União da Guardas Municipais de Curitiba, Campo Largo, São José dos Pinhais, Araucária, Mandirituba, Fazenda Rio Grande, Colombo, Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Pinhais.

 Curitiba e RMC se unem para garantir uma unidade na atuação das corporações, para que as guardas se comuniquem, compartilhando estruturas e informações.

Curitiba conta com aproximadamente 1.350 guardas municipais, somando com o efetivo dos outros nove municípios, são cerca de 2 mil guardas.
As guardas com maiores potencialidades podem colaborar com as que têm uma estrutura menor.
A academia da Guarda Municipal de Curitiba poderá ser usada para treinar oficiais de corporações das guardas vizinhas.

Prefeito de Curitiba, Rafael Greca*
Eu já disse aqui que não fui eleito prefeito pra ficar reclamando que segurança é um problema do Governo do Estado.
 Eu fui eleito para lutar pelo melhor para a população da cidade. E segurança é um dos setores que a integração com a Região Metropolitana é fundamental.

A ideia é reduzir os índices de criminalidade na Região Metropolitana de Curitiba e integrar capital e municípios. “O consórcio reforça a ideia de uma grande Curitiba, com quase quatro milhões de habitantes, que terão as benesses de uma guarda integrada combatendo o crime e reforçando o sentimento de segurança”, disse Greca. “A integração de Curitiba e Região Metropolitana não será apenas no transporte coletivo e nas ligações viárias, mas também será estendida a outros setores, como a segurança.”

O secretário da Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Algacir Mikalovski, acredita que o consórcio é um divisor de águas na promoção da segurança municipal. “Agora poderemos treinar e capacitar de forma conjunta as guardas da RMC", afirmou Mikalovski.

Com o consórcio, será possível estabelecer programas integrados de segurança e de modernização administrativa, implementar melhorias em programas sociais de prevenção às violências, com o treinamento e aperfeiçoamento dos guardas municipais, e integrar ações operacionais e de inteligência dos municípios envolvidos.

O diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Odgar Nunes Cardoso, explicou que o consórcio também possibilitará “a entrada de novos recursos e equipamentos para as guardas, com melhores preços e condições”.

Participam da assinatura os prefeitos Marcelo Puppi (Campo Largo), Marli Fagundes (Pinhais), Angelo Andreatta (Quatro Barras), Toninho Fenelon (São José dos Pinhais), Luiz Antonio Biscaia (Mandirituba), Carlos Cesar Casa Grande (Campo Magro) e Bihl Zanetti (Campina Grande do Sul).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: