donetsk.ua/
    ou em sites de idoniedade já comprovados como :
    http://g1.globo.com/mundo/noti...
    http://noticias.terra.com.br/m...
    https://pt.wikipedia.org/wiki/...
    http://noticias.terra.com.br/m...
    http://pt.euronews.com/2014/07...

    Ante ao acima exposto venho pedir que a questão seja ANULADA.



    23
    Antes de tudo, quero parabenizar a UFPR, pela qualidade da prova, pela cordialidade dos aplicadores e pela organização do concurso.

    Porem venho através deste recurso pedir a anulação da questão de numero 23, pois, apesar da morte do escritor Ariano Suassuna ser atual, ocorrida em 2014, sua obra Auto da compadecida foi escrita em 1955, sua primeira encenação ocorreu em 1956 e foi adaptada para o cinema pela primeira vez em 1969 com o filme A Compadecida. Posteriormente ocorreu nova encenação em 1974. Foi apresentada em 1999 na Rede Globo de televisão como minissérie: O Auto da Compadecida. Na segunda e mais conhecida adaptação feita para o cinema em 2000 foi chamada de O Auto da Compadecida. Como pode-se confirmar em: https://pt.wikipedia.org/wiki/...

    Ante ao exposto conclui-se que sua última grande divulgação em rede nacional ocorreu há 15 anos, portanto essa questão foge ao conteúdo programático exposto no edital que pede:
    CULTURA GERAL: fatos políticos, econômicos e sociais ocorridos em 2014 e 2015 e divulgados na mídia local e nacional.

    Assim sendo algo ocorrido pela última vez no ano 2000 não pode ser adequado ao que preconiza o edital relativo aos anos de 2014 e 2015. Pede-se então o anulamento da questão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc pesquisar dona flor e seus dois maridos tambem virou minisserie e foi filme. em 1998 e esse ano de 2015 foi adaptada como minisserie .

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  24. 30
    Ilustríssima banca examinadora, a questão 30 objeto deste recurso deve ser anulada pois baseia-se em conteúdo fora do que consta em edital conforme segue:

    - Lei Municipal n° 1656/1958 , Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais – Arts.
    207 a 213.

    Portanto, nos artigos 207 a 213, não há nada que se refira a formas válidas de provimento em cargo público.

    Pode-se verificar que o edital foi restritivo aos artigos 207 a 213.

    Sendo o conteúdo cobrado relativo ao art. 10 que não constava no edital conforme segue:

    "Art. 10 Os cargos públicos são providos por:

    I - nomeação

    II - promoção;

    III - transferência;

    IV - reintegração

    V - reversão;

    VI - readmisão";

    exposto isto sabemos que:

    1. O EDITAL É A LEI DO CONCURSO E AS QUESTÕES COBRADAS NÃO PODEM AFASTAR-SE DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO, SOB PENA DE OFENSA AO PRINCÍPIO DE LEGALIDADE, PELA NECESSIDADE DE VINCULAÇÃO AO EDITAL.

    2. CONSTATADA A DIVERGÊNCIA ENTRE O CONTEÚDO DO EDITAL E AS QUESTÕES FORMULADAS, HÁ DE SE ATRIBUIR AO CANDIDATO OS PONTOS DAS MESMAS.

    Ante ao exposto, faz-se necessária a anulação da questão.



    36
    Antes de tudo, quero parabenizar a UFPR, pela qualidade da prova, pela cordialidade dos aplicadores e pela organização do concurso.

    Porem venho através deste recurso pedir a alteração de gabarito relativo a questão de numero 36, mudando a alternativa correta de D para E.

    Pois conforme a letra da lei 13.022/14, art. 7º, I diz: “As guardas municipais não poderão ter efetivo superior a 0,4% da população, em Municípios com até 50.000 habitantes”.

    - Na questão 36, assertiva 2, diz: “As guardas municipais não poderão ter efetivo superior a 0,5% da população, em Municípios com até 50.000 habitantes”.

    Conforme o enunciado da mesma:

    Com base na Lei nº 13.022, de 08/08/2014, considere as seguintes afirmativas:

    1.Municípios limítrofes podem, mediante consórcio público, utilizar, reciprocamente, os serviços da guarda municipal de maneira compartilhada.

    2.As guardas municipais não poderão ter efetivo superior a 0,5% (cinco décimos por cento) da população, em Municípios com até 50.000 (cinquenta mil) habitantes.

    3.As guardas municipais não podem ficar sujeitas a regulamentos disciplinares de natureza militar.

    Assinale a alternativa correta.
    a)Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
    b)Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
    c)Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
    ►d)Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
    e)As afirmativa 1, 2 e 3 são verdadeiras

    Apesar da banca ter colocado 0,5 no lugar de 0,4, a questão não deixa de estar correta, pois as guardas não podem ter efetivo acima de 0,4, ou seja, nem 0,41, nem 0,42, nem 0,43, nem 0,44, nem 0,45, nem 0,46, nem 0,47, nem 0,48, nem 0,49, nem 0,5, nem 0,51 e assim por diante infinitamente.

    Ou seja, se NÃO pode ter mais que 0,4%, logo NÃO pode também ter mais que 0,5%. O que torna a assertiva 2 CORRETA.

    Ante ao exposto, pede-se a mudança no gabarito, pois as opções 1,2 e 3 estão corretas, sendo então mais adequada a letra E como alternativa correta, ao invés da letra D, dada como correta pela banca.

    ResponderExcluir
  25. Li que alguns acham que a questão 8 não cabe recurso.
    Envie essa justificativa no meu recurso e gostaria que alguém me prove que esse argumento não é válido.
    "A equipe dos Matemáticos fez 37 pontos, ou seja, existem 2 respostas corretas.
    5 vitórias + 4 empates = 37 pontos;
    9 empates + 2 vitórias= 37 pontos.
    Como adivinhar sobre qual dos 2 cálculos o elaborador da questão estava pensando?
    Não existe nada na pergunta que mostre qual das 2 opções seria a errada.
    Outra coisa: é impossível saber se a equipe dos Matemáticos perdeu alguma partida sendo que derrota não soma pontos.
    Não foi divulgado o números de equipes participantes, número de rodadas e nem mesmo foi dada alguma dica que mostrasse vitórias, empates ou derrotas.
    Resumindo é humanamente impossível saber exatamente quantas vitórias, empates ou derrotas ao certo eles tiveram.
    Uma questão de lógica deve ter dicas que comprovem apenas uma opção.
    Essa questão é muito sem lógica e por isso deve ser anulada.
    Agradeço ao tempo gasta na leitura do meu recurso.
    Espero que tenham bom-senso."

    ResponderExcluir
  26. Amigo. Você tem que responder as perguntas desta questão se baseando nas duas formas de calculo. Nas 2 formas eles jogam pelo menos 9 vezes então a 1,ta certa. Já apenas em uma das formas eles empatam menos que 6 vezes então a B ta errada. E não a dados para dizer que eles perdem. A questão ta certa cara é probabilidade. Também errei.

    ResponderExcluir
  27. bom dia.a questão 8 é raciocinio.a soma 37 tem que sem uma das tres alternativas que ta la.mesmo que tenha outras somas.então ta certa

    ResponderExcluir
  28. eu acertei 26.mais tenho esperança que anulem a 30 e a 21.dai acha que tenho chance.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A 30 é muito provável e a 21 vai depender da galera bater em cima.

      Excluir
    2. não comprometeu o entendimento. Não vai ser anulada.

      Excluir
  29. pessoal estou acompanhando tantas reclamações e questionamentos sobre a prova de conhecimentos,agora o edital está dando mais uma brecha no TAF , teste de barra fixa , onde não é claro se os exercicios são em pronação ou supinação ,ai fica minha pergunta venho treinando em pronação (que é mais dificil) , e se algum outro candidato fizer em supinação( mais facil ) vai valer a mesma coisa ? pois o edital não é claro .
    quer dizer que os candidatos podem escolher se querem executar em pronação ou supinação???

    2 – TESTE DE BARRA FIXA
    Objetivo: Medir de forma indireta a força muscular de membros
    superiores e cintura escapular
    Local: Barra fixa
    Material utilizado: Cronômetro e prancheta.
    Execução: Candidatos do sexo masculino flexionarão simultaneamente
    os cotovelos até o queixo ultrapassar a parte superior da
    barra. Em seguida, estenderão novamente os cotovelos até a
    posição inicial. O movimento será considerado completo após
    a total extenção dos cotovelos. A execução deverá respeitar o
    tempo máximo de 1 minuto. Candidatas do sexo feminino
    realizarão uma contração isométrica (estática) e ao comando
    de “preparar” deverão dependurar-se na barra com pegada
    livre (pronação ou supinação), mantendo os braços
    flexionados e o queixo acima da parte superior da barra,
    podendo receber ajuda para atingir esta posição. Ao comando
    de iniciar, depois de tomada a posição inicial pela candidata, o
    avaliador da prova inicia imediatamente a cronometragem do
    tempo, devendo a candidata permanecer na posição, podendo
    o avaliador avisar o tempo decorrido na execução.

    PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
    SECRETARIA MUNICIPAL DE RECURSOS HUMANOS
    34
    Padrão mínimo
    necessário:
    Candidatos do sexo masculino deverão executar três
    movimentos completos e em sequência e se do sexo feminino
    deverão manter a posição isométrica por 10 segundos
    ininterruptos. Será permitida apenas uma tentativa.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. 03 - Considere o seguinte trecho, extraído do texto “Lei de arbitragem aumenta alcance da prática no país”:
    Outra opção é que as duas partes _________ em comum acordo um único árbitro. Ele será responsável por analisar os
    argumentos e emitir uma decisão. As sentenças _________ por meio arbitral não são _________ de recurso, nem de
    questionamento judicial, o que agiliza o processo.
    Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas desse trecho.
    a) eleja – proferidas – passível.
    b) eleja – proferida – passível.
    c) eleja – proferida – passíveis.
    d) elejam – proferidas – passível.
    ►e) elejam – proferidas – passíveis.

    Gente me tire uma dúvida, a palavra RECURSO não deveria estar no PLURAL PARA CONCORDAR COM O ADJETIVO (PASSÍVEIS) , SE A PALAVRA RECURSO ESTÁ NO SINGULAR O ADJETIVO PASSÍVEL NÃO SERIA A RESPOSTA CERTA? sendo assim a resposta não seria a letra D)????...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. de maneira alguma. a regra se aplica da mesma maneira ao complemento "nem de questionamento judicial".

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Bom dia. A letra (e) está correta. por meio arbitral não SÃO*** passíveis de recurso, o são*** esta dando condição para considerar a palavra no plural. Caso estivesse; por meio arbitral não É*** passível de recurso, ai estaria correto.Espero ter ajudado.

      Excluir
    4. Bom dia. A letra (e) está correta. por meio arbitral não SÃO*** passíveis de recurso, o são*** esta dando condição para considerar a palavra no plural. Caso estivesse; por meio arbitral não É*** passível de recurso, ai estaria correto.Espero ter ajudado.

      Excluir
    5. muito bem observado Quero ser Guarda rs agora entendi.

      Excluir
    6. muito bem observado Quero ser Guarda rs agora entendi.

      Excluir
  32. Sobre a questão 24 também cabe recurso,na mesma diz que o primeiro caso da doença foi em março de 2015,mas em todos os portais de noticias diz que foi em maio de 2015,então cabe recurso ou não ?

    ResponderExcluir
  33. Sobre a questão 24 também cabe recurso,na mesma diz que o primeiro caso da doença foi em março de 2015,mas em todos os portais de noticias diz que foi em maio de 2015,então cabe recurso ou não ?

    ResponderExcluir
  34. 03 - Considere o seguinte trecho, extraído do texto “Lei de arbitragem aumenta alcance da prática no país”:
    Outra opção é que as duas partes _________ em comum acordo um único árbitro. Ele será responsável por analisar os
    argumentos e emitir uma decisão. As sentenças _________ por meio arbitral não são _________ de recurso, nem de
    questionamento judicial, o que agiliza o processo.
    Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas desse trecho.
    a) eleja – proferidas – passível.
    b) eleja – proferida – passível.
    c) eleja – proferida – passíveis.
    d) elejam – proferidas – passível.
    ►e) elejam – proferidas – passíveis.

    Gente me tire uma dúvida, a palavra recurso não deveria estar no PLURAL ela não deveria concordar com o adjetivo PASSÍVEL, sendo assim a resposta não seria a letra D)...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Ela concorda com sentenças. Sentenças são passíveis e não passível. Fica até feio de falar assim. Parece analfa.

      Excluir
  35. PRIMEIRO CASO DE "MERS" NA CORÉIA DO SUL DE ACORDO COM OS NOTICIÁRIOS DE GRANDE CIRCULAÇÃO NACIONAL, OCORREU EM ""MAIO DE 2015"" E NÃO EM ""MARÇO DE 2015"" COMO DIZ O ENUNCIADO DA QUESTÃO 24. PORTANTO DÁ PRA RECORRER.

    SEGUE ALGUNS LINKS:

    http://www.noticiasaominuto.com/mundo/413353/sobe-para-33-numero-de-mortes-devido-ao-coronavirus-na-coreia-do-sul


    http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/surto-de-mers-na-coreia-do-sul-vai-levar-tempo-diz-oms


    http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/06/numero-de-mortes-pelo-coronavirus-mers-chega-seis-na-coreia-do-sul.html


    http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/06/coreia-do-sul-nao-registra-novos-casos-de-contagio-e-mortes-por-mers.html

    ResponderExcluir
  36. Só pra esclarecer galera, sobre se algum recurso for aceito... Interpretei desta forma, esta correto ?

    Ocorrerá exatamente como descrito conforme edital; Por exemplo, Se houver anulação de apenas 1 questão, (0,25) será acrescentado a todos os candidatos; Pra quem foi mal, fiquem na torcida....

    Edital: "11.7 Os pontos relativos às questões porventura anuladas serão atribuídos a todos que fizeram a prova. Se houver alteração de item(ns) integrantes de provas, por força de impugnações do gabarito provisório, essa alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido"

    ResponderExcluir
  37. http://rankings.olhonavaga.com.br/ PUBLIQUE SUA NOTA.. RANK DO CONCURSO!

    ResponderExcluir
  38. DADO IMPORTANTE COM RELAÇÃO A QUESTÃO 24 CITADA ACIMA.

    O PRIMEIRO CASO DE "MERS" REGISTRADO NA COREIA DO SUL OCORREU EM "20 DE MAIO DE 2015" E NÃO EM MARÇO DE 2015, OU SEJA, APÓS A PUBLICAÇÃO DO EDITAL EDITAL DO CONCURSO, O QUE IMPEDE A BANCA EXAMINADORA DE COBRAR ISSO NA PROVA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pessoal, entrem com recurso com relação à pergunta 24 e 30 - a 24 por trazer informação imprecisa: o primeiro caso de MERS foi detectado em 20 de maio de 2015 e não em março (dois meses antes) como traz o edital. Segundo que maio foi DEPOIS da publicação do edital, por isso, não poderia ser conteúdo da prova. o prazo se encerra hoje às 17:30!!

      Excluir
  39. A questão 36 cabe recurso pelo fato das afirmativas/itens não terem correlação com números,pois tanto a 36 quanto a 32 não estavam no dia da prova , os números relacionados nas afirmativas.Na minha sala mesmo entrou um fiscal e ditou os números das questões, pois no lugar dos números estavam ( ).......Ja na prova com o gabarito ja estavam com os números,ou seja,eles mesmos estão reconhecendo o erro.Eu acho impossível não anularem essas duas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pessoal, entrem com recurso com relação à pergunta 24 e 30 - a 24 por trazer informação imprecisa: o primeiro caso de MERS foi detectado em 20 de maio de 2015 e não em março (dois meses antes) como traz o edital. Segundo que maio foi DEPOIS da publicação do edital, por isso, não poderia ser conteúdo da prova. o prazo se encerra hoje às 17:30!!

      Excluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Para alguém se imaginar entre os 400 aprovados, teria que ter quantos acertos mínimos ?! ... Alguém tem idéia ?! ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia na primeira etapa ficara 1.200 candidatos.alguém saber dizer qual ta sendo as media das notas?

      Excluir
  42. http://rankings.olhonavaga.com.br/rankings

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde,
    O número de acertos para corte é de quantos? Alguém sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://rankings.olhonavaga.com.br/rankings

      Excluir
  44. olá e bom dia a todos, alguém pode me dizer se é possível apresentar atestado medico de outro estado para o taf? valeu

    ResponderExcluir
  45. obs: se alguém fizer parte de algum grupo no whats,relacionado ao concurso, eu gostaria de ser add...04191982469172 Desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir
  46. Muito mimimi!!! Em um concurso está em prova não só o conhecimento mas também o raciocínio e a interpretação. Quem não está preparado para a prova com certeza não estará preparado para as ruas. Se a banca ouvir todo esse chororô vão anular o concurso.

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Olá amigos! é o Marcos. O resultado do teste psicológico será divulgado após 0 dia 4 de janeiro. Lembrem! são 705 candidatos X 7 provas= 4.900 provas sem gabaribo. Acredito sim que o psicotécnico, o teste toxicológico, investigação de conduta e exame médico terão como término até 0 dia 15 de fevereiro. Com um resultado final também para fevereiro de 2.016.

    ResponderExcluir

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: