Dica de treinamento para corrida de 50 metros, concurso da Guarda Municipal de Curitiba.

video video
Economia de movimento: correr com uma boa postura pode fazer com que você economize energia através do desgaste desnecessário de alguns movimentos. Assim, você direciona toda sua energia para desempenhar seu ritmo e marcha.

- Diminuição das chances de lesão: quando você corre, o seu pé dianteiro entra em contato com o solo com uma força maior que seu peso corporal. Com uma biomecânica mais apurada e um bom calçado, esse impacto é melhor absorvido e há uma distribuição mais eficaz da força de reação ao longo dos músculos, tendões e ligamentos envolvidos, minimizando o surgimento de lesões.

Para corrigir nossa técnica de corrida, é preciso treinar cada vez mais. Além disso, há importantes considerações que podemos fazer. Lembre-se sempre de manter o tronco erguido e relaxado. Abaixo, seguem dicas para cada parte do corpo:

cabeça: erguida com o olhar para uma distância de 20 a 30 metros à frente

ombros: evite balançá-los junto com os braços. Evite rodá-los muito para frente.

braços: mantenha os cotovelos em torno de 90º, mantendo os ante-braços paralelos ao chão. Os braços se movimentam sempre com a perna oposta. O balanço dos braços é um movimento pequeno, onde normalmente o cotovelo se desloca da linha do tronco para trás.

mãos: procure mantê-las relaxadas. O polegar descansa sobre o dedo indicador.

tronco: mantenha o tronco ereto e pronto para respirar adequadamente. Lembre-se que o corpo é inclinado para frente na corrida e não o tronco. Essa flexão de tronco pode gerar dores lombares.

quadril: procure mantê-lo alinhado, evitando oscilações laterais.

pernas: relaxadas

pés: sempre apontando para a frente, seguindo o joelho e o quadril.


236 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deve estar realmente desesperado! Terrorismo pode ser válido porém inútil para quem se preparou!

      Excluir
    2. Vc deve estar realmente desesperado! Terrorismo pode ser válido porém inútil para quem se preparou!

      Excluir
    3. Isso é tipico de uma pessoa sem caráter, no mínimo acertou 23 questões, esta rezando pra anular uma e fica contando historia para desanimar quem realmente merece estar na guarda, sinceramente torço por todos que estão aqui, correndo atrás de informações e se dedicando ao treinamento, mas quanto a você, desejo que não entre nesta nobre instituição e em nenhuma outra, pois só ira sujar o nome da mesma.

      Excluir
    4. Não duvido desta informação, a prova estava muito facil, porém não se pode levar em consideração pois não é oficial, informações oficiais apenas dia 15/07, os fracos desistem os covardes nem tentam, ja os fortes estão se preparando para o taf, mesmo tendo apenas 24 acertos na prova.

      Excluir
    5. Bom dia Diniz e todos os participantes, com toda a certeza, se preparando eu estou fisicamente, e digo a todos que tem interesse assim como eu, de fazer parte do SANGUE AZUL vou treinar até o dia 15 e depois e depois e depois...até conseguir entrar, se não for desta vez será dá proxima, e para isso estutarei mais e mais... também. Não serão esses comentários incertos que me deixará desanimado, a grande verdade nisso não é a questão que será anulada ou não e sim a vontade de Deus se for para mim ser será, e a outra depende só de uma coisa, minha capacidade, ou eu consigo ou não consigo. Sem mais no momento um abraço a todos, sucesso, e boa sorte.

      Excluir
  2. Nossa que coisa hein !!!! Ta bom então depois dessa vou até desistir da academia

    ResponderExcluir
  3. A estratégia de plantar a dúvida é interessante. Acredita quem quiser.

    ResponderExcluir
  4. É umas coisa que não dá pra acreditar.... informações são p desanimar ou tentar ganhar no susto

    ResponderExcluir
  5. E mais uma se eu tenho uma fonte segura fico bem quieto vá que lá na frente não seja tão segura assim!!!! Como que fico dai??

    ResponderExcluir
  6. Olá! Só queria lhe agradecer por postar tanta coisa útil e interessante como essa, além de dicas super pertinentes pra quem prestou ou pretende prestar o concurso pra Guarda Municipal. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Acredite quem quiser, eu vou continuar treinando pelo menos ate o dia 15. Nessa forçou demais, poderia ter inventado algo um pouco mais realista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está correto, informações oficiais somente no dia 15/07

      Excluir
  8. Acredite quem quiser, eu vou continuar treinando pelo menos ate o dia 15. Nessa forçou demais, poderia ter inventado algo um pouco mais realista.

    ResponderExcluir
  9. Nao acreditem em nada ate sair o gabarito oficial e a lista dos chamados para o taf..fe em deus que ele provera

    ResponderExcluir
  10. Informações nesse sentido, que partem de alguém que está no blog a menos de cinco dias, não merecem a minha atenção.

    ResponderExcluir
  11. Porra tem até a porcentagem já tem.... Até amanhã já vai ter a lista de aprovados pra assumir na prefeitura kkkkk piada mesmo isso é pra desanimar... Baixo mesmo

    ResponderExcluir
  12. Não recebi bem a notícia também, até compartilhei no grupo do Facebook.
    Vou continuar treinando também, estou confiante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem algum grupo de Facebook? como é chamado?

      Excluir
  13. Informações oficiais somente dia 15/07/2015 qualquer informação sobre classificação antes desta data não é valida, matematicamente todos que acertaram acima de 24 questões tem chances de se classificar para o TAF.

    ResponderExcluir
  14. Pessoal a saída na corrida de velocidade é alta ou baixa? grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A saída é livre, porém quem arranca baixo e da passadas fortes com o corpo inclinado para frente e vai endireitando o corpo após os primeiros 15 metros ganha tempo, veja como fazem os corredores profissionais.

      Excluir
  15. Pessoal a saída na corrida de velocidade é alta ou baixa? grato

    ResponderExcluir
  16. Isso mesmo vamos aguardar e não dar atenção a postagem insignificante dessa pessoa que conserterza não ta pensando em treinar e sim em desmotivar os que tem fé

    ResponderExcluir
  17. o pessoal levem em conta o q este rapaz falou; tenho um conhecido q trabalha na ufpr ele me falou algo nesse sentido, a nota de corte vai ser alta.

    ResponderExcluir
  18. nossa é melhor postar a lista dos aprovados em vez de ficar falando de dados de fonte segura.... grande inteligencia essa.... vamos lá posta a lista dos aprovados para nos cara... estamos ansiosos para ver. Se você esta nela .

    ResponderExcluir
  19. o pessoal levem em conta o q este rapaz falou; tenho um conhecido q trabalha na ufpr ele me falou algo nesse sentido, a nota de corte vai ser alta.

    ResponderExcluir
  20. Essa sua fonte deve ser militante do PT !!!!

    ResponderExcluir
  21. Mais um eu tbm tenho um conhecido que é amigo do meu primo que é sobrinho da minha visinha que mora na praia q trabalha ufpr de Paranaguá.... Meu ta difícil isso

    ResponderExcluir
  22. deve ser o LULA que passou essa informação...

    ResponderExcluir
  23. FIQUEM TRANQUILOS MEU NOME É UFPR E TODOS 1200 GABARITARAM A PROVA DA GM. OS QUE ACERTARAM 39 ESTÃO ESCLUIDOS . FALA SERIO CARA...

    ResponderExcluir
  24. FIQUEM TRANQUILOS MEU NOME É UFPR E TODOS 1200 GABARITARAM A PROVA DA GM. OS QUE ACERTARAM 39 ESTÃO ESCLUIDOS . FALA SERIO CARA...

    ResponderExcluir
  25. Calma pessoal isso tbm dá pra entrar com recurso kkkkk vazamento de informações os USA já sabiam disso antes e passaram pra eles

    ResponderExcluir
  26. Kkkkkkkkkk tudo comedia!!! Galera seguinte, esses cara dizem que conhece seila quem da ufpr que deu informacoes etc. Primeiro se alguma informacao vazar gera polemica pois se uma informacao vazou porque nao poderia vazar as respostas das perguntas? Entao envolve policia. A ufpr nao deixaria idiotas que falam de.mais no controle de suas atividades pois mancharia sua reputacao. Entao quem quiser acredite o edital sai dia 15 com todas as informacoes la sim poderemos saber oque e quais pontos foram os maiores. Mas enquanto isso quem quer de verdade tenha fé e lute treine pule faca oque quiser e achar melhor mas nao desista por palavras inutteis. Oque for pra ser será nao importa a pontuacao estara.la o seu nome, somente os fracos desistem os fortes perssistem. Entao vai que vai estou treinando mesmo com 25 pontos . Mas e aquele ditado, se for pra ser vai ser nao importa oque fale!

    ResponderExcluir
  27. Se ele sabe tudo isso, presumo que seja caso de polícia!! Por essa lógica, quem garante que não vazaram o gabarito para os "parças"?
    Acho isso um absurdo, se realmente a nota de corte é essa, fazer o que? Continuar estudando...Porém, não acho que seja tão alta assim, mesmo considerando a prova num nível aceitável para fácil...
    Quem fez 24 para cima, deixo minha opinião: continuem treinando!!! E treinem muito!! Porque vai ter muita gente levando bomba no TAF, principalmente na corrida de 50 metros!!

    ResponderExcluir
  28. Eu sinceramente fico indignada com certos comentários. Se realmente bater essa informação no dia 15, quer dizer que esse cara teve algum tipo de acesso, provavelmente ele gabaritou, né? Convido aos colegas que honestamente estudaram, a entrar com uma ação contra a instituição. Quero reaver tudo que foi gasto para a realização desse concurso. Pois, se sabem assim de tantas informações "seguras", muita coisa pode ter sido feita ilicitamente.
    Muito decepcionada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que a fonte dele esteja errada

      Excluir
    2. espero que a fonte dele esteja errada

      Excluir
  29. Esta é a unica VERDADE POR ENQUANTO.

    http://rankings.olhonavaga.com.br/ranking?id=5348

    O resto é balela, coisa de gente que não tem o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Nada de "verdadeiro" neste link também, pois mesmo quem acertou abaixo de 24 pode muito bem preencher todas as alternativas certas neste link! Vamos aguentar a emoção e aguardar dia 15!

      Excluir
  30. Vou mandar um zap pro Moro ai de Curitiba pra ele entrar no blog !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha. Falei com o Sérgio Moro. Ele decretou a prisão temporária do Roger

      Excluir
  31. Esse "Roger" é o típico do ser humano que só pensa em si próprio, não admite a derrota e em uma forma de vingança tenta colocar em xeque as convicções dos demais, esse é aquela ser capaz de tudo pra satisfazer seu ego, é o verdadeiro mal caráter. Aqui é para colocar as boas opiniões, as que acrescentam e motiva as pessoas, esse tipinho de pessoa é aquele que quer levar vantagem em tudo e é por isso que vivenciamos um Brasil sem direção, sem valores e sem rédeas!

    ResponderExcluir
  32. bom pessoal, isso me fez lembrar de uma passagem biblica quando Golias quis amedrontar o povo de Israel dizendo que ninguém podia vencê-lo, pois se dizia mais forte por causa da sua altura e força, mas o pequeno Davi não se intimidou diante da armadura, nem da altura e nem da força de Golias... ESSE TIPICO SER que fez esse comentário a cima se assemelha ao derrotado Golias...pois a intenção dele é causar desanimo, desistência e afrouxamento dos que com guarra e determinação estão dentro do TAF, pra mim isso é estratégia de um derrotado e fracassado para nos intimidar e nos fazer desistir de pelo menos tentar...MEU APELO É NÃO VAMOS DESISTIR... ATÉ DIA 15 MUITA COISA PODE ACONTECER...CONFIEM EM DEUS ELE FARÁ O MELHOR PARA TODOS KE CONFIAREM NELE E SE ESFORÇAREM O SUFICIENTE...

    ResponderExcluir
  33. Na verdade cada um diz uma coisa, o próprio Reginaldo disse que até quem fez 24 acertos tinhas chances remotas, que talvez a metade acertou no máximo 22, e depois ele mesmo concordou com o Roger. Então vamos esperar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pow o guarda falow uma coisa depois disse outra ae não dá né

      Excluir
  34. moçada, desanimar agora é tolice. o que vo6 podem perder treinando com foco ate dia 15? nada. pelo contrario so se beneficiara. deixa o bem informado da ufpr para la. manezao.

    ResponderExcluir
  35. Galera tudo bobagem isso ai. Na minha humilde opinião 24 ACERTOS ta no taf. E falo mais não tem 1.200
    que atingiram os 24 acertos. boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
  36. E mais uma coisa minha fonte é mais forte que essa desse cara ai. blz treinem!

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Muita força, perseverança e muito foco nesse momento.

    ResponderExcluir
  39. Falou até quais questões serão anuladas. 30 e 12. Bom, a 30 tudo bem, mas a de número 12, lá vai.

    O Guartelá pertence à região dos Campos Gerais, primitivamente chamado Campos de São João ou Passagem de São João. Situado entre os rios Iapó e Tibagi até alcançar a região do Rio Pitangui.
    Está encravada na escarpa que separa o primeiro do segundo planalto paranaense, na região denominada "escarpa devoniana".O Guartelá tem 40 Km de extensão aproximadamente, abertura máxima de um quilômetro e as escarpas tem entre 100 e 130 metros de abertura, sendo considerado o 6º maior Canyon do mundo em extensão e o 1º do Brasil.

    FONTE: http://www.tibagi.uepg.br/iiiepuepg/turismo/canyon.htm

    Como esta questão está anulada? Fonte segura que nada.pegadinha do malandro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ti acreditando na anulação da 32 e 36 , pois os itens não estavam enumerados, por mais que a logica nos faça enumerar de cima pra baixo os ( ) não substituem números,tanto que no gabarito preliminar estavam enumerados e já no recurso não estavam.Por mais que o fiscal tenha entrado na sala pra ditar os números, esse não é o papel dele...corrigir erro de digitação? Bom, sei la......espero que todos aqui desse blog seja de alguma forma beneficiado com qualquer mudança de gabarito!!!

      Excluir
  40. Ai sim motivacao, ninguem tem nada a perder somente a ganhar! Entao vamo la treine pois estarao adiquirindo forca, folego etc. Se nao servir para este, servira para outros e os que nao pensam assim cairam com toda certeza pois estou fazendo os testes por completo e nao esta nada facil. Boa sorte a todos e que os nomes de quem merece de verdade esteja la entre os 1.200.

    ResponderExcluir
  41. Pode ser que sim pode ser que nao!!! Mas n vou arriscar! Vou treinar! Ja vacilei na prova! Nao estudei nada ! Por sorte tirei 24 ! No taf n tem tem chance e tudo ou nada!!!

    ResponderExcluir
  42. Primeiramente quero agradecer o Diniz pelo seu Blog sempre nos informando tudo acerca do concurso e das GM de todo o Brasil. Sou estudante de Direito, além das aulas na faculdade e de apostilas, li e reli tudo que podia acerca do que pedia no edital e mesmo assim acertei 25 questoes no total e de legislação acertei 11, isso porque ando com o VadeMecum embaixo do braço, então por essas e outras acho que esse comentario do sr Roger não tem fundamento algum, e so ver os numeros de outros concursos realizados pela UFPR, alem do mais tenho um colega da GM que passou no ultimo concurso com nota 7,4 na prova que tinha 50 questoes (se não me engano ele acertou umas 36 ou 37 questoes) e ficou na colocação 119 (se estou bem lembrado), então pessoal, acho que todos que acertaram acima de 24 tem chances de estar entre os 1200, e se caso não tivermos bola para frente e cabeça erguida por que de qualquer forma já somos todos vencedores.

    ResponderExcluir
  43. Ta ai o comentario de uma pessoa que esta nesses ramos a tempos e mesmo assim eve notas baixas.. Agora diz pelomenos 80% foram fazer por nao ter redacao e achram que seria facil, mas estavam engandos, eu mesmo fiz cursinho tirei 25 tambem a nota max no curso foi 31 e somente uma pessoa tirou isso agora me diz acham mesmo que tantos gabaritaram? Nem mesmo quem se preparou conseguiu acha mesmo que 24 e pouco? Entao desculpe pois acho que deve sim se preparar pois NINGUEM consegue dizer ainda se passou ou nao ou quantos passaram somente dia 15 ta demorado? De maaaaaaais kkkk ainda mais pq estamos esperando por algo, mas o jeito e treinar e esquecer oque esses cara dizem por ai pois podem ser eles que nao pssaram e estao aqui dizendo isso para desmotivar quem passou facebook, internet, ate as pessoas sao de mentira haha vse ve uma coisa na foto chega na frente e outra entao rlxx e foca nos seus objetivos.

    ResponderExcluir
  44. To achando q a maioria esta nessa faixa de 24 , 25 pontos muitos torcendo pra que de recuro em mais de 2 questoes para atingir 24 pontos! Se forem poucas 2 no maximo! Aacredito que todos que tiraram mais que 24 vao ser chamados!

    ResponderExcluir
  45. Pessoal, eu participei de aulas em cursinho, e nos ultimos dias de preparação foi informado pelos professores aos alunos que dentre os 26 mil inscritos, apenas dois mil se prepararam em cursos (isso que todos os cursos preparatórios de Curitiba como Cenpre, Ordem mais, Aprova, Evident compartilham informações como essas para sua estatísticas), ou seja, muitas pessoas que não se prepararam e chutaram ou responderam as questões por intuição não acertaram mais de 20 perguntas, principalmente em Legislação. Acredito que a informação de fonte segura do colega esteja incerta.

    ResponderExcluir
  46. Parabéns Reginaldo Diniz, pelo seu blog informando a galera sobre a GM e seus concursos... penso eu que o pessoal que está procurando se informar sobre notas de corte e acertos, tanto na internet como em qualquer outro lugar, são os que vão se encontrar no TAF...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que sair o resultado, temos que criar um grupo no whats, para marcarmos um fds para treinarmos juntos, especular sobre o concurso rsrs

      Excluir
  47. Como eu acertei 32, então posso estar no grupo, considerando a informação como real ou não. Como estão nos treinamentos? Ontem fui correr 50mts e vi que realmente não será fácil. Fiz 6 segundos no primeiro tiro, 7,5 segundos no segundo tiro e 8,40 segundos no terceiro tiro. Viram que quanto mais cansado, mais tempo leva para completar os 50 mts. Um amigo meu que é um pouco gordinho, não conseguiu fazer abaixo de 10 segundos. Então imagino que quem está um pouco acima do peso deva ficar atento a esta corrida de 50 metros. Como estão vocês?

    ResponderExcluir
  48. No salo de 1,80 está fácil, mas na corrida de 1km, supondo o vai e vem de 20 mts em 6 min, na primeira corrida não consegui correr nem 400 mts e já estava sem fôlego. Já na segunda corrida eu melhorei um pouco para uns 600 mts. Na barra senti dificuldades também, consegui 3 puxadas não completas e depois não consegui fazer nem mais duas. Hoje tô com os músculos doídos e acho que só daqui a 3 dias vou conseguir correr novamente. Resumo: não foi nada tranquilo meu TAF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

    2. Pulo tranquilo consegui mais de 2 mts, barra tbm faco mais que 3 tranquila! A corrida de 50 mts eu fui no chute por "passadas" corri depois de treinar perna na academia! Fiz em 9 seg!! No dia seguinte eu fiz a medicao com uma trena de 5 mts! !! Corri 5 metros a mais! No terreno irregular! (Subida) e em cima da pedra brita! Kkk tirando essas adversidades! Acho q consigo no tempo correto!! Amanha vou fazer o legger!! Com o audio e fone de ouvido!!

      Excluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. O que estou mais tranquilo é o leger, fiz ate a volta 58. O salto 1,80 tambem faço ate mais. A trave de equilibrio qualquer um faz. Os 50 metros esta entre 7,5 a 8.0 ate o taf da pra melhorar. O que mais me preocupa é barra no maximo 2, mas da pra chegar nas 3 ate o taf.

    ResponderExcluir
  51. eu estou quase certo q a nota de corte sera alta ,depois me falem marquei 25 questoes e nao vou treinar ate o dia 15.

    ResponderExcluir
  52. eu estou quase certo q a nota de corte sera alta ,depois me falem marquei 25 questoes e nao vou treinar ate o dia 15.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, com todo respeito, é muita ingenuidade dar credibilidade a um boato desse a ponto de te fazer esperar dia 15 pra começar a treinar. O TAF não é moleza e pense que você pode perder um cargo público com total estabilidade pelo simples fato de não ter treinado o suficiente. Boa correr, fera!

      Excluir
  53. Olha se estiver certo ok, mas se estiver errado creio que pode ser um dos que vao sofrer pra fazer o taf. Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  54. Maus agouros, pensamentos negativos, infelizes comentários e especulações a parte; o que acham de montarmos uma turma/equipe de treino? Concorrentes hoje, parceiros amanhã, guerreiros todo dia.

    ResponderExcluir
  55. Ai galera ta puxadono leger... nossa to na volta 19 aumentando todo dia mas olha to pior q arroz de quinta.

    ResponderExcluir
  56. Ai galera ta puxadono leger... nossa to na volta 19 aumentando todo dia mas olha to pior q arroz de quinta.

    ResponderExcluir
  57. Amigos essa prova dos 50 m na minha opinião vai ser punk, sinceramente não sei como conseguir essa meta, quem está no tempo ou em menos, meus parabéns! muita gente vai rodar nela, podem acreditar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara sinceramente não vai ser fácil fiz vários tiros somente uma vez consegui ficar com 7.4 vamos ficar espertos

      Excluir
  58. Sugiro colocar um peso nos 2 tornozelos pra treina os 50 metros isso vai dificultar um pouco mas quando fizer sem os pesos estaram bem mais leve e vamos cuidar na alimentaçao pra que vcs venham a abter mais energia e procurem a respiraçao correta respira pelo nariz e solta pela boca a respiraçao ajuda muito .

    ResponderExcluir
  59. Esse cara é um baita troll

    Se tanta gente gabaritou por que nem no blog, nem nos rankings de internet ao menos um publicou isso?

    Essa baitola desse Roger, não deve nem ter atingido a pontuação minima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente ninguem nem de zueira colocou no ranking que gabaritou!! Kkk bora treinar galera!!

      Excluir
  60. RApaziada faço tudo menos os 50metros. To preocupado aqui na minha cidade o pessoal do atletismo amador faz 100 metros rasos em 11,5 s ou seja o pessoal que vive treinando isso, magrelo, com tennis de 1500 reais, em uma pista top, faz os 50 metros em 5,75 segundos.Para gente que trabalha e estuda 7,5 é muito puchado, me falta 7 decimos de segundo e olha que corro 10km 3vezes por semana. E agora da onde a UFPR tirou este tempo????????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nisso vc tem razão, eu também corro de 3 a 4 vezes na semana, tenho treino que faço até 15 km, mas o 50 metros esta difícil, faço entre 7,5 e 8,0, não sei o resto do pessoal como vai, mas ate o TAF chego lá.

      Excluir
  61. Não sei se o concurso é para Guarda ou para Velocistas para a próxima olimpíada KKKKKK,
    Brincadeiras à parte, realmente 50 Mts em 7.5s não é fácil, mas foco nos treinos e chegaremos lá.
    Abraço e boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  62. Alguns questionamentos enviados a banca quando eu tiver a resposta deles posto para vocês.

    Parabéns a UFPR pela excelente realização da prova escrita e das inscrições do concurso da guarda municipal de Curitiba.

    Mas acompanhando vários sites, blogs e círculos sociais vemos que varias duvidas acompanham candidatos, familiares e todos que tem acompanhado o concurso.

    Temos alguns questionamentos sobre o TESTE DE APTIDÃO FISICA, que nos parece meio pobre em detalhes.

    1 – CORRIDA DE VELOCIDADE
    Questionamentos:
    Como será dada a largada?
    Os décimos de segundo que a pessoa demora a apertar o cronometro tanto na hora de acionar quanto na hora de parar o tempo serão descontados?
    Qual o tipo de piso utilizado na atividade?
    Como foi chegado aos tempos de 7,5s (sete segundos e meio), se do sexo masculino e 8,5s (oito segundos e meio), se do sexo feminino, com base em que?

    (já que no site http://www.cbat.org.br/estatisticas/recordes/recordes_quadro.asp?id=33
    Um atleta profissional com 4 a 6 anos de treino, nutricionista, 4 a 6 horas por dia de treino, sapatos e roupas de alta tecnologia, suporte de pés para a largada, cronometragem com fotocélula, em uma pista da melhor qualidade faz 60 metros em 6,52 segundos. Detalhe: Recorde)


    2 – TESTE DE BARRA FIXA
    Questionamentos:
    O edital não fala sobre a pegada masculina se é pronada ou supinada, qual a pegada masculina?
    O edital também não fala que o candidato não pode se balançar ou usar o impulso das pernas para atingir a altura necessária, logo fica liberado tal ação?
    O edital não fala que o candidato não pode hiperestender o queixo para passar a barra, logo fica liberada tão ação?
    3 - SALTO À DISTÂNCIA
    Questionamentos:
    O edital não fala que o candidato não pode pegar impulso, logo entendemos que é liberada tal atitude, correto?

    4 – EQUILÍBRIO
    Questionamento:
    Com base em que foi colocado esse teste no concurso? Já que em nenhum outro concurso da área de segurança pública isso foi requerido.

    Nada mais a questionar
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duvido que eles respondam, mas se responderem vai ser bem vindo essas informações.

      Excluir
    2. Resposta da UFPR
      Prezado(a) Senhor(a)



      Conforme Edital nº 2/2015:



      1 – CORRIDA DE VELOCIDADE



      Correr 50 (cinqüenta) metros em tempo preestabelecido.

      Percorrer os 50 (cinqüenta) metros em até 7,5s (sete segundos e meio), se do sexo masculino e 8,5s (oito segundos e meio), se do sexo feminino, com a possibilidade de uma só tentativa.



      2 – TESTE DE BARRA FIXA



      Segue parecer da empresa responsável pela aplicação do teste de aptidão física:



      Sobre o teste de barra fixa a pegada é livre (pronada ou supinada) para ambos os sexos.



      3 – SALTO À DISTÂNCIA



      Objetivo: Medir a força explosiva dos músculos das pernas e do tronco com impulsão horizontal do corpo.

      Execução: Em pé, atrás da linha inicial, o candidato flexionará as pernas e, lançando o corpo para frente, saltará a maior distância possível.



      4 – EQUILÍBRIO



      Objetivo: Avaliar a capacidade do candidato para subir e andar sobre a trave de equilíbrio de ginástica olímpica, e deslocar-se em equilíbrio.



      Salientamos que a aplicação no referido Concurso será de acordo com os padrões internacionais, afim de que não se incorra em descaracterização do teste.



      Caso ainda restem dúvidas, um bom profissional de Educação Física pode auxiliar tranquilamente o candidato.



      São as informações.



      Atenciosamente,


      Central de Atendimento - Grupo de Atendimento Executivo - GAE
      NC / Pró-Reitoria de Graduação / UFPR
      Tel.: 41 3313.8800 / Fax: 41 3313.8831
      www.nc.ufpr.br

      Excluir
    3. minha resposta da resposta

      Gostaria que vocês tive sem um pouco mais de tempo e respeito com os candidatos que se prepararam e estão em busca de respostas que não temos por que o edital foi mau feito.

      Praticamente todas minhas perguntas ainda estão sem resposta.
      Estarei enviando esta conversa aos principais meios de comunicação de nossa região.
      Achei que por se tratar de uma Universidade Federal que é provida pelos nossos impostos, vocês dariam um pouco mais de importância e atenção.

      Obrigado por nada.

      Excluir
  63. Esse 50 metros aii vai derrubar muitaaaa gente sem falar nos que estao esperando dia 15!!! Dos 1200 que vao para o taf n sei n se nem a metade vai passar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai fechar os 400 aprovados quer apostar?

      Excluir
  64. Verdade, tudo muito vago e descabida essa prova de 50 m em 7,5 s, espero que daqui para o dia 15 eles tirem essa prova ou aumentem o seu tempo.

    ResponderExcluir
  65. Será que o Usain Bolt fez a prova??????

    ResponderExcluir
  66. na minha humilde opinião ,pra quem acertou menos de 30,32 questão ja era ,estão treinando so pra ficar em forma pq para o taf ja era .eu acertei 25questoes ,a prova no geral estava facil.

    ResponderExcluir
  67. na minha humilde opinião ,pra quem acertou menos de 30,32 questão ja era ,estão treinando so pra ficar em forma pq para o taf ja era .eu acertei 25questoes ,a prova no geral estava facil.

    ResponderExcluir
  68. Cara, na academia que eu malho a galera está na faixa de 25 a 27 questões...sei lá....eu falo para quem fez essa pontuação que não desanime, treine!! E treine a bendita corrida de 50 metros porque essa vai detonar muita gente!! Eu estou com muito receio dela...vou treinar muito ela!! kkkk

    ResponderExcluir
  69. Discordo da sua humilde opinião amigo acho q não tava fácil assim como tão falando até agora não vi muita gente falando q tirou mais de 30 32 questões acho q 25 pra cima vai pra luta por isso bora treinar cara não desanima

    ResponderExcluir
  70. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  71. acertei 26.tem dia que tenho animo para treinar.mais tem dias que alguém fala que a nota de corte vai ser alta,dai desanimo

    ResponderExcluir
  72. Quanta especulação sobre essa nota de corte. Está pior que o mercado financeiro.

    ResponderExcluir
  73. Olha o nome do cara "veloster" !!! Sério! ?? Kk nao da pra acreditar que tem gente q nao tem mais o que fazer! E tem q vir tentar desanimar todo mundo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poiseh jorge tb tinha visto esse veloster kkkkkk só não comentei nada para não dar ibope pra esse coitado, Tadinho kkkkk

      Excluir
  74. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  75. Estive pesquisando sobre os 50 m, e vi que o recorde mundial eh de Donovan Bailey (5s56) no dia 09/02/1996, quem for para o TAF vai ter que fazer soh 2 segundinhos a mais que esse, eh mole?

    ResponderExcluir
  76. bom dia.estou treinando.corro bem,salto a distancia tou quaze lá.ja pulo 1,50,mais a barra fixa ta dificil.não aguento nem trés segundos.alguem tem alguma dica pra ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josiane isso vai depender muito do seu peso, pois pode influenciar muito...não sei quanto vc pesa, mas aconselho uma dieta...ja emagreci 5kg (pesava 64kg) estou tentando emagrecer mais 2 para ajudar na corrida tb, eu fiz o seguinte comprei um alter de 5kg e malho meu braço em casa junto com a academia tb... no mais acho que é isso amiga... condicionamento fisico e uma boa alimentação vai te ajudar...bj

      Excluir
    2. Josiane isso vai depender muito do seu peso, pois pode influenciar muito...não sei quanto vc pesa, mas aconselho uma dieta...ja emagreci 5kg (pesava 64kg) estou tentando emagrecer mais 2 para ajudar na corrida tb, eu fiz o seguinte comprei um alter de 5kg e malho meu braço em casa junto com a academia tb... no mais acho que é isso amiga... condicionamento fisico e uma boa alimentação vai te ajudar...bj

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. por que o Roger apagou o primeiro poste dele que fez causar tanta polemica aqui? kkkkkk

      Excluir
    5. Tente fazer a barra com algum peso isso vai te ajudar muito, mais tudo depende do seu peso tambem.

      Excluir
  77. Galera, meu namorado que trabalha na UFPR me falou que 1.000 candidatos já gabaritaram, foi apurado 90% das provas e a nota de corte vai ser 39, de qualquer forma, boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
  78. Já perdeu a graça, a maioria esta treinando pelo menos até o dia 15 independente na nota.

    ResponderExcluir
  79. O tal de roger se vc não teve capacidade de ter um acerto bom td bem estude mais para o próximo concurso e sai do blog ou pare de falar besteira td mundo aki teve um acerto razoável e bem maior q o seu é tão não perderam a esperança de ir p taf e vão pro taf...... E vc não vai então vaza mané

    ResponderExcluir
  80. galera cada um faz o q quer de sua vida,eu acertei 25 q estou quase certo q a nota de corte vai ser pra cima de 30,32 questoes nao estou treinando pq sei q vou treinar atoa ,nao e ser negativo com ninguem ,mas e realidade depois me digam!

    ResponderExcluir
  81. galera cada um faz o q quer de sua vida,eu acertei 25 q estou quase certo q a nota de corte vai ser pra cima de 30,32 questoes nao estou treinando pq sei q vou treinar atoa ,nao e ser negativo com ninguem ,mas e realidade depois me digam!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Galera o Paulo tem razão. Cada um faz o que quer, inclusive não ligar para comentarios do tipo dele o do sr. Roger... Vamos embora treinar quem acertou mais de 24, e pode ter certeza que não será atoa.

      Excluir
    2. é melhor vc nem tentar mesmo...os fracos sempre desistem e nunca tentam...

      Excluir
    3. é melhor vc nem tentar mesmo...os fracos sempre desistem e nunca tentam...

      Excluir
    4. Td bem mas se o corte for de 24! E voce nao estiver preparado e nao passar depois voce volta e diz pra nos!!! Que treinou a toa! E nao passou!

      Excluir
  82. Os resultados do dia 15, são tão incertos quanto as inúmeras besteiras que serão escritas aqui no BLOG, até aquela data.
    Por curiosidade, continuarei acompanhando, para ver onde vai parar tudo isso.

    ResponderExcluir
  83. Está no edital: com 60% de acertos na prova (24 questões), atende o requisito para seguir à próxima etapa, porém, não garante esse direito. Sabendo disso, todos que acertaram a partir de 24 questões, devem se preparar, uma vez que, ninguém é vidente aqui e tudo o que foi, é e será colocado no blog, referente a nota de corte, não passará de achismo baseado em opiniões ou intensões, na maioria das vezes sem justificativas. Se alguém te perguntar: por que você está treinando? você responde: porque acertei 24 ou mais questões e pronto. O resto, não tem fundamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai Claudecir, vamos treinar e o futuro a Deus pertence.
      Vamos esquecer o que esses pessimistas estão dizendo, não podemos ser menor que nossos sonhos.

      Excluir
  84. Bora treinar galera. Fiz 27, se couber recurso na 12 e na 30 vou a 29. Independente vamos treinar. Tenho serias dificuldades nos 50 mts e leger pois em novembro de 2014 fiz cirurgia de ligamento cruzado e minisco. Esta sendo mto difícil mas nao desisti. Bora treinar galera!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Eduardo muito me admira sua garra e força de vontade...isso ai bjs.

      Excluir
  85. PESSOAL BOLA PRA FRENTE, NÃO ACREDITEM NESSES BOATOS NÃO PODEMOS ESQUECER QUE QUEM ACERTOU DE 24 PRA CIMA É UM CONCORRENTE ATÉ PROVA O CONTRARIO DIA 15.

    ResponderExcluir
  86. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  87. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  88. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  89. Pessoal, vamos fazer um grupo de WhatsApp? deixem seus números aqui no comentário ou mandem pra mateusmaia2@gmail.com que se tiver quorum (lol) vou criar um grupo.

    ResponderExcluir
  90. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  91. galera em outros concursos realizdos no pr ,quem atingiu o minimo,q pedia o edital em nenhum deles foi chamado para o taf.

    ResponderExcluir
  92. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  93. Galera este PAULO CAMARGO E DO TIME DO ROGER lembram? mas ele não sabe que aqui ninguém é covarde, e não teme em ficar de fora dos 1200, bora treinar pessoal.

    ResponderExcluir
  94. O que acham de formar um grupo e treinar em algum parque no final de semana?

    ResponderExcluir
  95. "Lutar sempre, perder as vezes, desistir jamais"

    ResponderExcluir
  96. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  97. O treino nao e perdido pessoal. Tem policia civil e federal pela frente... e so estudar e continuar os treinos e p quem nao e concurseiro o treino vai te deixar sarado e de bem c a vida. Eu nao vou desistir.NUNCA.

    ResponderExcluir
  98. O treino nao e perdido pessoal. Tem policia civil e federal pela frente... e so estudar e continuar os treinos e p quem nao e concurseiro o treino vai te deixar sarado e de bem c a vida. Eu nao vou desistir.NUNCA.

    ResponderExcluir
  99. 31 97667722,me add aí mateus,me chamo samuel

    ResponderExcluir
  100. A Francine esta certa. To cm vc. Tem varios concursos que estao vindo e que pedem TAF

    ResponderExcluir
  101. 31 acertos, será que tem chance??

    ResponderExcluir
  102. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  103. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  104. Cara se liga pra mim o negoxio eh assim se a vaga for m.nao importa a concorrencia eu estarei la e assumirei ela, simplismente falamos isso incentivamos pois talvez a vaga sejam tambem deles e nao sua que tenta so desanimar a galera . Entao se nao gostou pq q vem.olhar cara? Agr da ver pra o motivo dos coments dizendo q gabaritaram pois eh simplismente pra desanimar e deixar a galera despreparadas, mas oq eh ora ser sera e nao importa o quanto tente desanimar ninguem caira!

    ResponderExcluir
  105. É interessante ver a forma como cada um defende o seu ponto de vista. A cada dia, um novo debate. Pena que tudo isso vai acabar depois do dia 15.

    ResponderExcluir
  106. O que me causa estranheza, é o fato de a pessoa a dois dias atrás, colocar um comentário aqui, dizendo como está o treino, os tempos e tudo mais. No outro dia, exclui o comentário. E no próximo dia, julga as outras pessoas que estão fazendo a mesma coisa. Não vejo coerência nenhuma nisso. Não vejo problema nenhum em mudar de opinião, agora, esse negócio de faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço, é simplesmente, imoral.

    ResponderExcluir
  107. Veloster vai vira lambretinhaaa....vai fica no chinelo, se é que atingiu o minimo de acertos!!!
    Maluco q nem vc nao merece assumir esse cargo, individual, vai deixa o parceiro na mão na hora do aperto e vai fugi com o rabinho no meio das pernas!!! Parceria sim...bora treina, e só vai passa quem se destaca e boa...

    ResponderExcluir
  108. RAPAZIADA ,SE VC ACERTOU NENOS Q 30,32 TREINE SO PRA FICAR MALHADO MESMO PQ PRO TAF JA ERA ,EU ACERTEI 25 E JA TIREI O TAF DA MINHA CABEÇA,NAO É QUESTÃO DE SER FRACO ,MAIS É A REALIDADE.VÃO VER DIA 15 TREINO EM VÃO!!!!!

    ResponderExcluir
  109. RAPAZIADA ,SE VC ACERTOU NENOS Q 30,32 TREINE SO PRA FICAR MALHADO MESMO PQ PRO TAF JA ERA ,EU ACERTEI 25 E JA TIREI O TAF DA MINHA CABEÇA,NAO É QUESTÃO DE SER FRACO ,MAIS É A REALIDADE.VÃO VER DIA 15 TREINO EM VÃO!!!!!

    ResponderExcluir
  110. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  111. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  112. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: